Aventura Comédia Séries

Saturnino (Les Aventures de Saturnin – 1965)

Emissora: l’ORTF.
Emissora no Brasil: TV Tupi e Rede Globo.
Transmissão Original: de 1965 a 1970.
Duração: 14 minutos.
Temporadas: 1 (78 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: l’ORTF.

textovideo elenco

A Série.


Em 1965 a emissora francesa l’ORTF lançou um seriado diferente, onde o herói das histórias era um patinho. Mas espere o que um seriado onde um pato é o protagonista tem de diferente? É que aqui não há animações nem bonecos, a série Saturnino (Saturnin) foi realizada com bichos de verdade, que demonstravam sentimentos, viviam situações comuns aos humanos,  e até se comportavam e se vestiam como pessoas. Foi um dos primeiros programas rodados inteiramente só com animais.

A série que estreou no dia 18 de novembro de 1965, durou 78 episódios de 14 minutos, que foram divertidos o suficiente para que o sucesso do pato saísse da França e invadisse outros países. Saturnino chegou ao Brasil no início dos anos 70, quando foi apresentada pela TV Globo no horário matutino entre 11h30 e 12h00.

A produção da série era extremamente trabalhosa, pois por mais adestrados que fossem os bichinhos estrelas do programa, o jogo de paciência, na base do erro e do acerto, era um problema para a produção dos episódios. Os animais ficavam muito desconfortáveis não só por estarem sob luzes, mas por causa da variedade de acessórios que eles tinham que usar para vivenciar situações próximas ao mundo dos humanos. A equipe de produção de Saturnino tinha que driblar esses problemas com muita imaginação, não só para economizar tempo, mas também para conseguir o resultado alcançado sem maltratar os animais.

Um dos pontos altos da série e que ajudou bastante na sua boa repercussão, foi a dublagem, afinal os bichinhos precisavam conversar em cena, mas também era de fundamental importância que eles transmitissem simpatia. Cada um dos animais em cena precisava ter uma personalidade que só poderia ser dada, ou aperfeiçoada pelos seus dubladores. Na versão original o patinho Saturnino recebeu a voz do ator Ricet Barrier, que além de interpretar o patinho na tevê, gravou uma infinidade de Lp’s com as aventuras do personagem.  Ricet Barrier foi também responsável pelos roteiros do programa.

 

A História.


Saturnino era um patinho amarelo que vivia aventuras super perigosas, a maioria relacionada a contos de fadas, ao lado dos seus amigos que eram os animais da granja: um cachorro policial, raposas, marmotas, a gata, a cabra, o professor Popof e o coelho Jeannot, sem esquecer da malvada Doninha que era inimiga número 1 de Saturnino e vivia tentando comê-lo.

 

No Brasil.


O patinho Saturnino estreou no Brasil sendo exibido pela TV Tupi em 1972, levado ao ar diariamente às 15h05 dentro do programa Clube do Capitão Aza. Ainda na década de 1970 chegou a ser exibido na faixa de programação Super Tarde Tupi.

No final dos anos 80 começou a ser apresentado pela Rede Globo, que colocava o seriado no ar diariamente às 11h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *