Aventura Drama Séries

Lassie (Lassie – 1954)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Tv Record, Tv Rio, Tv Excelsior e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 12 de setembro de 1954.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 19 (591 episódios).
Preto e branco (1-10) e cores (11-19).
Companhias Produtoras: Lassie Television, Robert Maxwell Associates e Jack Wrather Productions.

episodiosvideo elenco

A Trajetória.


Lassie fez mais sucesso no mundo do que qualquer outro cão. Sua popularidade já dura mais de 50 anos. Ela fez uma porção de trabalhos mostrando como um cão collie pode ser corajoso, leal, inteligente, protetor e grande amigo.

A personagem apareceu pela primeira vez num conto escrito pelo autor anglo britânico Eric Knight, publicado em 1938 no no Saturday Evening Post. A história terminou virando livro em 1940.

Lassie foi eleita o animal mais popular do cinema. A esperta cadela ficou com 54% dos votos, o porquinho Baby ficou com 22% e a coruja Hedwig, de Harry Potter e a Pedra Filosofal, ficou com 11%. A pesquisa foi feita com mil espectadores com mais de 16 anos, a eles foi dada uma lista com 10 nomes para escolher um.

Em 1943 o livro de Eric Knight já era sucesso em vendas e sua história acabou recebendo uma adaptação para o cinema  com o título de Lassie e a Força do Coração (Lassie Come Home). No filme, dirigido por Fred M. Wilcox, a cadela Lassie é vendida por sua família, que está com sérios problemas financeiros. Não satisfeita, Lassie viaja 1.000 milhas para retornar à casa de seus verdadeiros donos.

Lassie e a Força do Coração também foi um sucesso, em parte pelas excelentes performances das crianças, Roddy McDowall, então com quinze anos, e Elizabeth Taylor, com nove anos de idade, mas também porque o collie escolhido para o papel título, muito bem treinado, dá um show à parte. O collie foi adquirido pelo instrutor Rudd Weatherwax, uma referência no assunto em Hollywood, que inicialmente o chamou de Pal, passando a treiná-lo para o cinema.

Foram lançados ainda seis filmes antes da série de TV.  Em 1945 o diretor S. Sylvan Simon traz para as telonas o filme O Filho de Lassie (Son of Lassie), que conta a história de Laddie a cria da collie original, acompanhando seu dono Joe Carraclough, agora adulto, em plena Segunda Guerra Mundial.

Em 1946 é a vez de A Coragem de Lassie (Courage of Lassie) onde a protagonista interpreta um veterano de guerra com amnésia. Na verdade, Lassie não é a Lassie, mas sim um collie masculino chamado Bill, com um enredo bem diferente dos seus outros filmes. Esta produção elevou o filhote da adolescente Elizabeth Taylor, de um simples pastor de ovelhas do rancho de Frank Morgan, a um herói canino. “Lassie quer dizer Bill perde a memória quando é atropelado por um carro. Mais tarde, o cão é encontrado e incorporado ao pelotão do exército/K-9, onde foi treinado para matar japoneses. O cachorro volta para casa traumatizado e pronto para atacar qualquer um que cruzar seu caminho. Mas, o amor de Elizabeth Taylor conquista tudo e a todos.

Agora é vez do diretor Fred M. Wilcox trazer a cadela para os cinemas no filme O Mundo de Lassie (Hills of home). O filme estrelado por Edmund Gwenn e Donald Crisp é um dos mais fracos para quem gosta de ver a collie em ação. Ele mostra a amada personagem no meio de uma luta entre pai severo e um filho que quer entrar para a escola de medicina.

Em 1949, inspirado no livro “Greyfriars Bobby” de Eleanor Stackhouse Atkinson, foi lançado o filme O Desafio de Lassie (Challenge to Lassie), baseado numa história real acontecido em 1860, na Escócia, quando Jock Gray foi morto por ladrões em Edimburgo. O fiel cão continua voltando ao túmulo do seu dono, apesar das objeções de um policial mal intencionado da cidade.

Lassie reaparece em 1951 no longa Lassie nas Planícies de Ouro (The Painted Hills). O filme que conta uma empolgante aventura nas belas montanhas do Oregon, mostra Lassie tornando-se um vingador implacável que não descansa enquanto não levar o assassino do seu dono à Justiça. O criminoso, interpretado por Bruce Cowling, tenta escapar dos homens da lei, mas a polícia com a ajuda de Lassie, não deixa o criminoso fugir. Este foi sétimo e o último filme produzido pela MGM sobre Lassie.

