Ação Aventura Desenhos

Zorro (The New Adventures of Zorro)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Record e Rede Globo.
Transmissão Original: de 12 de Setembro de 1981 a 23 de Setembro de 1981.
Duração: 20 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Productions.

episodiosvideo elenco

O Desenho.


O herói mascarado Zorro foi criado em 1919 pelo escritor Johnston McCulley e apresentado pela primeira vez na revista norte-americana chamada All Story Weekly com o nome de “The Curse of Capistrano” (A Maldição de Capistrano) e logo conseguiu alcançar um grande sucesso, sendo transformando posteriormente em diversos livretos contendo várias historietas.

Zorro (no original, “The New Adventures of Zorro”) foi produzido pela Filmation e estreou na CBS no dia 12 de setembro de 1981. Treze episódios de meia-hora foram exibidos nas “Saturday Mornings” da rede americana CBS. O desenho seguia o mesmo tom de bom humor e ação que o seriado da Walt Disney, por isso agradou a todos os fãs do herói mascarado.

O ator Henry Darrow dublou a voz original do Zorro. Darrow também fez pontas em algumas séries, como por exemplo, o personagem Anton Dasovic no episódio “Música Mortal / Deadly Music” de A Mulher Biônica.

As feições da versão animada do Zorro eram fiéis as de Guy Williams, o Zorro da série da Disney, e o ator Don Diamond, que deu vida ao Cabo Reys dessa mesma série, ficou encarregado de dublar o Sargento Gonzales. Diamond, também dublou o personagem Toro, do desenho Toro e Pancho

A História.


Após concluir seus estudos na Espanha, o jovem aristocrata Don Diego de La Veja retorna a Califórnia e a encontra sob a opressão do cruel Capitão Monastério, para combater o vilão e seu exército comandado pelo Sargento Garcia, Diego assume a identidade secreta de Zorro, combatendo a vilania e deixando sua marca por onde passa. Ele percorre a região montado em seu cavalo negro.

No desenho, numa pequena contradição à lenda clássica, não era Bernardo quem auxiliava Zorro, mas Miguel, que montava um cavalo Palomino, e também usava uma máscara, vestindo-se com um traje de cor marrom. Miguel atuava como um parceiro do Zorro no melhor estilo Cavaleiro Solitário e Tonto, ao invés de permanecer como um ajudante secreto.

O vilão a ser combatido era o Capitão Ramon e substituindo a figura caricata do Sargento Garcia, estava o personagem do Sargento Gonzales, igualmente caricato e atrapalhado.

Quando a tirania do Capitão Ramon era apresentada sobre o povo, Don Diego entrava em seu porão e colocava a roupa preta e máscara, para alegria da criançada, e saía para o combate contra as tropas vilãs. Não era apenas a máscara que ajudava a esconder a identidade do herói, mas o próprio Diego mudava a personalidade que antes era delicada e bem humorada para alguém sério e enérgico, quando empunhava a espada do herói mascarado.

Ao final de cada capítulo, Zorro mostrava aos espectadores uma mensagem referente a alta sociedade californiana, sua influência na cultura e na língua espanhola da região. Este tipo de mensagens eram bastante frequentes nos desenhos animados norte-americanos dos anos 80.

No Brasil.


Estreou na TV Record no início dos anos 80. Também foi exibido pela Rede Globo antes de desaparecer por completo da nossa televisão.

Teve a dublagem da Herbert Richers, o mesmo estúdio que dublou a série, com excelentes vozes escaladas para atuar. Nomes como os de Orlando Prado, Nelson Batista e Leonel Abrantes, estavam no elenco, além de Orlando Drummond voltando a interpretar o personagem Garcia que já havia feito na redublagem do seriado da Disney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *