Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, Cartoon Network e Boomerang.
Transmissão Original: de 14 de julho de 1933 a 9 de agosto de 1957.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 10 (230 episódios).
Preto e branco e Cores.
Companhias Produtoras:
Fleischer Studios e Famous Studios.

O Desenho.


Olívia Palito surgiu antes que Popeye, ela foi uma das primeiras personagens da série em quadrinhos “Thimble Theatre”, que estreou em 19 de dezembro de 1919 no “New York Journal” e mostrava as aventuras da família de Olívia, o seu irmão Castor, e os pais Cole e Nana. Na época Olívia até tinha outro namorado o bonitão Ham Gravy.

Popeye só apareceu dez anos depois, quando Castor, o irmão de Olívia, resolveu contratar um marinheiro para cuidar de seu velho barco durante uma planejada volta ao mundo. Sua primeira aparição foi no “Thimble Theatre” no dia 17 de janeiro de 1929, ali o personagem recebeu um nome que significa “olho estourado” ou “olho arrebentado”, assim chamado pelo fato de ser um marinheiro caolho. Só a partir dos anos 40 essa característica foi tirada do personagem e ele passou apenas a ficar com um dos olhos fechados.

.

Popeye fez tanto sucesso que em 1931 a série foi rebatizada com o nome “Thimble Theatre Starring Popeye”. Dois anos depois o personagem já estava estreando no cinema, no desenho Popeye the Sailor, de Max Fleischer. Nesse desenho o marinheiro aparecia para dançar com Betty Boop. Mas foi só nesse, nos episódios seguintes já aparecia a Olívia Palito, que junto com Brutus, seria a principal coadjuvante da série.

Brutus foi criado especialmente para o cinema e só depois passou a ser usado nas histórias em quadrinhos. Esses desenhos tiveram uma popularidade que venceu décadas.

Em 14 de junho de 1933, o personagem ganhou seu desenho animado para o cinema produzido pelos Fleischer Studios. O primeiro curta produzido por Max Fleischer e Adolph Zukor, que também atuou como produtor executivo, foi distribuído pela Paramount Pictures para os cinemas, em preto e branco, com duração de sete minutos. O desenho animado Popeye the Sailor, teve a direção de Dave Fleischer e era anunciado em sua abertura dos créditos como Betty Boop Cartoon.

Outras produções vieram em seguida produzidas para às telonas, que duraram entre 1933 a 1942, através da Fleischer Studios.

Logo Popeye estrelou vários outros desenhos animados para as telonas e conquistou aos poucos seu sucesso que o acompanha até hoje. Os episódios dessa época, foram produzidos originalmente em preto e branco, e foram colorizados em 1987 para serem exibidos na TV.

Em maio de 1941, a Paramount Pictures assumiu a propriedade da Fleischer Studios e pouco tempo passou a se chamar Famous Studios. Entre 1942 a 1943 a Famous Studios chegou a produzir 14 episódios ainda em preto e branco e a partir de então os desenhos passaram a ser produzidos em Tecnicolor, sendo “Her Honor the Maré”, o primeiro desenho de Popeye em cores. Foi neste período que Popeye passou a usar o uniforme todo branco de marinheiro e também deixou de ser marinheiro caolho, abrindo de vez em quando o olho direito.

A História.


Popeye é um marinheiro experiente que disputa o amor de Olívia Palito com o vilão Brutus, e possui uma arma secreta: ao comer uma lata de espinafre, ele ganha superforça.

Em 1936, Popeye se descreveu assim: “Existe muitas coisas que as pessoas ignoram a meu respeito. Todo mundo sabe que sou forte, mas poucas pessoas sabem o quão forte eu sou. Com meu golpe especial sou capaz de derrubar um elefante. Derrubar um cavalo é fácil. Nunca bato muito forte em ninguém, porque não é certo ficar matando as pessoas. Normalmente peso setenta e dois quilos. Se meu peso é maior do que parece é porque meus músculos são como cabos de aço. Já recebi cento e vinte tiros e ainda não estou morto. Quando uma bala me atinge, nem me preocupo. Só tampo o buraco porque não gosto de correntes de ar. Trago dentro de mim 27 balas, e essa é outra razão pela qual peso mais do que parece. Tenho milhões e milhões de amigos e apenas 26 inimigos. Um dia contarei como perdi o olho direito. Foi a batalha mais espantosa da minha vida. Como me diverti naquela noite!”.

Dudu é um grande amigo que aparece constantemente como o comedor de hambúrguer compulsivo. Gugu o filho adotivo do casal também surge para dar mais trabalho ao velho marinheiro.

Seu principal inimigo é Brutus. Maquiavélico, ganancioso, esperto, e extremamente forte, Brutus se apresenta como a maior ameaça ao relacionamento já conturbado do herói com a gasguita Olívia Palito. Com seu visual sempre surrado, barba malfeita, e frequentemente um bonezinho, Brutus já apareceu também em inúmeras versões, ele já foi visto sem barba e até vestido de marinheiro. O vilão tem um sobrinho tão perverso e malandro quanto ele, a pequena versão do vilão é igualzinho ao tio e detesta o Popeye.

 

No Brasil.


No Brasil os curtas de Popeye foram exibidos inicialmente pela Rede Globo a partir da década de 1960, ainda em preto e branco e dublados pela Cinecastro. A partir de 1996 a Rede Globo voltou a mostrá-los, agora a versão colorizada (de 1987) e com uma nova dublagem realizada pela Herbert Richers. Na ocasião chegou a mostrar episódios nunca exibidos no Brasil.

Em abril de 2005, esses episódios começaram a ser apresentados no Cartoon Network. Em seguida foi mostrado pelo Boomerang aos sábados, que chegou a passar vários destes curtas em ordem cronológica, começando pelo primeiro de 1933 até os do final dos anos 50.

Alguns episódios do Famous Studios (entre 1942 e 1957) foram lançados em DVD e receberam a dublagem da BKS e Marshmallow.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin