Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Globo, Tv Tupi e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 18 de setembro de 1964 a 11 de março de 1965.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (26 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.
O Desenho.
Jonny Quest, estreou em 1964 trazendo para as telinhas um desenho animado cheio de aventura, onde antes só haviam séries animadas de humor.
O programa foi exibido originalmente pela emissora ABC até 1965. Cada episódio de Jonny Quest de meia hora era repleto de boas doses de espionagem, ação e humor. A fórmula, inspirada em quadrinhos como Terry e os Piratas e programas de rádio como Jack Armstrong, fez da série um enorme sucesso no mundo todo.
Para criar os personagens, o estúdio Hanna-Barbera chamou o veterano dos quadrinhos Doug Wildley. Seus cenários criativos marcaram o início de uma nova fase para os desenhos animados, um avanço, considerando traços e cores – geralmente muito fortes, condizendo com o roteiro do desenho. Como apresentavam cenas rápidas de ação, o trabalho foi grande e necessitou um maior número de profissionais em relação às produções passadas.
![]() |
![]() |
![]() |
A abertura parecia a de um filme, inclusive com créditos dos personagens. A música tema também ajudou na popularização do seriado. O único problema é que as aventuras não agradavam muito o telespectador de menos idade e Jonny Quest acabou rendendo apenas 26 episódios.
A História.
Desde que sua mãe morreu, o jovem de 10 anos Jonathan “Jonny” Quest acompanha seu pai, o doutor Benton Quest, em suas viagens pelo mundo. Envolvido em trabalhos para o governo americano, o famoso cientista Benton, contava com a ajuda de um grupo que incluía o próprio Jonny, o garoto de 11 anos Hadji, amigo de Jonny que salvou a vida de Benton na Índia e que possuía dons paranormais; Race Bannon, o guarda costa da família que servia como uma espécie de babá dos meninos sempre salvando-os de enrascadas além de ser de grande valia nas missões, pois pilotava aviões, barcos, atirava e lutava muito bem. O grupo ainda tinha o cachorro buldogue chamado Bandit, mascote do grupo que era por natureza curioso e muito assustado, sendo muitas vezes vítima de monstros e animais das selvas.
Durante a década de 1970, nos longas-metragens dos heróis, a filha de Race Bannon, Jessie, foi incluída no elenco.
O grupo de aventureiros geralmente se envolviam com índios, civilizações antigas e místicas, cientistas loucos, animais míticos e outras coisas. O Dr. Benton Quest fixava sua residência em uma ilha particular secreta, onde mantinha um laboratório com equipamentos de alta tecnologia.
![]() |
![]() |
![]() |
No Brasil.
No Brasil Jonny Quest foi exibido pela primeira vez em 1966 quando passava na TV Globo do Rio de Janeiro. Era exibido às 19 horas nos domingos, entre Disneylândia e o jornalístico “Câmera Indiscreta”.
Mais tarde, já na década de 1970, o desenho mudou para a TV Tupi e TVS/RJ. Por volta de 1985, foi para a TV Bandeirantes. Em 1994, Jonny Quest voltou a ser exibido no Brasil, com a estreia do canal pago Cartoon Network. A grande novidade era o fato dos desenhos irem ao ar com novas cópias remasterizadas, com imagem limpa.
O desenho foi dublado pela Companhia Arte Industrial Cinematográfica – A.I.C./S. Paulo.
A repercussão do desenho no Brasil serviu de inspiração para o nome da banda mineira Jota Quest. A banda nasceu com o nome Jay Quest, posteriormente transformado em J. Quest, por inspiração do desenho animado e da banda de acid jazz Jamiroquai.
![]() |
![]() |
![]() |
A Nova Versão.
Houve mais duas séries, também chamadas temporadas: As Novas Aventuras de Jonny Quest, de 1986 a 1987 e As Incríveis Aventuras de Jonny Quest 1996 a 1997. A lançada nos anos 80, em virtude do traços, é considerada pelos fãs uma continuação genuína do seriado original, já a versão de 1996, parece ser um programa completamente diferente, com traços refeitos e um atrativo especial: ao lado da animação costumeira, havia cenas tridimensionais geradas por computador. Os novos episódios mostrava um Jonny Quest adolescente.
Houve dois longas-metragens animados que foram exibidos na TV.