Aventura Drama Séries

Maya (Maya – 1967)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Record e TV Tupi.
Transmissão Original: de 16 de setembro de 1967 a 10 de fevereiro de 1968.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 1 (18 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: King Brothers Productions e MGM Television.

episodios videoelenco

A Série.


A década de 1960 já tinha visto animal de tudo quanto é jeito protagonizar seriados na televisão, sempre ao lado de uma criança. Foi o caso dos cães Lassie e Rin Tin Tin, o golfinho Flipper, o cavalo Fúria e até Ben – O Urso Amigo, que já havia figurado com sucesso nas televisões de todo o mundo. Foi quando a companhia MGM Television produziu a série Maya, onde o bichinho de estimação agora era um tremendo animalão, ou seja, uma elefanta indiana.

A série, que estreou em 1967, começou com um filme para o cinema lançado no ano anterior, que teve a direção John Berry, sendo escrito por John Fante e adaptado por Gilbert Wright baseado na história, “The Wild Elephant” de Jalal Din e Lois Roth. O filme Maya foi distribuído pela Metro-Goldwin-Mayer  com duração de 91 minutos. O longa-metragem é simplório e bem fácil de esquecer, mas conseguiu dar origem ao seriado que ficou uma temporada no ar.

A série Maya foi apresentada originalmente nos Estados Unidos, pela rede NBC, de 16 de setembro de 1967 a 10 de fevereiro de 1968, num total de 18 episódios, de 60 minutos aproximadamente e apenas 1 temporada.

A série era assistido por muitas pessoas pelo interesse que a filosofia hindu causava. Para muitos a série é considerada muito melhor do que o filme que deu origem ao seriado.

O ator adolescente Jay North, que interpreta Terry Bowen, ficou conhecido por fazer o papel principal da série O Pimetinha.

A História.


Na série, o menino americano, Terry Bowen (Jay North) vai a Índia viver com seu pai (Clint Walker) depois que sua mãe morre. Seu pai é um grande caçador que foi pego por um tigre e perdeu um pouco da coragem para o seu oficio, além de não ser um pai muito presente para Terry. Assim, o garoto, para encontrar o que fazer, acaba se associando ao adolescente indígena Raji (Said Kahn) para levar um elefante branco sagrado para o templo na floresta, e os meninos terminam se apegando profundamente ao animal.

Enquanto Terry Bowen lida com a busca pelo seu pai, o também órfão Raji, que ficou sem os pais, mortos numa terrível inundação, lida com o medo de perder o direito de criar Maya, a elefanta branca.

A série continuou mostrando Raji, o menino indiano e o garoto Terry Bowen se ajudando mutuamente, enquanto viviam inúmeras aventuras ao lado da elefanta Maya. Em diversas circunstâncias, Raji era perseguido pela polícia e isso era também uma parte importante da trama do espetáculo. Utilizando-se de um barro especial, Raji disfarçava seu amigo Terry, escurecendo-o, para ele parecer um hindu e assim escapar da polícia, que vivia a procura do menino norte-americano pela região.

Juntos, empreendem uma longa e perigosa jornada. Raji ao longo da trama vai ensinando a Terry os diversos costumes do país e indo aos lugares, sempre quando houve dizer de um caçador branco que matou muitos tigres.

No Brasil.


No Brasil a série Maya foi apresentada originalmente pela TV Record, por volta de 1971. Anos mais tarde foi reprisada pela TV Tupi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *