É um desenho animado produzido pela Filmation que narra a história de Barry Allen, um cientista policial que friccionando seu anel mágico se transforma no herói velocista Relâmpago.
Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TVS.
Transmissão Original: 1967.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 1 (3 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Associates.
O Desenho.
A primeira adaptação para a televisão de um herói da DC Comics produzida pela Filmation foi lançada em 1966 para a rede americana CBS, com as Aventuras do Super Homem intercaladas com as do Superboy. A partir daí, com o sucesso alcançado pela animação, o estúdio resolveu trazer mais duas temporada, dessa vez incluindo outros heróis de sucesso da editora.
As duas temporadas seguintes contaram com 16 episódios cada. Na segunda o desenho foi renomeado para The Superman/Aquaman Hour of Adventure acrescentando, além das aventuras do herói dos mares, episódios do Gavião, Relâmpago, Atômico, Homem de Verde, Os Titãs e a Associação dos Justiceiros da América, cada um ganhando três episódios com cerca de 6 minutos.
Os desenhos tinham poucos recursos e um baixo orçamento, dessa forma era comum a repetição de cenários e uma animação com poucos quadros por segundo.
Algumas mudanças foram implantadas nos episódios do Relâmpago, ao começar pelo uniforme do herói que ao invés do cinto amarelo em zig-zag tinha apenas um reto com o sinal de um relâmpago. Luvas amarelas foram colocadas no lugar dos raios nos punhos e as asinhas das botas foram removidas. O garoto Wally também recebeu algumas modificações em relação aos quadrinhos como seu cabelo ser preto e as cores de seu uniforme serem invertidas.
O Relâmpago apareceu também em episódios da Associação dos Justiceiros da América e o Jovem Relâmpago fez parte do grupo Os Titãs, onde seu nome foi traduzido para Garoto Relâmpago.
A História.
No desenho Barry Allen era um cientista policial que quando escutava no rádio o anúncio de algum perigo friccionava uma parte secreta de seu anel se transformando no herói Relâmpago, o mortal mais rápido do mundo.
Através do seu rádio comunicador ele contactava o garoto Wally West que colocava seu uniforme para ajudar o herói como o Jovem Relâmpago, pelo menos em dois dos três episódios do herói, “O Gigante de Ferro” e “O Raio Azul”.
Mais do que correr em grandes velocidades o herói podia criar ciclones, lançar-se como um helicóptero, correr sobre a água, subir correndo as paredes dos edifícios e até mesmo controlar suas moléculas para atravessar objetos sólidos. A abertura dizia que ele podia “ultrapassar as barreiras do tempo e do espaço”, mas ele não usa essas habilidades em nenhum episódio.
No Brasil.
No Brasil o desenho estreou na TVS em 1978 sendo apresentado dentro faixa intitulada Aquaman, apresentando apenas a segunda temporada do show, que incluía o herói marinho e os curtas dos demais personagens da DC Comics. A sessão era diária exibida às 13h30. O show foi cancelado na emissora já no ano seguinte.
O Relâmpago voltou apenas em 1984, ainda pelo SBT (TVS) permanecendo dentro dos infantis do canal até 1989. Chegou a ser apresentando pela Mara no Show Maravilha.
A dublagem da Herbert Richers mudou os nomes de muitos personagens traduzindo-os de forma literal e não como o público estava acostumado a ver nos quadrinhos. Naquele momento não existia uma interação entre os tradutores dos estúdios de dublagem e a editora DC Comics no Brasil. Dessa forma o herói Flash passou a ser chamado de Relâmpago.