Aventura Comédia Desenhos

O Poderoso Cachorrão (The Dogfather – 1974)

the_dogfather-02

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Tupi.
Transmissão Original: de 27 de junho de 1974 a 30 de abril de 1976 .
Duração: 7 minutos.
Temporadas: 1 (17 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: DePatie-Freleng Enterprises (DFE).

episodios  video  elenco

Desenho


Dois anos após o estrondoso sucesso do filme de Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão (1972), os estúdios Depatie Freleng em sociedade com a Merisch Films, os mesmos responsáveis pelo desenho A Pantera Cor-de-Rosa, decidiram produzir um desenho animado que seria uma deliciosa sátira ao clássico de gângster do cinema com pitadas de bom humor.

Estreava em 1974 O Poderoso Cachorrão, uma série de animação que durou apenas 17 episódios, mas que teve uma boa repercussão aqui no Brasil.

O Poderoso Cachorrão, foi a última série de desenhos animados para cinema da DePatie-Freleng. Já em declínio o estúdio se limitou a copiar parte dos roteiros da Warner, por isso, muitos dos episódios dessa série se parecem com ideias usadas na Warner Bros. Hawley Pratt dirigiu os dois primeiros desenhos, seus últimos antes de se aposentar. Gerry Chiniquy dirigido a maioria da série animada. Escritor principal do DFE, John W. Dunn escreveu a maioria das histórias, mas David Detiege também fez alguns.

the_dogfather-03 the_dogfather-05 the_dogfather-16

 

A História


O Poderoso Cachorrão contava a história de um cão mafioso decidido a fazer tudo aquilo que um gangster faz, ou seja, comandar com rigor o crime na cidade, mas sempre acabava se dando mal. Mesclando o estilo social com estilo boa vida, o cachorrão se parecia muito com uma versão canina do Marlon Brando, velho, vagaroso e com uma voz rouca.

Em vários episódios o Chefão era mostrado com uma gangue cheia de cães, mas a maior parte das histórias estava centrada em dois capangas bem diferentes, um que só tinha tamanho mas era totalmente boboca, e outro um pouco mais esperto mas desencorpado.  Seus “cãopangas”, Louie e Pug, eram responsáveis por grande parte cômica do desenho e sempre acabavam colocando o Cachorrão em enrascadas.

No Brasil


No Brasil, onde o desenho teve uma grande aceitação do seu público alvo, O Poderoso Cachorrão foi distribuído pela United Artists e exibido na TV Tupi, em 1977, onde semanalmente figurava às 17h40. Hoje, o desenho é raramente visto e praticamente caiu no esquecimento. Cachorrão e Pug reapareceram na versão 1993 de A Pantera Cor-de-Rosa.

the_dogfather-23 the_dogfather-28 the_dogfather-17

 

A dublagem original tanto Louie quanto Puggs receberam a interpretação de Dawn Butler, que também dublou muitos personagens para Hanna-Barbera, enquanto o Poderoso Cachorrão teve a voz de Bob Holt. No Brasil, onde a animação teve a adaptação do estúdio de dublafgem Telecine, Louie recebeu a dublagem de Paulo Pinheiro, que entre outros personagens dublou Don Drácula (Don Drácula).