Comédia Séries

Tal Pai, Tal Filho (Doogie Howser, M.D. – 1989)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 19 de setembro de 1989 a 24 de março de 1993.
Duração: 21-23 minutos.
Temporadas: 4 (97 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television (1989-1992) e 20th Television (1992-1993).

episodiosvideo elenco

A Série.


No dia 19 de setembro de 1989 estreou na rede americana ABC, o seriado Tal Pai, Tal Filho, que logo tornou-se sucesso em todo o mundo.

A série foi criada por Steven Bochco e David E. Kelley, supostamente inspirada na história real do doutor Howard A. Zucker, que se converteu médico com apenas 22 anos.  Filmado em Los Angeles, a repercussão do programa acabou transformando-o em um elemento da cultura pop, tanto que muitas vezes foi citada em outras seriados como: Friends, Buffy, Um Maluco no Pedaço, Roseane, entre outros.

Foi encerrada no dia 24 de março de 1993, totalizando 97 episódios em quatro temporadas, tudo porque, já chegando à maturidade o ator Harris, a alma da série, já não servia para o papel e a decisão dos escritores de fazer Doogie crescer nos episódios não agradou os fãs.

O ator Neil Patrick Harris nasceu no dia 15 de junho de 1973 em Albuquerque, Novo México, Estados Unidos e ficou bastante conhecido no mundo inteiro por causa do seriado. Depois do encerramento continuou a participar de filmes e seriados.

Em 2000 participou do filme The Next Best Thing onde interpretou David, o noivo de Rupert Everett. Apareceu também como artista convidado na série de televisão Will & Grace, num capítulo em que seu personagem era dedicado a levar as pessoas desde a sua homossexualidade a sua heterossexualidade, mas no final se convertia em homossexual.

 

A História.


Tal Pai, Tal Filho mostrava Neil Patrick Harris, como um brilhante médico adolescente, Douglas “Doogie” Howser, de apenas 16 anos, que tinha que enfrentar os problemas típicos de sua idade.

Filho do médico David (James B. Sikking) e de Katherine (Belinda Montgomery), o garoto até podia parecer ser um adolescente normal, mas na verdade Doogie era um garoto superdotado, um gênio com um QI super avançado, por isso já era formado em medicina pela Universidade de Princeton.

Exercer medicina com apenas 16 anos podia parecer uma tarefa divertida para a maioria dos adolescentes, mas Doogie tinha que dividir o seu tempo entre passear no shopping e fazer um parto no Centro Médico Eastman, onde já trabalhava há dois anos.

A relação entre ser um garoto normal e um gênio era difícil para Doogie, em certo episódio ele foi acusado de errar em um diagnóstico, mas acabou provando que seu ponto de vista estava correto. Em outro capítulo o adolescente pegou escondido o carro de seu pai e teve que se virar para recolocar a chave no lugar, antes que seu pai percebesse. Ao final de cada episódio, ele escrevia as experiências vividas em um diário no seu computador.

Seus colegas de trabalho no hospital eram o Chefe de Serviços Dr. Benjamin Canfield (Lawrence Pressman) e o seu companheiro de residência Dr. Jack McGuire (Mitchell Anderson). Vinnie Delpino (Max Casella), o amigo não tão brilhante de Doogie e com uma voz irritante, era quem o mantinha em contato com o mundo adolescente. Janine era a namorada de Vinnie, enquanto Wanda Plenn (Lisa Dean Ryan) era a paixão de Doogie.

 

No Brasil.


Com essa história bem pouco comum a série Tal Pai, Tal Filho chegou ao Brasil depois de ter tido uma excelente audiência nos Estados Unidos. O programa inicialmente foi exibido por aqui nas quartas-feiras da Sessão Aventura a partir de 1990 na Rede Globo.

Ainda no mesmo ano passou a ser exibido nas manhãs de domingo da Globo ao lado de Herói Por Acaso. Foi cancelado no final de 1990.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *