Aventura Séries Tokusatsu

Sharivan, o Guardião do Espaço (Uchuu Keiji Shariban- 1983)

Emissora:TV Asahi.
Emissora no Brasil: TV Bandeirantes, Tv Record e TV Guaíba.
Transmissão Original: de 4 de março de 1983 e 24 de fevereiro de 1984 .
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (51 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Toei Company e TV Asahi.

textoepisodiosvideo elencotrilha

A Série.


Segunda série da trilogia dos Policiais do Espaço, Sharivan trouxe o astro Hiroshi Watari, um ator que dispensa dublês nas cenas de ação, pois ele era membro do grupo Japan Action Club, e participou também de Spielvan (também como principal) e Jaspion (no papel de Boomerman).

Na época, Hiroshi era um dos mais novos membros do JAC – Japan Action Club (atualmente JAE – Japan Action Enterprises), seu carisma e sua competência fizeram com que ele ganhasse logo de cara o papel principal.

Produzida pela Toei Company, a série Sharivan foi exibida originalmente entre 4 de março de 1983 e 24 de fevereiro de 1984 pela TV Asahi, totalizando 51 episódios.

Esta produção da Toei Company com TV Asahi, sua habitual parceira, alcançou sucesso razoável no início dos anos 90 quando foi exibida pela TV Bandeirantes, no auge da popularidade dos seriados live-action japoneses. Somente depois de Sharivan é que seus antecessores diretos (Space Cop e Sheider) foram exibidos no Brasil – na TV Record. Assim como Gavan, Sharivan também se tornou febre no Japão, chegando a influenciar várias outras produções do gênero.

 

A História.


Den Iga (Hiroshi Watari) é o herói da série, membro da “Polícia do Espaço” e tem como principal tarefa defender a Terra de grupos criminosos. Inicialmente ele era membro da patrulha florestal Shin Ling e defendia o meio ambiente de nosso planeta, mas tudo muda na sua vida a partir do dia em que conhece o Policial Espacial Gyaban,  um estranho que investigava em uma área que estava sob seus cuidados.

Confundindo Gyaban com um vândalo que andava destruindo a floresta, a primeira atitude de Iga foi tentar prendê-lo, felizmente logo descobre que Gyaban era inocente e que o vândalo era na verdade o monstro Buffalo Doubler de uma organização criminosa que o Policial Espacial combatia chamada Maku. Iga imediatamente ajuda Gyaban e enfrenta o monstro junto com o herói, porém acaba sendo ferido mortalmente e é enviado ao Planeta Bird, lar dos policiais do espaço, para que seja salvo, e, graças a moderna tecnologia daquele planeta Den Iga se reergue.

Após ter ajudado Gyaban contra a ameaça de Maku, o jovem Den Iga,  se junta à polícia intergaláctica como o Detetive Espacial Sharivan. Enviado à Terra junto com a oficial Lili (Yumiko Furaya), Sharivan arranja emprego em uma oficina de motos e age secretamente combatendo a sinistra organização inter dimensional Madd.

Equipado com a armadura gerada pelo Raio Solar de sua nave Grand Bus, que se materializa no herói toda vez em que grita “Raio Solar!”, Sharivan utiliza uma espada laser com o Choque Fatal Sharivan e a pistola Tiro Relâmpago. A bordo do Grand Bus, seguem os veículos Moto Sharian e Tanque Sharinguer.

O personagem Den Iga foi apresentado no episódio 42 de Space Cop e retornou transformado em Sharivan pela primeira vez no último capítulo. Só depois ele ganhou série própria, com um bom sucesso de público.

 

No Brasil.


No Brasil, foi transmitida nas tardes da Rede Bandeirantes de 8 de outubro de 1990 a 21 de dezembro do mesmo ano, sendo parte integrante do programa TV Criança.

Posteriormente foi exibida na Rede Record em 1993 (a partir de 13 de maio, pelas manhãs) e na TV Guaíba, de 13 de setembro de 1993 a 15 de janeiro de 1994, na Sessão Série, às 11h e 14h. Voltou a ser exibido em 1996 pela Rede Record no programa Tarde Criança junto com os outros heróis japoneses. Em 1998, teve uma exibição regional para o RJ durante o meio-dia, também na Rede Record.

A Apolo Brinquedos lançou no mercado brasileiro uma linha de bonecos articulados da series ” Sharivan” e do ” Comando Estelar Flashman “, hoje são itens difíceis de serem encontrados para colecionadores pois foram lançados no começo da década de 90.