Ação Aventura Desenhos

Jonny Quest (Jonny Quest – 1964 )

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Globo, Tv Tupi e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 18 de setembro de 1964 a 11 de março de 1965.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (26 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

episodiosvideoelenco

O Desenho.


Jonny Quest, estreou em 1964 trazendo para as telinhas um desenho animado cheio de aventura, onde antes só haviam séries animadas de humor.

O programa foi exibido originalmente pela emissora ABC até 1965. Cada episódio de Jonny Quest de meia hora era repleto de boas doses de espionagem, ação e humor. A fórmula, inspirada em quadrinhos como Terry e os Piratas e programas de rádio como Jack Armstrong, fez da série um enorme sucesso no mundo todo.

Para criar os personagens, o estúdio Hanna-Barbera chamou o veterano dos quadrinhos Doug Wildley. Seus cenários criativos marcaram o início de uma nova fase para os desenhos animados, um avanço, considerando traços e cores – geralmente muito fortes, condizendo com o roteiro do desenho. Como apresentavam cenas rápidas de ação, o trabalho foi grande e necessitou um maior número de profissionais em relação às produções passadas.

A abertura parecia a de um filme, inclusive com créditos dos personagens. A música tema também ajudou na popularização do seriado. O único problema é que as aventuras não agradavam muito o telespectador de menos idade e Jonny Quest acabou rendendo apenas 26 episódios.

A História.


Desde que sua mãe morreu, o jovem de 10 anos Jonathan “Jonny” Quest acompanha seu pai, o doutor Benton Quest, em suas viagens pelo mundo. Envolvido em trabalhos para o governo americano, o famoso cientista Benton, contava com a ajuda de um grupo que incluía o próprio Jonny, o garoto de 11 anos Hadji, amigo de Jonny que salvou a vida de Benton na Índia e que possuía dons paranormais; Race Bannon, o guarda costa da família que servia como uma espécie de babá dos meninos sempre salvando-os de enrascadas além de ser de grande valia nas missões, pois pilotava aviões, barcos, atirava e lutava muito bem. O grupo ainda tinha o cachorro buldogue chamado Bandit, mascote do grupo que era por natureza curioso e muito assustado, sendo muitas vezes vítima de monstros e animais das selvas.

Durante a década de 1970, nos longas-metragens dos heróis, a filha de Race Bannon, Jessie, foi incluída no elenco.

O grupo de aventureiros geralmente se envolviam com índios, civilizações antigas e místicas, cientistas loucos, animais míticos e outras coisas. O Dr. Benton Quest fixava sua residência em uma ilha particular secreta, onde mantinha um laboratório com equipamentos de alta tecnologia.

 

No Brasil.


No Brasil Jonny Quest foi exibido pela primeira vez em 1966 quando passava na TV Globo do Rio de Janeiro. Era exibido às 19 horas nos domingos, entre Disneylândia e o jornalístico “Câmera Indiscreta”.

Mais tarde, já na década de 1970, o desenho mudou para a TV Tupi e TVS/RJ. Por volta de 1985, foi para a TV Bandeirantes. Em 1994, Jonny Quest voltou a ser exibido no Brasil, com a estreia do canal pago Cartoon Network. A grande novidade era o fato dos desenhos irem ao ar com novas cópias remasterizadas, com imagem limpa.

O desenho foi dublado pela Companhia Arte Industrial Cinematográfica – A.I.C./S. Paulo.

A repercussão do desenho no Brasil serviu de inspiração para o nome da banda mineira Jota Quest. A banda nasceu com o nome Jay Quest, posteriormente transformado em J. Quest, por inspiração do desenho animado e da banda de acid jazz Jamiroquai.

A Nova Versão.


Houve mais duas séries, também chamadas temporadas: As Novas Aventuras de Jonny Quest, de 1986 a 1987 e As Incríveis Aventuras de Jonny Quest 1996 a 1997. A lançada nos anos 80, em virtude do traços, é considerada pelos fãs uma continuação genuína do seriado original, já a versão de 1996, parece ser um programa completamente diferente, com traços refeitos e um atrativo especial: ao lado da animação costumeira, havia cenas tridimensionais geradas por computador. Os novos episódios mostrava um Jonny Quest adolescente.

Houve dois longas-metragens animados que foram exibidos na TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *