Ação Aventura Faroeste Séries

Daniel Boone (Daniel Boone – 1964)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TV Record, TV Globo, Rede Brasil e Ulbra TV.
Transmissão Original: de 24 de setembro de 1964 a 10 de setembro de 1970.
Duração: 48 minutos.
Temporadas: 6 (165 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: 20th Century Fox Television.

textoepisodios video elenco

O Personagem.


Daniel nasceu no dia 2 de novembro de 1734 e morreu em 26 de setembro de 1820, que abriu caminho conhecido como Wilderness Road e fundou Boonesborough, em Kentucky, um dos primeiros assentamentos de língua inglesa na região. Os pais de Daniel chamavam-se Squire Boone e Sarah Jarman Morgan e haviam imigrado para Pensilvania em 1713. Daniel teve onze irmãos e recebeu muita pouca instrução formal, mas sabia ler e escrever. Presumivelmente havia sido instruído para ser fazendeiro, ferreiro e tecelão.

Boone é mais famoso pela sua exploração e assentamentos de povoados, hoje, no atual estado de Kentucky, do que era nas fronteiras ocidentais das Treze Colônias. Boone abriu caminho através das margens do Rio Cumberland até ao Kentucky, apesar da resistência dos índios americanos, o qual o Kentucky era o solo de caça tradicional, em 1775.

Lá ele fundou a colônia de Boonesborough, um dos primeiros assentamentos de Língua Inglesa na região das Montanhas Apache. Antes do final do século XVIII, mais de 200 000 entraram no Kentucky, seguindo o percurso marcado por Daniel Boone, denominado Wilderness Trail.

A Série.


Daniel Boone foi uma das séries de TV pioneiras a falar sobre os colonizadores norte-americanos. A série estreou no dia 24 de setembro de 1964 pela NBC e ficou até 10 de setembro de 1970, num total de 165 episódios produzidas pela 20th Century Fox Television.

Na época em que foi lançado, Daniel Boone surpreendeu a todos e transformou-se em um grande sucesso em pouco tempo de exibição, competindo de igual para igual com outras séries como Batman e Os Monstros.

A série era centrada na vida dos pioneiros americanos e era uma elegia à pureza dos antigos valores norte-americanos. Discutia também a relação entre o homem branco com os índios e os métodos utilizados para que o território pudessem ser conquistados. Ainda nesse cenário encontravam-se famílias em busca de uma vida melhor, caçadores de recompensas e de peles, oportunistas que tentavam vender armas aos índios e que ao mesmo tempo destruíam suas casas.

A música de abertura ficou bem famosa também no Brasil. Uma década antes de viver Boone, Fess Parker já havia tido uma experiência com outro popular herói tradicional americano: David Crockett. Ele havia vivido o personagem não na TV, mas no parque da Disneylândia. Parker realmente gostava da natureza, ele montou uma espécie de rancho nos Estados Unidos, estilo dos pioneiros para as pessoas curtiram a natureza, que funciona até hoje.

O ator Ed Ames, que interpretava o índio Mingo, não participou das últimas duas temporadas da série (foram seis anos de exibição).

Em 1977, a CBS lançou um seriado chamado Young Dan’l Boone que mostrava a juventude do personagem e durou apenas quatro episódios.

 

A História.


Daniel Boone é um corajoso pioneiro, caçador e aventureiro que é casado com Rebecca e possui dois filhos, Israel e Jemima. Ele se estabeleceu com sua família na fronteira dos Estados Unidos a leste do Mississipi. Ao lado do amigo Mingo, um índio Cherokee que foi educado em bons colégios, Daniel Boone enfrenta problemas sociais e vive suas aventuras entre índios, em meio as dificuldades da América no século 18. Com a saída do ator Ed Ames (Mingo) da série, o personagem foi substituído por outro índio chamado Gideão (Dom Pedro Colley).

Daniel Boone ainda tinha como amigo o taberneiro Cincinnatus.

No Brasil.


Daniel Boone fez a sua estreia na televisão brasileira em 1969 dentro do programa Clube do Capitão Aza, reservado a diversas séries e desenhos que ficaram imortalizados na memória de quem assistiu. Na TV Tupi a série foi exibida até 1974.

Em 1978 foi a vez de ser mostrado na Rede Globo às 9h05 e apenas com um ano de exibição teve sua permanência na emissora cortada. Não ficou muito tempo fora da telinha por aqui, e já em 1980 estreou na TV Record ocupando o horário das 18h45. Até 1984 foi apresentada na Record sempre nos horários da tarde e da noite.

A série somente retornou à televisão brasileira em 1990, ainda pela TV Record, que a apresentava às 10h, ficou porém, nessa exibição,  menos de um ano no ar. Em 2009 começou a ser exibida na Rede Brasil e a partir de 2010 na Ulbra TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *