Anime Aventura Desenhos Drama

Marco (Haha Wo Tazunete Sanzenri – 1976)

Emissora: Fuji TV.
Emissora no Brasil: TV Tupi e TV Record.
Transmissão Original: de 4 de janeiro de 1976 a 26 de dezembro de 1976.
Duração: 25 minutos.
Temporadas: 1 (52 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Nippon Animation Co.

 video elenco

O Desenho.


A série animada Marco (Haha Wo Tazunete Sanzenri) era um japanimation conhecido por suas histórias extremamente tristes. O sofrimento pelo qual passava o protagonista da série, regado a uma trilha melancólica faziam deste programa um prato cheio para a criançada que estava a fim de chorar.

Por incrível que pareça, as aventuras de Marco mesmo entristecendo os corações infantis do princípio ao fim de cada episódio, principalmente quando o menino cantava uma musiquinha com uma letra bem deprimente, alcançou um grande sucesso em vários países.

Produzido em 1976 com um total de de 52 episódios, Marco foi distribuído no Japão por Nippon Animation Co. A produção tinha a mesma equipe de outra animação japonesa, a série Heidi, que havia sido exibida dois anos antes. Esses desenhos da Nippon faziam parte do projeto World Masterpiece Theater, que apresentava um seriado baseado em um livro ou história clássica diferente.

A História.


Marco era o filho mais novo de uma humilde família italiana, que vivia com seus pais numa casinha na montanha, em um pequeno povoado. Eles eram muito pobres mas nem por isso deixavam que as dificuldades ferissem sua alegria. Marco considerava só ter uma riqueza o amor dos seus pais. Certo dia, o menino é separado da sua mãe Anna, quando esta vai trabalhar na Argentina devido a grande crise que abalava a Itália. Após dois anos as cartas de Anna param de ser enviadas e Marco decide ir a busca de sua mãe para saber o que aconteceu.

Durante a viagem ele encontra Violina, uma moça que trabalha num teatro de fantoches e que conhece muito bem a Argentina. O dono do teatro gosta tanto dele que o quer levar para a Argentina. Marco fica radiante com a ideia e apressa-se a ir contá-la ao pai que evidentemente o proíbe de embarcar nessa aventura, mas ele não pensa duas vezes, foge e vai em busca da mãe.

Marco inicia uma longa jornada junto com o seu pequeno macaquinho de estimação para encontrá-la, vivendo inúmeras aventuras que encontra em seu caminho. Ele luta com muita coragem, aguentando frio e fome pelos lugares por onde passa, mas jamais deixava que pensamentos maus o acompanhassem pois ele era a todo instante guiado pela voz calma de sua mãe em suas lembranças: “Marco, seja um bom menino!”.

Enquanto Marco atravessava o mundo guiado por seu sonho, as crianças vivenciavam a angústia do menino, principalmente nos episódios em que o garoto chegava bem próximo de reencontrar sua mãe, mas algum empecilho o impedia de alcançar o objetivo. Até que um dia Marco chega à Argentina, no porto de Bahia Blanca, onde no final da série, encontra sua mãe, doente num convento e precisando passar por uma cirurgia. Marco e sua mãe acabam a série felizes e retornando para casa.

No Brasil.


No Brasil, o seriado estreou pela TV Tupi, no Domingo no Parque. Anos mais tarde a série foi exibida na TV Record.