Ação Comédia Policial Séries

Xerife Lobo (The Misadventures of Sheriff Lobo – 1979)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Record, SBT e TV Manchete.
Transmissão Original: de 18 de setembro de 1979 a 5 de maio de 1981.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 2 (37 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Glen A. Larson Productions e Universal TV.

textoepisodios videoelenco

A Série.


O personagem Xerife Lobo surgiu em 1978 na série As Aventuras de BJ como antagonista do personagem título, e graças ao seu jeito atrapalhado e furioso o xerife acabou ganhando um seriado próprio em 1979, tendo que deixar o seu programa de origem.

O espetáculo foi criado por Glen A. Larson, através da Glen A. Larson Productions, em associação com Universal Television e MCA company e apresentado originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC, entre 18 de setembro de 1979 a 5 de maio de 1981, num total de 37 episódios, de aproximadamente 60 minutos cada, em duas temporadas.

Xerife Lobo era uma paródia do comportamento policial do interior, onde a lei às vezes se mostra mais confusa do que os próprios malfeitores.

Nos anos 80, nos Estados Unidos, a série foi apresentada em syndicated fazendo frequentemente rodízio com as outras séries como Os Gatões e com sua série anterior As Aventuras de BJ.

A canção tema de Xerife Lobo na primeira temporada foi cantada por Frankie Laine e durante a segunda temporada, a canção era uma versão de “Geórgia on My Mind”.

Na segunda temporada diversos novos personagens foram introduzidos como o Sargento Hildy Jones,  o Chefe J.C. Carson e Peaches. Essas mudanças foram feitas tendo em vista o bom desempenho que a série conseguia nas áreas rurais, em detrimento para as áreas urbanas.

A História.


Na série, embora Lobo não esteja tão corrupto como em As Aventuras de BJ continua envolvido com esquemas ilícitos para capturar foragidos da policia afim de conseguir a tão sonhada recompensa.

O xerife Elroy P. Lobo (Claude Akins) do condado de Orly, Geórgia, era um desonesto tipo trapalhão que sempre tinha uma segunda intenção para atender seus interesses, acima do que é direito. Nas suas artimanhas, tinha a colaboração do seu atrapalhado filho Rose Lobo Perkins (Cydney Crampton).

Bem mais brilhante, e educado em colégio, era o deputado Birdie Hawkins (Brian Kerwin), embora ele parecesse demasiadamente ingênuo. Mantinha a sua integridade, e procurava sempre manter na “linha” os demais, sem querer ser dedo duro.

Na segunda etapa da série, Elroy e seus dois detetives se deslocaram para Atlanta, onde foram indicados como policiais especiais, uma espécie de força-tarefa. Em Atlanta sua presença foi ressentida pelo chefe de detetives Carson, que não conseguia compreender como aqueles caipiras de Orly poderiam ajudar. Diversos novos personagens foram introduzidos como Nell Carter como sargento Hildy Jones, Nicolas Coster como Chefe J.C. Carson e Amy Botwinich como Peaches, entre outros. Essas mudanças foram efetuadas tendo em vista o bom desempenho que a série conseguia nas áreas rurais, em detrimento para as áreas urbanas.

 

No Brasil.


Na televisão brasileira a série Xerife Lobo estreou no dia 10 de janeiro de 1982, na Rede Globo, onde passou a ocupar o horário das 15h10 dos domingos. Na Globo permaneceu até meados de março do ano seguinte, chegando a fazer parte da programação da Sessão Aventura.

Em 1984 foi a vez da TV Record exibir a série aos domingos logo após As Aventuras de BJ, sendo levada ao ar às 21h. Em 1987 a mesma sessão com as duas séries estreou no SBT às 10h dos domingos, ficando no canal até 1988.

Apenas em 1989 o seriado retornou à nossa televisão, agora pela TV Manchete, sendo mostrado às terças-feiras às 16h. No ano seguinte sua exibição passou a ser diária, mas ficou pouco tempo no ar depois disso, sendo cancelada em julho daquele ano.