Comédia Desenhos

Rua dos Pombos (Pigeon Street – 1981)

Emissora: BBC.
Emissora no Brasil: TV Cultura.
Transmissão Original: de 10 fevereiro de 1981 a 17 dezembro de 1981.
Duração: 15 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: British Broadcasting Corporation.

textovideo

O Desenho.


Rua dos Pombos é uma animação escrita por Michael Cole e originalmente exibida na BBC em 1981 como parte da sua programação para crianças em idade pré-escolar. Havia duas séries, uma com oito e outra com cinco episódios respectivamente. Cada programa com uma duração de quinze minutos. A série foi repetida inúmeras vezes na emissora.

A animação foi criada por Alan Rogers e Peter Lang e a dublagem original foi realizada por George Layton, com vozes adicionais por John Telfer.

Um dos destaques do desenho eram as canções das personagens, cada um tinha a sua, que ajudava a contar a história e falar um pouco mais sobre as simpáticas figuras da Rua dos Pombos.  As letras foram compostas por Benni Lees e interpretadas por Soulyard.

A História.


Rua dos Pombos apresentava o cotidiano de uma comunidade residente na rua que dá nome ao programa. O local tinha esse nome por estar infestado de pombos e foi baseado em ruas realmente existentes em Manchester e Wisbech.

Os desenhos tinham suas histórias contadas por um narrador e o seu principal destaque eram as canções, uma para cada personagem, que ficaram imortalizadas na mente daqueles que passaram sua infância assistindo Rua dos Pombos.

As histórias estavam recheadas de personagens bem carismáticos, cada um com características bem distintas, mas que o programa se encarregava de enfatizar o convívio entre eles e o respeito uns com os outros.

De cara tinha um casal que mostrava que profissão não escolhe sexo, Hugo era um cozinheiro casado com Clara, uma simpática caminhoneira que andava sempre com um bonezinho azul com um coração dourado; Já o Sr. Macadoo era um perito em animais que tinha sua própria loja de bichos e vivia com um lápis atrás da orelha; Bob tinha uma loja de bicicletas e também criava alguns pombos e os preparava para competições. Bob vivia com seu irmão Reg, um assistente do Parque que era casado com a dançarina Doreen.

O desenho mostrava ainda o personagem Dr. Glossop, que era casado e tinha três filhos, o garoto de óculos que tocava Saxofone, Gerald e as gêmeas Polly e Molly; William trabalhava com limpeza de janelas, e foi ele que encontrou a serpente do Sr. Macadoo depois que ela escapou. William era casado com Betty e tinham um filho, o menino Jim; Sra. Rosa, era uma senhora já idosa que usava sempre uma toquinha vermelha e gostava de alimentar os pombos no peitoral da janela, enquanto sua vizinha a também idosa Sra. Daisy, queria os pombos afastados de sua janela.

Entre os personagens mais curiosos estavam o Sr. Jupiter, aparentemente um astrônomo amador, já que raramente o víamos sem um telescópio, ele possuía um cachorro chamado Flash; e o Sr. Baskerville, um sujeito metido a detetive que andava com uma lupa e que se inspirava no Sherlock Holmes, tanto que batizou seu cachorro com o nome do assistente do detetive inglês, Watson.

No Brasil.


Exibido no Brasil pelo programa Glub Glub,  Rua dos Pombos foi mais um desenho educativo que a TV Cultura trouxe de fora para a sua programação e deu certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *