Ação Aventura Desenhos

Os Jovens Titãs (Teen Titans – 1967)

É um desenho animado produzido pela Filmation apresentando as aventuras de um grupo de heróis formado por quatro adolescentes: Aquamoço, Garota Maravilhosa, Jovem Relâmpago e o Veloz.

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TVS.
Transmissão Original: 1967.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 1 (3 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Associates.

episodioselenco

O Desenho.


A primeira adaptação para a televisão de um herói da DC Comics produzida pela Filmation foi lançada em 1966 para a rede americana CBS, com as Aventuras do Super Homem intercaladas com as do Superboy. A partir daí, com o sucesso alcançado pela animação, o estúdio resolveu trazer mais duas temporada, dessa vez incluindo outros heróis de sucesso da editora.

As duas temporadas seguintes contaram com 16 episódios cada. Na segunda o desenho foi renomeado para The Superman/Aquaman Hour of Adventure acrescentando, além das aventuras do herói dos mares, episódios do Gavião, Relâmpago, Atômico, Homem de Verde, Os Jovens Titãs e a Associação dos Justiceiros da América, cada um ganhando três episódios com cerca de 6 minutos.

Os desenhos tinham poucos recursos e um baixo orçamento, dessa forma era comum a repetição de cenários e uma animação com poucos quadros por segundo.

Apesar do desenho ter muitas coisas semelhantes aos quadrinhos, a grande diferença estava na ausência do personagem Robin, líder dos Titãs na mídia impressa.

 

A História.


Quando uma ameaça alienígena, robôs gigantes ou criaturas mutantes chegavam à Terra a base de comandos escondida na Montanha Secreta recebia um sinal de alerta e o grupo formado por adolescentes poderosos partia em socorro para defender nosso planeta.

Os Titãs era formado pelo arqueiro Veloz, conhecido pela sua habilidade com tiros de flecha; a Garota Maravilhosa que além da capacidade de voo podia manusear seu poderoso laço da verdade; o Jovem Relâmpago capaz de correr grandes distâncias em poucos segundos; e Aquamoço que contava sempre com a ajudinha das criaturas do mar.

As gírias adolescentes dos heróis eram estranhas até para a época, eles se valiam de expressões como “com mil perucas” ou “ventosas me suguem” para se comunicar. Além disso,  os titãs se tratavam por nomes como “Chapinha”, “Velhinho”, “Bonequinha”, entre outras expressões.

No Brasil.


No Brasil o desenho estreou na TVS em 1978 sendo apresentado dentro faixa intitulada Aquaman, apresentando apenas a segunda temporada do show, que incluía o herói marinho e os curtas dos demais personagens da DC Comics. A sessão era diária exibida às 13h30. O show foi cancelado na emissora já no ano seguinte.

A animação Os Jovens Titãs voltou apenas em 1984, ainda pelo SBT (TVS) permanecendo dentro dos infantis do canal até 1989. Chegou a ser apresentando pela Mara no Show Maravilha.

A dublagem da Herbert Richers mudou os nomes de muitos personagens traduzindo-os de forma literal e não como o público estava acostumado a ver nos quadrinhos. Naquele momento não existia uma interação entre os tradutores dos estúdios de dublagem e a editora DC Comics no Brasil. Dessa forma Kid Flash teve seu nome traduzido como Jovem Relâmpago, Moça Maravilha foi chamada de Garota Maravilhosa, Ricardito recebeu a tradução para Veloz e Aqualad teve o nome de Aquamoço.