A Série.


Em 1954 foi a vez de Lassie estrelar suas aventuras para à televisão. A Rede americana NBC comprou a ideia do produtor Jack Wrather e realizou uma das séries mais bem sucedidas da televisão mundial. O seriado ficou no ar entre os anos de 1954 e 1974, tendo ao todo cinco formatos diferentes

O primeiro formato da série mostrava a amizade entre o garoto Jeff, de 11 anos de idade, e sua cadela de estimação Lassie. Jeff vivia numa humilde fazenda nos arredores de Calverton, juntamente com sua mãe viúva, Ellen Miller, e seu avô Gramps Miller. Quando um vizinho de Jeff morre ele deixa o animal Collie para o garoto que passa a chamá-lo de Lassie.  Nasce ali uma forte amizade que leva Lassie a frequentemente usar sua inteligência para ajudar os Miller a enfrentar os problemas cotidianos. Após o final da quarta temporada, o ator mirim Tommy Rettig quis sair do programa e os roteiristas tiveram que reformular totalmente o seriado.

Em 1957 criaram então uma história onde, Gramps Miller, o avô de Jeff, morre, forçando  Ellen a vender a fazenda, já que não conseguiria administrá-la  da melhor maneira. Seria impossível levar Lassie para recomeçarem suas vidas na cidade e a collie acaba ficando sob os cuidados de Paul e Ruth Martin, os novos donos da fazenda. Como o casal não tinha filhos eles adotam o menino Timmy Martin que acaba sendo o novo amigo de Lassie até 1964.

Em 1964, o programa passa mais uma vez por reformulações na história. Os Martins também vendem a fazenda e vão morar na Austrália. Novamente Lassie é deixada, agora devido às leis de quarentena daquele país. O personagem Cully Wilson, um velhinho amigo da família, que já participava da série desde 1958, ficou encarregado de tomar conta de Lassie. Devido a debilidade por causa da idade,  Cully precisa de ajuda e Lassie  encontra o guarda florestal Corey Stuart que passa a cuidar da collie. Ambos passam a viver uma amizade intensa, levando a personagem principal a ajudar Stuart a proteger as florestas, socorrendo animais e humanos em perigo.

O programa muda radicalmente em 1968, pois os produtores estavam com receio que o formato anterior se desgastasse. Lassie, sem explicação alguma, vaga sozinha pela Califórnia e não tem mais donos. Ela encontra um amigo diferente em cada episódio criando laços de amizade por onde passa. Geralmente são pessoas em dificuldades, e Lassie luta em cada história para ajudá-las, mas no final de cada episódio ela vai embora para vagar novamente. Esse formato durou até 1972, e talvez tenha sido o início da decadência do seriado.

Um ano antes, em 1971, Lassie faz uma participação num filme western chamado Big Jake estrelado por um grande elenco composto, entre outros por John Wayne, Maureen O´Hara, Richard Boone, Patrick Wayne, Christopher Mitchum e dirigido por George Sherman.

No último formato, Lassie vai morar numa fazenda onde conhece o casal Keith e Ron Holden Holden, vivendo aventuras na fazendo que envolve personagens como a garotinha Lucy Baker, que acaba sendo a figura mirim da temporada e o amigo Dale Mitchell, interpretado por Larry Wilcox, que anos mais tarde estrelaria a série CHiP’s como o patrulheiro John Baker. Mas Lassie já não alcançava o mesmo sucesso e depois de 588 episódios acabou tendo o seu programa cancelado.

 

No Brasil.


A série Lassie estreou na televisão brasileira em setembro de 1959, sendo levada ao ar pela TV Record com o patrocínio do creme dental Kolynos. Também era exibido na Rede de Emissoras Independentes pelo Brasil, como a TV Rio e TV Alvorada. O programa era mostrados aos sábados às 20h15 com reprises na quinta às 17h30. Ficou no canal até 1966.

Ainda em 1966 a série começou a ser mostrada pela TV Excelsior às 17h30 ficando apenas um ano no ar. Em 1968 foi apresentada na TV Bandeirantes também no período vespertino e em 1979 retornou à programação da TV Record sendo colocado no ar às 19h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *