Aventura Desenhos

Ursinhos Carinhosos (The Care Bears Family – 1985)

Emissora: Syndication.
Emissora no Brasil: SBT, Boomerang e TV Singular.
Transmissão Original: de 13 de setembro de 1986 a 25 de dezembro de 1988.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 1 (45 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: DIC Entertainment e Nelvana.

textovideo elenco

O Desenho.


Os Ursinhos Carinhosos são personagens criado pela American Greetings em 1981 para cartões de boas-festas e de aniversário (greeting cards). O desenho original para os cartões foi pintado pela artista Elena Kucharik. Em 1983, a Kenner criou o primeiro de uma série de ursos de peluche (pelúcia) baseados nos Ursinhos Carinhosos. Cada ursinho tem uma cor diferente e uma insígnia individual na barriga.

Os personagens acabaram ganhando uma versão animada nos longas-metragens Care Bears in the Land Without Feelings (1983) e Care Bears Battle the Freeze Machine (1984), antes de estrelarem uma série de TV chamada Care Bears (1985). Na verdade a primeira série, que durou apenas 11 episódios, foi apenas o pontapé inicial  para o programa de maior sucesso baseado nos bichinhos que veio logo no ano seguinte, o Care Bears Family, onde os personagens das primeiras animações agora vinham acompanhados de seus primos representados por outros animais como leão, porco e pinguim.

Lançado em 1985 pela DiC Enterprises e produzido pela companhia canadense Nelvana, o desenho durou algo em torno de 47 episódios e ajudou a consolidar o sucesso dos Ursinhos Carinhosos em todo o mundo.

Lançado em 1985 pela DiC Enterprises e produzido pela companhia canadense Nelvana, o desenho durou algo em torno de 47 episódios e ajudou a consolidar o sucesso dos Ursinhos Carinhosos em todo o mundo.

 

A História.


Ursinhos Carinhosos mostrava um grupo de adoráveis amigos ursinhos, cada um com uma missão muito importante e com um poder extraordinário. Estes ursos tinham o compromisso de ensinar a humanidade como se comportar diante dos obstáculos da vida e ao mesmo tempo pregavam os melhores sentimentos. Cada ursinho tinham um emblema estampado no peito, que condizia com o sentimento que ele representava, e era através deste emblema que ele lançava ao mundo as qualidades que lhe eram incumbidas.

Os Ursinhos Carinhosos ficavam sempre em alerta, de olho na Terra para tomar conta das crianças, não deixando que nenhum sentimento ruim pudesse abalar os pequeninos, por isso, quando algum desânimo, raiva ou inveja aparecia na vida de alguma criança, os ursinhos entravam em cena para desfazer o mal.

Os bem-intencionados heróis viviam numa cidadezinha no céu chamada Terra do Carinho, escondida numa nuvem, A Terra do Carinho fazia parte do Reino do Carinho. Lá, viviam num belo lugar, com árvores, rios e muitas belezas naturais, cheio de paz e boas atitudes, mas era só o “Carinhômetro” alertar que alguém precisava de ajuda que os Ursinhos Carinhosos escorregavam por um Arco-Íris ou pegavam o seu “Carro-nuvem” e saiam para cumprir mais uma missão.

Além dos ursinhos, no combate as más ações e sentimentos impuros, ainda tínhamos os primos deles, que viviam na Floresta dos Sentimentos (na verdade mais um inchaço no número de personagens para vender pelúcias). O líder deles era o leão Coração Valente, que entre as criaturinhas era quem realmente partia pra luta contra o vilão, graças a sua coragem. Ainda tínhamos o Amor Sem Fim, um elefante rosa com um peso como símbolo; o macaco laranja Brincalhão; Pé de Vento, um coelho azul muito veloz, com um coração com uma asa de cada lado, como símbolo. Além de um pingüim rosinha.

Cada ursinho trabalhava com uma emoção ou sentimento específico, assim o grupo contava com diversos personagens, como: o laranja Animadinho, que propagava o riso através de uma estrela; o ursinho azul Coração Veloz, que ensinava a importância do esporte às pessoas; o ursinho Camarada tinha a cor pêssego e com o símbolo de flores mostrava a importância de ter amigos; Brilhante tinha um solzinho como símbolo e cuidava da diversão; já a Caridosa tinha como símbolo dois pirulitos e sua missão era ensinar a compartilhar as coisas boas; o Ursinho da Sorte tinha um trevo de quatro folhas no peito, era verde, e cuidava da sorte das pessoas; o Ursinho do Meu Coração tinha a cor marrom e a missão de espalhar o amor; e o Amado que era azul escuro e tinha como símbolo uma nuvem com gotas de coração.

Entre os ursinhos ainda tinha um grupo de adolescentes que protagonizavam alguns episódios, quase sempre se metendo em confusão para que os integrantes mais velhos tivessem que ajudá-los. O Campeão, era o mais esportista desse grupo e por isso mesmo levava um troféu como seu símbolo; Coração Delícia era um porquinho amarelo que vivia comendo e tinha um sorvete estampado no peito; Animadinha era uma meiga ursinha rosa com um arco-íris como símbolo; e o Coração Amigo era uma espécie de texugo roxo.

Outro destaque do desenho era a Vovó Urso, sempre com valorosas lições para os ursinhos e com suas histórias contadas para os filhotes Sonho e Coração. No grupo infantil o ursinho Todo Azul ainda usava fraldinha. Completando o time de criaturinhas tínhamos o casal Sincera e Cavalinho Nobre, na verdade os fundadores da família Ursinhos Carinhosos.

O principal inimigo dos Ursinhos Carinhosos era o perverso Coração Gelado, que morava em um castelo e ficava muito feliz em ver alguma criança desencaminhada, por isso sempre que podia dava uma forcinha em transformar uma situação ruim em uma ainda pior. Ele contava com a ajuda do seu capacho atrapalhado Malvado, que por ser muito incompetente e atrapalhado levava sempre a culpa dos planos errados, até quando não tinha.

Ainda no grupo de malfeitores a sobrinha do Coração Gelado, Laurinha, era terrível com seus gritinhos estridentes, e Biguá, que assustava os ursinhos com a sua feiura e vesguice. Sua arma secreta era espremer espinhas nos ursinhos, sempre bradando seu bordão: “Gráááá!”.lém dos mais conhecidos personagens do desenho a Disney investiu em alguns outros que apareciam esporadicamente nos episódios, mas que também tiveram seu espaço nas prateleiras quando a linha de pelúcia foi lançada.

No Brasil.


O desenho foi exibido no Brasil a partir de 1986 pelo SBT, onde teve a dublagem realizada pela BKS. Na emissora fez parte de programas infantis como Show Maravilha, onde alcançou grande sucesso, e  Bom Dia & Cia, quando deixou de ser mostrado em 2003.

Também foi exibido no canal a cabo Boomerang, na ocasião recebendo uma redublagem que utilizou nomes diferentes nos personagens. É o caso, por exemplo, do elefante  Amor Sem Fim que no Boomerang era chamado de Coração Grandão, ou o Amado que recebeu o nome de Zangadinho. Além disso foi mudado até alguns sexos dos personagens.

No dia 1º de junho de 2014 a animação começou a ser exibida na TV Singular, como parte de sua programação teste.