Aventura Ficção Científica Séries

Operação Resgate (Salvage 1)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo e TV Gazeta.
Transmissão Original: de 20 de janeiro de 1979 a 11 de novembro de 1979.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 2 (20 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Bennette/ Katleman Productions.

textoepisodios videoelenco

A Série.


Em 1970 a terceira missão tripulada da NASA com destino à Lua, chamada “Apollo 13”, não foi cumprida devido a um acidente durante a viagem de ida, causado por uma explosão no módulo de serviço, que impediu a descida no satélite. A nave e seus tripulantes, entretanto, conseguiram retornar à Terra, após seis dias no espaço, mas deixou muito lixo na lua. O fato repercutiu em todo o mundo e inspirou o roteirista e engenheiro eletrônico Mike Lloyd Ross, que após ler uma notícia de jornal falando sobre o lixo deixado pela Apollo 13, decidiu criar um enredo para um longa metragem realizado para televisão. Ross conseguiu vender a ideia para a emissora americana ABC e logo empenhou-se também na produção do seriado.

O longa Operação Resgate foi ao ar na ABC no dia 20 de janeiro de 1979 e a audiência alcançada foi boa o bastante para que Harve Bennett, de Jornada nas Estrelas, sugerisse que a história se tornasse uma série de TV. Logo a Bennett/Katleman Productions e a Columbia Pictures Television começaram a produzir um seriado baseada no longa, surgia Operação Resgate, a série, que ficou no ar apenas 20 episódios, o suficiente para conquistar um público fiel até hoje.

Apesar da excelente produção e de enredos escritos especialmente para os fãs de ficção – cientifica, a série que misturava ação e aventura, exagerou nos absurdos e perdeu um pouco o fôlego ao longo das suas histórias, sendo cancelada antes da exibição dos últimos quatro episódios.

 

A História.


A história começa quando Harry Broderick, o proprietário do ferro-velho Scrap and Salvage Company, tem a ideia de buscar lixo espacial na Lua para vendê-lo em nosso planeta por preços elevados. O pensamento de Harry podia parecer absurdo, mas ele confia no seu desejo e para levá-lo adiante aproveita sua própria lataria para construir um foguete caseiro que possa levá-lo ao Espaço. Para ajudá-lo na tarefa, Broderick contrata Skip, um ex-astronauta e Melanie uma ex-cientista da NASA.

Uma vez que os veículos espaciais da NASA usavam sempre o mesmo método de construção e navegação, o grupo montado por Harry empenha-se em projetar um equipamento que proporcione segurança de 85% à 90% e que seja rápido e barato.

O projeto ultra secreto de Broderick, foi realizado sem muitos recursos e sem apoio de mais ninguém. Tudo realizado sem nenhuma autorização do governo americano. Apesar das dificuldades o trio consegue realizar com êxito a missão do “Resgate 1” à lua, por dois motivos principais: o plano de voo e o combustível.

Logo a equipe resolve assumir outras jornadas, como transportar um imenso bloco de gelo para servir como fonte de água potável. Além disso, outros episódios mostravam a busca de Harry Broderick por antiguidades para manter seu ferro-velho, o que sempre o levava a uma enrascada forçando o grupo a utilizar a nave espacial novamente.

 

No Brasil.


A série chegou ao Brasil em 1981, sendo exibida pela Rede Globo nos domingos à tarde. Em 1983 começou a ser apresentada pela TV Record, indo ao ar nas noites de segunda-feira até o final do ano seguinte

Em 1990, a TV Gazeta comprou os direitos de transmissão da série colocando-a dentro de um horário intitulado TV Aventura, onde era mostrada às segundas-feiras às 17h .