Ação Faroeste Séries

Big Valley (The Big Valley – 1965)

É uma série de faroeste dos anos 60 que apresentava o cotidiano da família Barkley, na fazenda Hill Ranch.

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Excelsior, TV Bandeirantes e TV Record.
Transmissão Original: de 15 de setembro de 1965 a 19 de maio de 1969.
Duração: 50 minutos.
Temporadas: 4 (112 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Levy-Gardner-Laven e Four Star Television.

episodios videoelencotrilha

A Série.


Big Valley (The Big Valley) foi um seriado de televisão do gênero de western exibido nos Estados Unidos de 15 de setembro de 1965 a 19 de maio de 1969.

Criada por A.I. Bezerrides e Louis F. Edelman, a série ficou no ar por 4 temporadas, totalizando 112 episódios, todos filmados à cores pela Levy-Gardner-Laven e Four Star Television.

Logo o seriado ficou conhecido por ser um dos primeiros faroestes a apresentar personagens femininos fortes e determinadas.

Aproveitando o grande sucesso da série, a Dell Comics publicou alguns comics books, que foram publicados entre 1966 a 1969, todas ilustradas com fotos do espetáculo de televisão. Ela também marcou o início de carreira de Linda Evans e Lee Majors, que depois ficaram famosos por outras séries.

 

A História.


A série se passava no velho oeste americano, por volta de 1878, e retratava o cotidiano da família Barkley, na fazenda Hill Ranch, que ficava localizada em California´s San Joaquim Valley, próximo a cidade de Stockton. Constantemente, na busca de expandir de suas terras, eles se defrontavam com problemas como disputas de terras, ladrões, doenças, entre outros.

A história começa quando a viúva Victoria Barkley precisa assumir o controle da fazenda, tendo que superar muitos problemas com sua força e perseverança. Com a ajuda de seus quatro filhos, ela não só vence os obstáculos como torna-se uma rica fazendeira da Califórnia.

Jarod Thomas Barkley era o filho mais velho, com 32 anos. Um advogado cheio de virtudes e senso e justiça, Thomas costumava usar sua calma e inteligência para resolver as disputas ou problemas através da lei. Já seu irmão, Nick Barkley, de 28 anos de idade, tinha um temperamento forte mas um coração de ouro. Adorava se envolver em brigas, chegando muitas vezes até a lutar com seus irmãos. Nick ficou famoso por usar coletes de couro e um chapéu bem grande.

A agitada e inquieta Audra Barkley era a única filha de Victoria. Bonita, a jovem tinha o temperamento muito parecido com a de sua mãe, por isso mesmo tinha dificuldades em se relacionar com ela.

Além dos três, havia Heath Thomson Barkley, um filho ilegítimo de seu marido com outra mulher. Com 24 anos de idade, teve uma infância difícil e só foi morar com os Barkleys já adulto. Thomson foi interpretado por Lee Majors, mais tarde conhecido pelas séries Duro na Queda e O Homem de Seis Milhões de Dólares.

O caçula era Eugene Barkley, um estudante de medicina que não morava na fazenda e estudava em Berkeley. Este somente apareceu esporadicamente em aproximadamente cinco episódios da primeira temporada e depois desapareceu. O elenco regular também contava com Napoleon Whiting que interpretava Sila, o mordomo da fazenda.

No Brasil.


Big Valley estreou com muito sucesso no Brasil no dia 4 de julho de 1966, pela TV Excelsior, sendo dublada nos estúdios da AIC. A série ocupava o horário da segunda-feira às 20h30. Na Excelsior o seriado ficou até 1969.

Em 1971 começou a ser apresentada nas noites da TV Bandeirantes onde ficou até o ano seguinte. Mas voltou à televisão brasileira já em 1973 pela TV Record, chegando a ser exibida na madrugada do canal até 1975.

Big Valley voltou à programação da Band em 1976, exibida diariamente às 19h e mais uma vez fez parte da grade de programas da TV Record a partir de 1978. Na Record ficou até 1980 quando foi exibida pela última vez no Brasil.