Ação Aventura Séries Tokusatsu

O Fantástico Jaspion (Kyojū Tokusō Jasupion – 1985)

Emissora: TV Asahi.
Emissora no Brasil: Rede Manchete, TV Record e CNT/Gazeta.
Transmissão Original: de 15 de março de 1985 a 24 de março de 1986.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (46 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Toei Company.

textoepisodios video elencotrilha

A Série.


O Fantástico Jaspion foi uma série de TV japonesa, conhecida como gênero tokusatsu do tipo Metal Heroes, produzido pela Toei Company e exibido originalmente pela TV Asahi, no Japão, de 15 de março de 1985 até 24 de março de 1986, num total de 46 episódios. O nome da série original era “Kyojuu Tokusou Juspion”: Kyojuu significa monstro gigante, Tokusou é uma abreviação de “tokubetsu sousa” (investigação especial) e Juspion (Jaspion no Brasil) foi tirado das palavras “Justice” (Justiça) e “Champion” (Campeão).

Com uma boa qualidade de produção, Jaspion é a mais original de todas as cinco séries dos Policiais do Espaço, pois ela não possui a repetição de situações das séries anteriores. Os roteiros são geniais principalmente quando é iniciada a saga do pássaro dourado, onde as histórias escritas por Shozo Uehara desenvolvem uma trama sensacional.

No elenco, Hikaru Kurosaki (nome artístico de Seiki Kurosaki) interpretava o herói carismático Jaspion e Kiyomi Tsukada era sua parceira, a bela andróide Anri. O temível vilão MacGaren (Mad Galant no original) era interpretado pelo conhecido ator de ação Junichi Haruta que dispensava dublês nas cenas arriscadas de seu personagem. Outro ator famoso na série foi Hiroshi Watari, no papel de Boomerman (Boomerang no original).

As cenas que exigiam ação e perigo ficavam por conta da equipe de dublês da Japan Action Club (JAC), que foi contratada especialmente para as várias séries da Toei. Os créditos de criação era dirigida a Saburo Yatsude, mas na realidade esse nome era apenas um pseudônimo que a Toei Company utilizava de equipes de criação rotativas e que não detêm direitos sobre os heróis. Essa prática iniciou-se na década de 70 e permanece até os dias atuais. Um dos roteiristas principais da série foi Shozo Uehara, que também escreveu O Regresso de Ultraman e é um dos autores de Metalder, duas séries que tornaram muitos famosas e cultuadas exatamente pelo seu roteiro.

A trilha sonora instrumental ficou ao cargo do compositor Michiaki Watanabe (também conhecido como “Chumei” Watanabe) inspirada em seus seus trabalhos anteriores de outras séries como em Uchuu Keiji Gyaban, Sharivan e Shaider. Contou também com a participação de cantores Ai Takano e Akira Kushida, famosos por este gênero de música de seriados.

Em seu país de origem, Jaspion obteve índices de audiência que quase atingiram a marca de 12%. Dentro do seu gênero, Jaspion só ficou atrás da famosa trilogia pioneira dos Policiais do Espaço (Gyaban, Sharivan e Shaider) na década de 1980, obtendo índices superiores aos das demais séries que lhe sucederam, como Spielvan, Metalder, Jiraiya e Jiban.

A História.


Viajando pelo universo numa nave, o casal de pesquisadores espaciais Kéli e Ana, traziam consigo seu filho recém-nascido de nome Jaspion. Devido a um terrível acidente, a espaçonave caiu num planeta, matando o casal e deixando seu pequeno filho sozinho. Felizmente o planeta era a morada de um velho e poderoso sábio chamado Edin, que recolheu o pequeno sobrevivente e o adotou. Edin era remanescente de uma raça de sábios que havia sido dizimada, pois seu planeta natal havia se chocado com um cometa.

Alguns anos mais tarde, Edin tomou conhecimento que vários planetas da Via-Láctea estavam sendo devastados e que suas civilizações eram destruídas impiedosamente. O responsável por isto era o lendário demônio Satan Gos, um ser gigante vestindo uma armadura negra. Na verdade, Satan Gos além de ser o resultado da união das energias negativas do universo, estava também num processo de mutação que o transformaria num terrível monstro de poderes assustadores. Além de ser profeta, Edin possuía conhecimentos elevados em ciências e tecnologia, o que possibilitou o desenvolvimento de um projeto para deter a ameaça de Satan Gos na Via-Láctea. Baseando-se em trechos da bíblia galáctica, um livro de profecias do universo que já previa o surgimento do demônio, Edin treinou seu valente aprendiz Jaspion que recebeu todos os conhecimentos necessários para defender a paz em todos os planetas da Via-Láctea.

Edin também construiu a nave transformer capaz de se converter no gigante guerreiro Daileon, um robô gigante que além de ser controlado por Jaspion, abrigava também os super veículos Gaibin Tanque e Jet, e a moto Alan Space. Edin construiu uma andróide de nome Anri para auxiliar Jaspion em suas missões. Porém a mais importante arma dada ao jovem guerreiro, foi a poderosa armadura Metaltex, que portava a pistola de raio Turbo Magnus, e a fantástica Espada Laser. Com todos estes equipamentos Jaspion deixou o planeta de Edin para deter o Satan Gos.

Durante suas missões para combater o vilão, Jaspion conheceu o valente guerreiro Boomerman, que lutava contra as forças de Satan Gos para vingar-se da morte de seu irmão mais velho. Com o tempo Boomerman passou a fazer parte da Interpol, e tornou-se um aliado muito importante de Jaspion.

Na Terra, Jaspion enfrentou um grupo de soldados espaciais liderados por Mac Garen o filho de Satan Gos, cujo objetivo era exterminar a civilização humana para poder construir na terra o império dos monstros. Jaspion enfrentou ainda os assassinos espaciais como os irmãos Gassãmi, os Quadrdemos, Guilar o mercenário e as irmãs bruxas Kilza e Kilmara com seu fantástico exercito de Ninjas Espaciais.

Edin descobriu que Satan Gos temia o Pássaro Dourado que só poderia surgir com a união das cinco crianças e do bebê, irradiados pela luz universal. Estas crianças deveriam ser encontradas por um guerreiro, Jaspion, também banhado pela luz, para poder libertar o pássaro dourado e desta forma destruir Satan Gos.

No Brasil.


Em meados de 1985, o empresário Toshihiro Egashira, dono de uma locadora de vídeo, notou que os tokusatsus, apesar de em japonês e de inicialmente serem fitas destinadas apenas a locação aos descendentes nipônicos, eram os programas mais alugados em sua locadora e foi ao Japão decidido a adquirir os direitos desses programas para comercializá-los amplamente no Brasil. Trouxe de lá Jaspion e Changeman e fundou a Everest Vídeo. Para ampliar os negócios ele licenciou os títulos para exibição na tevê e com a ajuda de Beto Carrero, a Everest fechou um acordo para exibir ambas as séries na TV Manchete.

Em menos de 1 mês de exibição dentro do Clube da Criança, as aventuras de Jaspion e Changeman alcançaram o segundo lugar na audiência, tornando-se os programas mais vistos da emissora.

O sucesso foi tão gigantesco que a distribuidora Everest montou um Circo Show, que viajava por vários estados. Neste enorme circo eram apresentados Shows com atores brasileiros interpretando os heróis das séries Jaspion e Changeman. Com roteiros escritos por Mauro Eduardo e contando com o dublê Adriel de Almeida com o principal da equipe, o Circo-Show de Jaspion & Changeman rodou todo o país. Jaspion virou um fenômeno, ganhando quadrinhos (via Bloch, EBAL e Abril), chicletes, discos, camisetas.

Mais tarde, em 1995 Jaspion foi exibido nas tardes da Record junto a Changeman, Flashman, Machine Man, Sharivan e Goggle 5. Foi exibido pela última vez no Brasil em 1997 nas manhãs da CNT/Gazeta.

Em 1991, a Editora Abril lançou a revista O Fantástico Jaspion (novamente produzida pelo Studio Velpa), com histórias que davam sequencia ao final da série, além de Jaspion eram publicadas histórias com outros personagens da Toei Company como o Comando Estelar Flashman, no seguinte, a revista do Jaspion foi cancelado, Jaspion passou a ser publicado na revista Heróis da TV.

Diversos itens da linha infantil foram lançados, como bonecos, máscaras, roupas, espadas, artigos para festas, albuns, revistas, chicletes, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *