É uma novela da TV Bandeirantes sobre um grupo de crianças às voltas com a perda da sede do seu clubinho e com as a eleições para seu representante.

Emissora: TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 9 de maio de 1983 a julho de 1983.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 1 (?? capítulos).
Cores.
Companhias Produtoras: 
TV Bandeirantes.

A Novela.


Em 1983 a TV Bandeirantes trouxe em sua programação uma telenovela voltada exclusivamente ao público infantil, tratava-se de Braço de Ferro escrita por Marcos Caruso e com direção de Sérgio Galvão.

Com ritmo de desenho animado, a novela mirim estreou no dia 9 de maio sendo exibida às 18h10, e sua linguagem era inocente e inteligente, atraindo os pequenos telespectadores da emissora.

O programa teve a participação de 60% de crianças no elenco e os adultos serviram apenas de apoio. Ao todo tinha mais de 30 atores infantis, dos quais sete eram fixos, e os demais serviam como elenco de apoio. Entre as crianças com experiência na televisão estava Ulisses Bezerra, 12 anos, que já havia trabalhado nas novelas O Meu Pé de Laranja Lima, Os Imigrantes e Destino. Outros mirins eram Viviane Rippi, Marcos Roberto, Patrícia Sotopietro e Selton Mello.

A ideia era inovadora, no entanto sofreu um pouco com a falta de recursos devido ao baixo orçamento oferecido pela emissora, que acabou comprometendo a qualidade de locações, essas realizadas na Vila Sônia, bairro proletário de São Paulo.

No mesmo dia em que Braço de Ferro estreava na TV Bandeirantes a emissora colocava outra telenovela no ar, Maçã do Amor, que ia ao ar às 19h. Braço de Ferro durou apenas dois meses, levando seu último capítulo ao ar em julho de 1983.

 

.

A História.


A história de Braço de Ferro girava em torno de um grupo de crianças de classe baixa, moradores da mesma rua, que resolvem fundar um clubinho onde pudessem conversar sobre seus problemas e buscar soluções para cada um deles. A turminha escolhe como sede do clube um casarão velho e abandonado que fica num terreno há muito tempo desapropriado, mas logo estão ameaçadas de perderem sua sede pois o local será transformado num supermercado.

No meio dessa questão, as crianças estão ainda em processo de eleição para escolher o  presidente do grupo, o que resulta numa luta de poder que só acaba quando eles perdem definitivamente sua sede. Uns ficam do lado de Pituca (Ulisses Bezerra) e outros com Luisão (Marcos Roberto). Mas o  milionário Gastão (Rui Afonso) morre e deixa em seu testamento um casarão para a criançada resolvendo a questão.

A sede do clube é um lugar atrativo para as crianças. Cheia de truques, repleta de armadilhas, e com apenas um metro e meio de altura, o que dificulta a entrada de adultos. Portas secretas, túneis entre escorregador e a piscina, parede móveis são alguns dos principais ingredientes. A frente da casa é um rosto, as janelas representam olhos bastante expressivos e a porta uma enorme língua.

Também há alguns adultos na trama, como as primas inseparáveis Odete e Odetinha, ambas com 35 anos; o médico veterinário Álvaro, o dono da padaria chamado Porfírio; Mister John, um detetive escocês que acaba envolvido pelas aventuras da turma. Sem deixar de mencionar o Esqueleto, um cãozinho fila marrom-acizentado que faz parte de uma das turmas.

A partir daí a telenovela acompanha os dramas e brincadeiras da criançada.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin