Ação Aventura Comédia Desenhos Terror

Os Fantasmas (Ghostbusters – 1986)

Emissora: CBN.
Emissora no Brasil: SBT e Boomerang.
Transmissão Original: de 15 de setembro de 1986 a 9 de setembro de 1988.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (65 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Productions.

textoepisodios video elenco

O Desenho.


Em 1975 estreou na rede americana CBS, uma série produzida pela Filmation Associates que ficou conhecida aqui no Brasil como o Trio Calafrio. O programa era uma mistura gostosa de terror e comédia e contava as aventuras dos detetives Eddie, Jake e o gorila Tracy que capturavam espíritos famosos do passado. A série foi cancelada com apenas uma temporada, mas sete anos depois, aproveitando o sucesso alcançado pelo filme Os Caça Fantasmas a Filmation aproveitou para trazer de volta os seus personagens caçadores de espíritos dessa vez em um desenho animado.

Com o nome de Ghostbusters, na época a Filmation teve problemas para promover o desenho pois já havia outra animação baseada no filme que levava o mesmo título. Depois de uma breve batalha judicial, o desenho animado produzido pela Filmation (Ghostbusters) manteve o nome da série original e o outro inspirado no filme da Columbia teve que sofrer uma mudança para “The Real Ghostbusters”. No Brasil o desenho da Filmation recebeu o nome de  Os Fantasmas, enquanto o outro era chamado de Os Caça-Fantasmas.

A História.


No desenho, “Os Exterminadores de Fantasmas” são representados pelo gorila falante Tracy, o mesmo da série original, que às vezes exagera na força. Dessa vez ele está acompanhado de Jake, filho do líder dos antigos Exterminadores, e o metido a cientista Eddie, que também segue a carreira de seu pai lutando contra espíritos maus enquanto inventa engenhocas para capturá-los.

Quando algum fantasma perverso aparece para assombrar, o grupo de caçadores parte para combater o mal, entrando no seu Fantasmóvel, um carro com vontade própria e mal-humorado que é capaz de falar, viajar no tempo e alterar completamente sua forma. O Fantasmóvel dorme na garagem do QG e fica zangado quando o trio despenca em cima dele. Várias vezes demonstra implicância com Tracey, pelo fato deste ser extremamente pesado. Seu “rosto” é o do mesmo fantasma que é o símbolo da série.

Para caçar os fantasmas, Os Exterminadores usam armas como o “desmaterializador” que se encarrega de enviar os fantasmas para sua dimensão de origem. Além disso, o grupo possui o Ossofone, um telefone de parede em forma de esqueleto que sempre ao tocar tenta dificultar a recepção das chamadas e solta frases extremamente sarcásticas para quem está do outro lado da linha.

Ao lado deste grupo de aventureiros está a repórter de televisão Jessica, que vive se metendo em confusão para ajudar os Exterminadores. Além disso ainda tínhamos a guardiã do tempo Futura; um mascote chamado Porcego, mistura de porco com morcego; e uma casa assombrada com sentimentos humanos. O grupo ainda tinha a ajuda do Maginho que aparecia nas noites de lua cheia.

No final de cada episódio um dos heróis dizia qual era a “moral” da história, passando lições valiosas à criançada.

Os Vilões.


Do lado sombrio estava o Líder-Mal, um híbrido de fantasma e robô, chefe da Zona do Medo, cujo maior desejo era destruir os “Os Exterminadores de Fantasmas” e para isso contava com uma ajudinha de uma legião de espíritos assustadores, onde o destaque ficava por conta do seu braço direito Cabeça-Oca, uma caveirinha robô muito desajeitada e com uma voz engraçadíssima, que sempre levava a culpa pelas falhas nos planos de seu mestre.

O lado sombrio ainda tinha: Morcegóide, um morcego azul gordo que não tinha pernas ou asas. Apresentava um corpo de lagarto com cabeça de rato, estrabismo nos olhos e “voava” através de buracos de propulsão a vapor nas costas; Sabrinho um lobisomem do futuro que usava tênis; Mistéria, uma vampira fantasma vaidosa, cuja aparência lembrava a Mortícia. Ela tinha poderes de névoa; Aparícia, uma feiticeira fantasma que possuia muitos truques poderosos e podia transpassar objetos sólidos; Esquelevisão era uma televisão falante, com a forma de caveira; João Susto Metalóide, um fantasma com aparência de um velho pirata que tinha uma caravela voadora como transporte; Sir Trancelot, um cavaleiro esquelético que possui um bigode em estilo Salvador Dali e montava um cavalo também esquelético. Possui uma enorme lança de prata que dispara raios;Presunto, um esqueleto robótico que se amedronta facilmente. Sua cabeça vivia saindo do lugar; Caçador, um fantasma que vestia roupas de caçador de safári e falava com sotaque inglês.

No Brasil.


A estreia de ambos aconteceu no ano de 1986, os “verdadeiros” passavam nas manhãs da Globo e os “falsos” no SBT.  Ficou no SBT até 1993.

Em 2005 voltou a ser transmitido pelo Canal Boomerang, com nova dublagem e mudança no nome de alguns personagens . Nessa nova dublagem, em vez de serem chamados de “Exterminadores de Fantasmas”, são chamados de Caça-Fantasmas e o Líder Mau (rebatizado na nova dublagem como “Sr. Maligno”) os chama de “Caça com asmas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *