Ação Anime Aventura Desenhos

Zoran, O Garoto do Espaço (Uchū Shōnen Soran – 1965)

É um anime que narra as aventuras do menino cyborg Zoran, que luta na Força de Defesa da Terra combatendo criminosos e invasores espaciais.

Emissora: TBS.
Emissora no Brasil: TV Tupi e TV Record.
Transmissão Original: de 4 de maio de 1965 de 1978 a 24 de julho de 1965.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (96 episódios).
Preto e branco.
Companhias Produtoras:
Television Corporation of Japan.

textoelenco

O Desenho.


Zoran, O Garoto do Espaço (Uchū Shōnen Soran) foi um anime de excelente repercussão, lançado no Japão no dia 4 de maio de 1965, que teve a direção de Haruyuki Kawajima e os textos escritos por Masaki Tsuji.

.

Coube a Television Corporation of Japan a produção do programa que inicialmente transmitiu Zoran pela Tokyo Broadcasting System, totalizando 96 episódios, de aproximadamente 25 minutos. Zoran, O Garoto do Espaço foi encerrado no dia  24 de julho de 1965, mas continuou sendo reprisados nas noites da emissora japonesa, antes de seu sucesso alcançar outras partes do mundo.

Um filme com o mesmo título e baseado no anime, foi realizado por Tsunetoki Seko e com roteiro de Aritsune Toyota e Kazuya Fukumoto. O longa-metragem estreou no Japão no dia 24 de julho de 1965.

A História.


Ao criar a Bomba Antisolar, o Professor Tachibana decidiu fugir do Planeta Terra temendo que sua invenção acabasse caindo nas mãos de malfeitores. Com esposa e filho ele tentou escapar numa cápsula mas acabou sofrendo um acidente cujo único sobrevivente foi seu filho.

O pequeno foi parar no planeta Zoran, um local que possuía 15 vezes a gravidade da Terra, onde passou a ser criado por alienígenas. Para sobreviver ganhou implantes mecânicos tornando-se um pequeno cyborg. Dessa forma, Zoran (assim batizado por conta do lugar de onde veio) tornou-se 15 vezes mais forte do que os humanos, além de possuir uma espetacular velocidade, telepatia, pressentir o perigo e o poder de invisibilidade.  A seu serviço ainda tinha um veículo esférico que o ajudava nos combates.

Em companhia do seu parceiro, o esquilo espacial Chappy,  com quem se comunicava usando seus poderes telepáticos, Zoran voltou ao Planeta Terra com a missão especial de ajudar as pessoas enquanto procurava incansavelmente por sua irmã desaparecida, Ikiwakare. Ao chegar ao nosso planeta ele foi acolhido pela família do Dr. Mika.

Logo o menino começou a fazer parte da Força de Defesa da Terra, na Divisão Aurora combatendo os vilões e invasores espaciais, com a ajuda do professor Furutsuki e de sua filha.

No Brasil.


Na televisão brasileira o menino Zoran apareceu pela primeira vez em 1973 dentro do programa Clube da Capitão Aza, nas tarde da TV Tupi, onde permaneceu até 1975. Em São Paulo, no entanto, o anime era exibido pela TV Record  diariamente às 18h com o título de Space Boy Zoran, ali apresentado por cerca de um ano.

No Brasil as cópias disponibilizadas pela Transglobal eram as mesmas usadas nos Estados Unidos, assim a abertura com a canção tema não era apresentada por aqui. Além disso, o nome do herói era grafado na tela como o mesmo usado na televisão americana.