Comédia Séries

Punky – A Levada da Breca (Punky Brewster)

Emissora: NBC e Syndication.
Emissora no Brasil: SBT e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 18 de setembro de 1984 a 27 de maio de 1988.
Duração: 24-22 minutos.
Temporadas: 4 (88 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Lightkeeper Productions e NBC Productions.

textoepisodios videoelenco

A Série.


Série de grande sucesso em todo mundo, Punky, A Levada da Breca foi produzida pela Lightkeeper Productions e NBC Productions durante os anos de 1984 à 1988, totalizando 88 episódios. O programa estreou nos Estados Unidos na NBC no dia 16 de setembro de 1984 e ficou no ar até 7 de setembro de 1986, sendo reprisada por Syndication de 26 de setembro de 1987 até 27 de maio de 1988.

O sucesso da série era enorme. A personagem virou boneca e deu origem a diversas coleções de brinquedos, virou desenho animado. Lançou discos, biscoitos e outros produtos.

Depois de mudar de escola diversas vezes, a atriz Soleil Moon Frye teve que interromper os estudos, pois estava sendo difícil conviver com o assédio causado pela fama. Em 1985, caracterizada como o seu personagem, ela viveu um dos momentos marcantes de sua carreira: foi recebida pelo Presidente dos Estados Unidos, com todas as honras de estrela mirim, e claro, ficou ainda mais conhecida.

Com o fim da terceira temporada, em 1986, a gravação da série teve que ser interrompida por um ano (o verdadeiro motivo é desconhecido) e só voltou ao ar, em 1988. Neste intervalo, Soleil aproveitou para voltar aos estudos, em tempo integral, e assim recuperar os anos perdidos. No retorno às gravações, a atriz já estava vivendo a sua pré-adolescência (tinha 13 anos ). As histórias ganharam outro enfoque e perderam-se um pouco do roteiro original. Estava chegando o fim da trajetória de êxito do seriado.

Quando a série foi revivida para exibição pela primeira vez por syndication, a NBC não pode coproduzir os episódios, por leis da FCC existentes que regulavam a intervenção de emissoras regulares na programação de TVs ‘syndicated’. Então, eles fizeram um acordo com a Columbia Pictures – na época Coca-Cola Telecomunications – para co-produzir mais duas temporadas da série, mais os direitos do sistema syndicated que a NBC possuía antigamente. Atualmente, os direitos de exibição da série inteira pertencem a Sony Pictures Entertainment, enquanto a NBC Universal Television Distribution controla os direitos de exibição fora dos Estados Unidos.

As três primeiras temporadas estão atualmente disponíveis em DVD. Em 10 de julho de 2007, a primeira temporada foi novamente lançada em volumes separados para os pais e fãs que não desejam comprar a série inteira. De acordo com a Shout! Factory, a quarta e última temporada estava agendada para lançamento em 26 de fevereiro de 2008, o que acabou não ocorrendo.

 

A História.


Punky (que na verdade chama-se Penélope Brewster, mas ela preferiu ser chamada de  “Punky”) era uma garotinha feliz até o dia em que foi abandonada pelo seu pai.  Mesmo triste, Punky continuou sua vida ao lado da mãe (Susan Brewster). Um dia, quando Punky tinha apenas 7 anos de idade, ela e Susan estavam em um supermercado,  sua mãe foi dar uma volta e nunca mais voltou. Punky encontrou uma companhia para viver na rua, o cachorrinho Pink, eles vagaram sozinhos na cidade de  Chicago até que a menina encontrou um apartamento vazio que ficava em um prédio, cujo zelador era um velhinho chamado Arthur Bicudo (George Gaynes).

Arthur era um velho fotógrafo aposentado, ranzinza que não pensou duas vezes antes de decidir mandar a menina para o juizado de menores, e depois de ouvir a triste história de Punky, Arthur foi amolecendo o coração com a meiguice que a menina expressava no olhar, assim, acabou entrando com o pedido de adoção.

Punky foi morar com Arthur, à partir de então a vida do velho mudou completamente, pois a menina trouxe alegria para o seu coração, mas também trouxe muita confusão, que Arthur com um jeitinho especial tentava sempre resolver.

Punky dormia numa cama em forma de carroça toda estilizada, seu quarto era bem colorido e alegre, o sonho das meninas que assistiam a série. Cátia Johnson, que morava com sua avó Dona Luiza no mesmo prédio que Arthur, Margot e Júnior Anderson tornaram-se os melhores amigos de Punky e estudavam na mesma classe que a protagonista. Cátia era ingênua e sonhadora; Margot era rica e esnobe e Junior, muito esperto e danado. O professor Mike e o servente da escola Eddie eram outras pessoas bastante presentes na vida de Punky.

 

No Brasil.


No Brasil, o seriado  Punky, A Levada da Breca foi transmitido pelo SBT e teve a mesma boa repercussão que em outros países do mundo. Na época de seu lançamento, no final da década de 1980, a série era usada como trunfo para aumentar a audiência em algum faixa de programação da emissora, por isso teve tantas mudanças de horário.

Sua dublagem original realizada pelo estúdio MAGA (do Marcelo Gastaldi, dublador do Chaves) também ficou gravada na memória afetiva de quem assistiu ao seriado. A voz da dubladora Denise Simonetto, que precisou habilmente infantilizar seu timbre para interpretar Punky casou perfeitamente com a meiguice da personagem.  O estúdio também gravou uma versão do tema original de abertura, composto por Mário Lúcio de Freitas e Marcelo Gastaldi, que logo tornou-se um sucesso entre a criançada e é uma das trilhas mais procuradas pelos fãs brasileiros. Você pode ouvi-la aqui clicando no ícone do tema acima.

Em 2008 a série voltou a televisão brasileira pela TV Bandeirantes, com um novo tema de abertura e nova dublagem. As mudanças não agradaram os fãs e a emissora, já em fevereiro de 2009, retirou do ar a série, que apresentava baixos índices de audiência.

Durante o mês de agosto de 2015 foi exibida novamente pelo SBT.