Aventura Policial Séries

Columbo (Columbo – 1968)

É um seriado policial dos anos 60 com as investigações de Columbo, sempre com seu jaleco surrado e seu charuto por perto.

Emissora: ABC e NBC.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TVS, TV Record e Universal.
Transmissão Original: de 20 de fevereiro de 1968 a 30 de janeiro de 2003.
Duração: 20-40 minutos.
Temporadas: 10 (69 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: TV Tupi.

textoepisodiosvideo elencotrilha

A Série.


A primeira aparição de Columbo foi em 1961. O personagem surgiu no telefilme Enough Rope, com base em uma história criada por William Link e Richard Levinston, May I Come In, publicada na Alfred Hitchcock Mystery Magazine. Columbo foi acrescentado ao enredo quando a história foi adaptada para o telefilme. Mais tarde, o telefilme foi adaptado pela dupla para uma peça de teatro, que recebeu o título de Prescription for Murder, estrelada por Thomas Mitchell, como Columbo. Para surpresa dos autores, o papel do policial agradou o público bem mais que os demais personagens. Assim, o personagem foi adaptado para um enredo próprio e o projeto vendido à Universal para transformá-lo em série de TV.

A produção decidiu trocar Mitchel por um ator mais jovem e Peter Falk foi o escolhido. Foi produzido um filme piloto exibido em 1968. Em 1971, começou a exibição dos episódios da série.

Em 1975, Peter Falk recebia US$ 125 mil por episódio. Ao lado de Kojak e Baretta, o seriado fez sucesso também no Brasil. Columbo teve episódios dirigidos por Steven Spielberg e pelo ator Bem Gazzara. O sucesso foi tão grande que a esposa do herói, Kate Columbo, ganhou uma série estrelada por Kate Mulgrew, onde ela é uma jornalista do Weekly Advertser.

Steven Spielberg dirigiu alguns episódios da série, que contou com a participação de artistas famosos à época, como Suzanne Pleshette, Ray Milland e Leslie Nielsen, entre muitos outros.

O personagem Adrian Monk, do seriado Monk, foi possivelmente inspirado em Columbo.

 

A História.


Ao contrário do que geralmente ocorre em filmes policiais, cada episódio sempre começa mostrando claramente quem é o assassino e os pormenores de como cometeu o homicídio. Todos os crimes da série têm um ponto em comum: o criminoso monta um álibi que parece perfeito.

Depois entra em cena Columbo, um tenente da Divisão de Homicídios da Polícia de Los Angeles, sempre vestindo um jaleco de gabardine surrado e dirigindo um carro velho, um Peugeot. Ele é casado com Kate e tem uma filha chamada Jenny, estes não aparecem nunca.

O Tenente Columbo (ninguém sabe o seu primeiro nome), é o tipo de detetive que não chama a atenção e quase sempre é subestimado, principalmente pelos criminosos. Ele não é do tipo de sair por ai dando socos e tiros, nem de sair em loucas perseguições automobilísticas. Também está longe de ser o detetive que seduz todas as mulheres, sendo o inverso do galã americano tradicional. Mas consegue desvendar os mais complicados casos de assassinatos.

 

No Brasil.


O seriado Columbo estreou na televisão brasileira em 1972 na TV Tupi, dentro da faixa intitulada Os Detetives, onde era apresentando junto com as séries McCloud e Casal McMillan sempre aos sábados. Na ocasião a TV Tupi utilizou a abertura que incluía astros dos três programas usada nos Estados Unidos para anunciar o horário NBC Sunday Mystery Movies. O programa era apresentado às 22h. Ficou na Tupi até meados de 1976, quando já ocupava o horário nobre das segundas-feiras.

Durante o período em que esteve na TV Tupi os episódios maiores foram exibidos como filmes nas sessões de cinema da emissora.

Em 1979 chegou à TVS. Na emissora de Sílvio Santos era apresentada às sextas-feiras no horário das 23. Ficou no canal até 1984. Só voltou à Record em 1988 onde permaneceu até 1990.

Também foi exibido pelo canal por assinatura Universal  em 2004, com dublagem original, depois não foi mais mostrado.

O piloto da série foi dublado pela Cinecastro e o protagonista teve a voz de Milton Rangel. Já a série teve a dublagem da Herbert Richers, com Nilton Valério fazendo a voz do Columbo nos primeiros episódios, e com sua saída da Herbert Richers, Celso Vasconcellos foi escolhido para o papel.