Ação Comédia Séries

Os Vingadores (The Avengers – 1961)

Emissora: ITV.
Emissora no Brasil: TV Record, Multishow e Retro Channel.
Transmissão Original: de 7 de janeiro de 1961 a 21 de maio de 1969.
Duração: 50 minutos.
Temporadas: 6 (161 episódios).
Preto e branco e cores.
Companhias Produtoras: Associated British Corporation.

episodios videoelencotrilha

A Série.


No dia 7 de janeiro de 1961 estreou na emissora inglesa ITV a série Os Vingadores. Criada pelo escritor canadense  Sydney Newman, a série aproveitava que as histórias de espionagem estavam em alta naquele momento, principalmente na Inglaterra, com o sucesso do Agente James Bond, para atrair o grande público. A produção foi da  Associated British Corporation e se tornou um dos primeiros exemplos da mistura de espionagem com elementos de ficção científica.

Os Vingadores surgiu com a ideia de abordar as aventuras do Dr. David Keel, que resolve entrar no mundo da espionagem por vingança, daí o nome da série. O ator Ian Hendry, vindo da série Police Surgeon, foi o escolhido para estrelar o programa. Quando a primeira temporada teve uma interrupção por greve, Ian Hendry resolveu sair da produção, deixando para Patrick Macnee (John Steed) o papel principal. A partir de então Steed, sempre acompanhado de uma figura feminina investigava crimes e intrigas.

A série permaneceu no ar por seis anos, totalizando 161 episódios.  Na quarta temporada e com a entrada de Diana Rigg, Os Vingadores teve algumas mudanças no formato e no enredo. Além de ganhar uma nova vinheta e um novo tema musical (composição de Laurie Johnson), as histórias também passaram a abordar enredos mais próximos dos seriados de espiões da época. O sucesso foi estrondoso e Os Vingadores  chegou à rede americana ABC. Mas para alcançar o mercado americano, os produtores da série precisariam produzir a quinta temporada em cores.

Em 1969, Os Vingadores foi distribuído para mais de 90 países. Como uma série filmada, a música foi composta especialmente para cada episódio por Laurie Johnson, sendo substituído na última temporada por Howard Blake.

 

O Elenco.


O ator Ian Hendry que havia conquistado parte do público inglês ao interpretar o médico da policia Dr. David Keel na série Police Surgeon, foi a primeira escolha de elenco da série. Sydney Newman, havia gostado do trabalho de Hendry e acreditava que ele se enquadrava no perfil que procurava de “médico investigador”.

Para o papel do coprotagonista John Steed, os produtores queriam o ator Patrick Macnee, que na ocasião trabalhava como produtor no Canadá e não queria voltar a atuar, ainda mais como coadjuvante de um ator iniciante. Após os produtores lhe oferecerem o salário cinco vezes maior do que o combinado inicialmente, McNee acabou fechando o contrato e no ano anterior assumindo o papel principal da série.

Com a saída de Ian Hendry, na segunda temporada, os produtores tiveram que escolher um novo parceiro para John Steed, e querendo dar um toque de sensualidade ao programa resolveram que seria uma mulher. Inicialmente houve um revezamento entre três nomes: Honor Blackman (como Catherine Gale), Julie Stevens (como Venus Smith) e Jon Rollason (como Dr. Martin King), mas Julie Stevens ficou grávida após gravar seis episódios e Jon Rollason não caiu no agrado do público, assim, Honor Blackman acabou se sobressaindo e tendo uma presença mais constante na série.

Em 1964, Honor Blackman foi convidada para estrelar o filme  007 Contra Goldfinger, como a bondgirl Pussy Galore e acabou saindo da série. Logo os produtores iniciaram os testes para a nova parceira de Steed. Inicialmente escolheram a atriz Elizabeth Shepherd, que ainda gravou algumas cenas do episódio “The Town of No Return”. Mas após observarem que os dois protagonistas não tinham a “química” para atuarem juntos, acabaram encontrando no teatro a atriz Diana Rigg, que foi contratada logo após fazer um teste.

Em 1967, Diana Rigg já era considerada um símbolo sexual em todo o mundo e decidiu deixar a série por acreditar ganhar pouco para a popularidade que tinha. Mesmo com um aumento dado a atriz, ela permaneceu no programa só até o final da quinta temporada.

A atriz novata Linda Thorson, passou a interpretar a nova parceira de Steed, Tara King, a partir da sexta temporada,

A História.


Uma carga de drogas cai por engano nas mãos de Peggy, secretária e noiva do Dr. Keel,  que passa a ser caçada por uma organização criminosa. As coisas pioram quando ela é assassinada, forçando seu noivo a investigar o caso por conta própria. A investigação o faz conhecer o agente especial John Steed, que seguia a mesma quadrilha. Ambos resolvem o caso juntos e acabam se tornando parceiros em diversas aventuras pelo mundo da espionagem.

John Wickham Gascone Berresford Steed, era um inglês típico. Chapéu coco, fraque, fleugma britânica e um inseparável guarda-chuva. Ele pertencia a uma Agência que fazia analogia a MI6. Estava a seu cargo as pesquisas, as investigações e as deduções.

Logo o Dr. David Keel resolve deixar o mundo das investigações e o agente especial Steed precisa encontrar novos parceiros, entre eles: a viúva Catherine Gale, ex-guerrilheira do exército de Fidel Castro e excelente lutadora de artes-marciais; a cantora de boate Venus Smith, que trabalhava como informante para Steed; e o Dr. Martin King. Eles passam a receber missões secretas sem saber de quem vêm as ordens. Tempos depois, descobre que trabalham para “Mãe”, um velho que vivia numa cadeira de rodas.

Com a saída de Catherine Gale, John Steed então começou a trabalhar com a sua mais conhecida parceira, Emma Peel, também viúva e usando macacões de couro. Peel era uma jovem futurista, excelente lutadora de judô, além de ser extremamente bonita e sensual. O trabalho pesado, como sair distribuindo socos e tiros, ficava por conta da “mocinha”. Quando Peel descobriu que o marido dado como morto, teria sido encontrado vivo na floresta amazônica, desiste do serviço secreto para voltar aos braços de Peter Peel. em seu lugar entrou a parceira Tara King, que tinha um estilo mais  juvenil.

No Brasil.


A série Os Vingadores foi exibida no Brasil em 1968, às segundas-feiras, 21h, pela TV Bandeirantes.  Na ocasião a emissora não exibiu a quinta temporada.

Na década de 90 o canal Multishow trouxe o programa de volta, com som original e legendas. exibindo apenas os episódios da quinta temporada produzida em cores.

Em setembro de 2003 o Retro Channel mostrou a série, incluindo os episódios da quarta e quinta temporadas, além dos inéditos da sexta temporada, estrelados por Linda Thorson. A série foi mostrada com som original e legendas.

O Retorno.


Após o cancelamento do seriado, Os Vingadores ganharam adaptações para o rádio e teatro, mas não alcançaram êxito. Em 1975, Patrick McNee e Linda Thorson estrelaram um comercial de champanhe satirizando a série e a produtora do comercial procurou o produtor Brian Clemens decidindo investir no retorno do projeto.

Na série, John Steed além da parceira Purdey (Joanna Lumley), também tinha o parceiro Gareth Hunt (Mike Gambit), que encarava as situações mais perigosas e desgastantes no lugar de Steed, já que Patrick McNee estava um pouco velho para o papel.

O seriado durou 26 episódios exibidos entre 1976 e 1977.

 

O Filme.


Em 1998, o diretor Jeremiah S. Chechik trouxe para o cinema a dupla de investigadores ingleses. Produzido pela Warner Bros. Pictures e Jerry Weintraub Productions, o filme traz todos os elementos que tornaram os personagens de Sydney Newman conhecidos, desde as histórias de investigação até os figurinos.

No filme, o espião John Steed (Ralph Fiennes) é chamado pelo Ministério, uma agência britânica ultra-secreta, para investigar alguns estranhos acontecimentos. O clima aparenta estar fora de controle, com a ocorrência de fortes tempestades de neve, chuvas de granizo e mudanças drásticas de temperatura. O maior suspeito de ser o autor destes eventos é Sir August de Wynter (Sean Connery), um ex-membro do Ministério que é muito rico e também bizarro. Juntamente com Emma Peel (Uma Thurman), uma expert em jiu-jitsu e em metereologia, Steed precisa eliminar a ameaça. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *