Ação Aventura Desenhos

Herói Submarino (The Superman/Aquaman Hour of Adventure – 1967)

É um desenho animado produzido pela Filmation contando as aventuras do herói da DC Comics Aquaman, ao lado de Aqualad, lutando contra malfeitores dos mares.

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo.
Transmissão Original: de 9 de setembro de 1967 a 1968.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 1 (36 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Filmation Associates.

episodioselenco

O Desenho.


Aquaman chegou à televisão numa série animada produzida pela Filmation Associates para a rede americana CBS. O desenho começou com aventuras do Super Homem intercaladas com do Superboy que foram mostradas na primeira temporada. Já as duas temporadas seguintes contaram com 16 episódios cada. Na segunda  o desenho foi renomeado para The Superman/Aquaman Hour of Adventure acrescentando-se as aventuras de outros heróis da DC Comics.

Em 1968, o formato do desenho foi novamente alterado, mudando seu título para The Batman/Superman Hour que ficou no ar até 6 de setembro de 1969, quando o desenho foi cancelado, em parte devido aos protestos da “Action For Children’s Television” que condenava seu conteúdo violento.

Na terceira temporada (The Batman/Superman Hour), os traços foram modificados, imitando o estilo do desenhista Curt Swan, e os episódios eram divididos em aventuras de duas partes.

O desenho tinha ampla liberdade com a mitologia do Aquaman da Era de Prata. Muitos episódios foram escritos por roteiristas da DC Comics, como George Kaslsdan e Bob Haney.

A História.


No desenho o Herói Submarino era originário do reino místico de Atlantis. Era capaz de respirar debaixo d’água com brânquias, tinha força sobre-humana que lhe permitiam nadar em altas velocidades e podia se comunicar com vida do mar mandando as criaturas aquáticas fazerem o que quisesse através de telepatia.

Ele também apresentava os poderes de enrijecer a água, que nos quadrinhos pertenciam à sua esposa Mera, vinda de outra dimensão. Mera (que no desenho não é casada com Aquaman) é curiosamente identificada como uma “atlanteana”, ainda que diferente dos atlantes, ela pode respirar tanto dentro como fora d’água.

No fundo dos oceanos o herói montava seu cavalo marinho Tempestade e lutava contra as ameaças submarinas,  ao lado de Aquamoço, um jovem de uniforme vermelho que montava seu cavalo marinho Imp e apesar de não ter  habilidades telepáticas, como nos quadrinhos, ajudava o herói ou muitas vezes se metia em confusão. A dupla tinha uma morsa chamada Dentuço.

No Brasil.


No Brasil o desenho estreou na TVS onde ficou até 1989, dentro do programa infantil apresentando pela Mara, o Show Maravilha.

A dublagem da Herbert Richers mudou o nome de Aquaman para Herói Submarino, enquanto Aqualad passou a ser chamado de Aquamoço.