Ação Aventura Séries

Super Máquina (Knight Rider – 1982)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Record, SBT, Sci-fi, USA, Canal 21 e Rede Brasil.
Transmissão Original: de 26 de setembro de 1982 a 4 de abril de 1986.
Duração: 45 minutos.
Temporadas: 4 (90 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Glen A. Larson Productions e MCA/Universal.

textoepisodios video elencotrilha

A Série.


Criada e produzida por Glen A. Larson para a Universal e apresentada originalmente pela rede NBC de 26 de setembro de 1982 até 8 de agosto de 1986, a série Super Máquina teve um total de 90 episódios de aproximadamente 45 minutos cada.

Além de David, a própria série foi um sucesso de crítica e público, pelo caráter inovador de colocar um carro como personagem principal. Larson disse que “queria fazer o Zorro (The Lone Ranger) com um carro”, ou seja, um misto de ficção científica e faroeste.

Em grande parte a série teve o mesmo elenco básico, exceto por uma temporada, na qual Bonnie é substituída por April, mas retorna na seção seguinte, e pela última temporada, quando é introduzido mais um agente na fundação, Reginald Cornelius III, encontrado por Michael bancando o herói numa vizinhança violenta.

Não houve um episódio final. O seriado foi cancelado porque era um produto caro, e de baixas expectativas de venda no mercado para a Universal.

Super Máquina chegou aos cinemas em 1991, no longa-metragem Knight Rider 2000, onde Michael deixava a aposentadoria para combater o crime só para descobrir que K.I.T.T. havia sido desmontado e o chip de memória instalado na cabeça de uma policial.

Com o que restava de K.I.T.T. instalado em seu Chevy, Michael e a nova parceira iniciavam a investigação enquanto a Knight Industries desenvolvia o próximo carro, o Knight 4000 .

 

A História.


Wilton Knight fundou a F.L.A.G., Fundação pela Lei e Governo para combater o crime e a injustiça no mundo, para isso criou o carro K.A.R.R. (Knight Automated Roving Robot), mas ele não ficou como esperado e foi desativado.

Depois Wilton conheceu Michael Arthur Long, um policial que trabalhava em mais um caso quando sua parceira Tânia o traiu e lhe deu um tiro no rosto. Wilton Knight o achou quase morto e o resgatou. Com uma alta tecnologia pediu aos médicos para que reconstruíssem seu rosto parecido com o de seu filho Garth Knight. Legalmente Michael Arthur Long estava morto, surgiu então Michael Knight (David Hasselhoff).

Com Michael Knight adotado como filho, Wilton decidiu fazer um novo carro, foi criado K.I.T.T. (Knight Industries Two Thousand), um veículo Pontiac Trans AM preto, alterado pela empresa de George Barris, responsável pelo Batmóvel e pelo carro do Besouro Verde. O carro possuía inteligência artificial, além de vários acessórios. Era o mais rápido carro do mundo e também o mais resistente, pois era protegido por uma camada molecular super resistente o que o tornava indestrutível. Sua marca registrada era o sequencial vermelho que estava na frente do carro e que acompanhava o seu tom de voz. Depois do projeto concluído, infelizmente, devido a uma doença, Wilton morreu dizendo a Michael Knight que “um homem pode fazer uma grande diferença”.

A partir de então Michael Knight passou a dirigir K.I.T.T. com o intuito de combater malfeitores. Michael e K.I.T.T. eram sempre auxiliados por Devon, o presidente da Fundação, e Bonnie, responsável pela parte técnica de K.I.T.T. . Eles acompanhavam e assessoravam o trabalho de Knight de dentro de um caminhão repleto de computadores e que servia de sede para a fundação. Para manter contato com a equipe, Michael usava um relógio de pulso que unia as habilidades de rádio, câmera de vídeo, e ainda era capaz de transferir energia e abrir fechaduras.

O toque de humor ficava por conta do relacionamento entre K.I.T.T. e os seres humanos; o carro estava sempre tentando analisar e entender o comportamento das pessoas, em especial o de Michael, pelo lado puramente lógico e exato.

Nos dois primeiros episódios da segunda temporada, a Super Máquina enfrentou Golias (do original Goliath), um mega caminhão completo (cavalo e baú), tão resistente e inteligente e, logicamente, mais forte que o Pontiac. Golias era dirigido pelo filho renegado de Wilton Knight, chamdo de Garthe Knight e interpretado pelo mesmo David Hasselhoff. K.I.T.T. também teve um “irmão gêmeo vilão”, o primeiro protótipo de carro com inteligência artificial da Knight Industries, outro Pontiac Firebirs Trans-Am , batizado de K.A.R.R. (Knight Automated Roving Robot, ou Robô Knight Automatizado Itinerante) e que diferia da Super Máquina pela voice box amarela.

 

No Brasil.


Inicialmente a Rede Globo tinha interesse em adquirir o seriado, mas a Universal só aceitava vender a 1ª temporada completa e a 2ª que ainda estava para ser produzida). Com a recusa da Globo a TVS comprou Super Máquina juntamente com um contrato de exclusividade com a Universal Studios em filmes e séries. Assim, o programa foi mostrado primeiro na Rede Record a partir de 1983 e posteriormente no SBT, já no ano seguinte. Na ocasião tornou-se um grande sucesso por aqui. As três primeiras temporadas da série foram exibidas na Rede Record e o SBT exibiu a última.

O sucesso de Super Máquina fez com que a Glasslite por exemplo lançasse uma linha completa de brinquedos baseados na série.

Na TV a cabo, os episódios foram exibidos pelo antigo canal USA (atual Universal Channel), da Globosat, de março de 1996 a novembro de 1998, totalizando 6 reprises de todos os episódios. O Canal 21 exibiu os episódios de maio de 2001 a setembro de 2002, mas sem alguns episódios e totalmente fora de ordem.

A série também foi mostrada pelo canal por assinatura Sci-fi e a partir de 2013 pela Rede Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *