Ação Aventura Desenhos

Poderoso Mightor (Mighty Mightor – 1966)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Tupi e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 9 de setembro de 1967 a 6 de setembro de  1969.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 1 (18 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

 textoepisodiosvideo elenco

O Desenho.


O Poderoso Mightor era série animado de TV do gênero ficção científica criado por Alex Toth e produzida pela Hanna-Barbera Productions para ser originalmente apresentada nos Estados Unidos, pela rede CBS. O programa com episódios de 6 minutos de duração, foi inicialmente apresentado junto outra produção do estúdio, As Aventuras de Moby Dick.

A animação estreou no dia 6 de setembro de 1967, sendo um dos grandes destaques da época de ouro do estúdio, pois continha bons roteiros e uma animação muito bem realizada.

Ao criar O Poderoso Mightor, Alex Toth concebeu um mundo onde humanos conviviam com criaturas de várias espécies, mistura de dinossauros com monstros, gigantes, pássaros ferozes, entre outros. A fórmula deu certo e Mightor acabou fazendo um grande sucesso não só em seu país de origem, como para os países onde foi exportado.

A História.


A história do herói começa depois que o jovem neandertal Tor, durante uma caçada, salva a vida de um velho eremita das terríveis mandíbulas de um dinossauro enfurecido. Como gratidão o velho presenteia Tor com uma clava mágica. Ao levantá-la – pronunciando o nome Mightor -, ele recebe superpoderes e se transforma no herói que dá nome ao programa. Determinado e corajoso, Mightor recebeu a capacidade de voar ao erguer sua clava,  ganhou superforça e pode atirar raios para combater os vilões de seu mundo.

Tor tem um fiel companheiro chamado Tog, um tipo de brontossauro alado. Quando Mightor aparece, Tog também recebe seus poderes, transformando-se em um dragão voador capaz de soltar fogo.

Só Tog conhece a identidade de Mightor, que ele faz um tremendo esforço para esconder até mesmo da bela companheira Sheera e do garoto Li’l Rok (o irmão caçula de Sheera). Ambos são os maiores alvos dos vilões e quase sempre estão metidos em encrencas forçando Mightor partir pra luta para ajudar seus companheiros.

O garoto Li’l Rok tem uma fixação pelo Mightor e costumeiramente veste-se como o herói, usando um pequeno tacape para brincar. Rok também tem o seu bichinho de estimação o pterodátilo Ork, uma estranhíssima ave vermelha. Ainda na tribo há o Rollo um animal azul que é uma mistura de elefante e tartaruga e o Chefe da tribo Pondo.

No Brasil.


O desenho fez bastante sucesso aqui no Brasil, quando estreou ao lado do Moby Dick  em 1969 na TV Tupi. Chegou integrar a programação do infantil Capitão Aza. Também foi exibido na TV Bandeirantes no final dos anos 70 e início dos anos 80, dentro de programas como A Turma do Lambe-Lambe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *