Emissora: Fuji TV.
Emissora no Brasil: TVS e Rede Record.
Transmissão Original: de 9 de setembro de 1979 a 30 de março de 1980.
Duração: 20 minutos.
Temporadas: 2 (30 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Toei Animation.

O Desenho.


Produzido pela Toei Animation, o desenho Rei Arthur foi baseado nas lendas populares dos Cavaleiros da Távola Redonda. Quase todos os personagens clássicos dessa história surgem em formato animado aqui. A bruxa Morgana, o Rei Levik, o Mago Merlin e o reino encantado em que vivem essas figuras estão em perfeita harmonia com o melhor do estilo anime.

Com o título original de Entaku no Kishi Monogatari Moero Arthur, a série foi produzida pela Toei Animation e teve sua exibição original entre 9 de setembro de 1979 e 3 de março de 1980, totalizando 52 episódios que foram ar ar na TV Fuji. A direção ficou a cargo de Masayuki Akihi, enquanto a excelente trilha foi composta por Shunsuke Kikuchi.

 

A História.


A história começa com o invejoso Rei Lavik se unindo à feiticeira Medessa para planejar a morte do rei de Camelot, chamado Uther. Após um ataque surpresa que culmina com a morte de Uther e da Rainha, essa entrega o filho Arthur, de quatro anos de idade, ao mago Merlin que desaparece, levando todos a pensar que a família real morreu.

Após 12 anos, quando Lavik está prestes a ser coroado rei de Camelot, o padre diz que recebeu uma mensagem de Deus com o anúncio de que o verdadeiro rei de Camelot seria aquele que conseguisse tirar a espada Excalibur presa numa bigorna. Após vários cavaleiros fortes fracassarem no teste, um garoto que assiste à cerimônia é chamado despretensiosamente para retirar a espada e consegue, sendo em seguida revelado que seu nome é Arthur, o filho desaparecido de Uther.

Entre os Cavaleiros que se unem a Arhtur destacavam-se nomes como o de Tristan montando o cavalo Júpiter e manuseando seu arco com flechas com garras de Dragão nas pontas; Lancelot montando seu cavalo Poseidon e empunhando a sua arma especial o Olho do Dragão, capaz de acabar com qualquer escuridão; além de Percival e Key. Destaque também para o guerreiro Pelóia, um combatente de extrema inteligência que estava ao lado de Arthur no combate a vilania.

Os vilões da primeira fase do desenho são o Rei Levik e a bruxa Morgana. Na segunda temporada, Arthur resolve viajar pelo seu reino para conhecê-lo melhor, assumindo quando necessário a identidade de “O Príncipe do Cavalo Branco”. Em suas viagens, Arthur convive de perto com os problemas que afligem seu povo e ao mesmo tempo, tentar solucioná-los. O vilão principal desta fase é o Rei Vicking, que na verdade é Levik, que todos acreditavam estar morto. Essa última foi exibida de forma incompleta no Brasil, nunca tendo seus últimos episódios transmitidos por aqui.

No Brasil.


O desenho estreou em 1981 na TVS e na Rede Record. Já na década de 1990, o anime foi ao ar pela extinta TV Corcovado, canal 9 do Rio de Janeiro.

Dos 52 episódios, somente os 30 primeiros foram transmitidos pelo Brasil, com a música de abertura composta por Mário Lúcio de Freitas, ao invés da original.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin