É um anime de sucesso sobre Angel, uma adolescente que era a única descendente do povo Estrela Floral na Terra.
Emissora: Tv Asahi.
Emissora no Brasil: TV Record, SBT e TV Corcovado.
Transmissão Original: de 9 de fevereiro de 1979 a 8 de fevereiro de 1980.
Duração: 15 minutos.
Temporadas: 2 (50 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Toei Animation.
O Desenho
O anime Angel a Menina das Flores estreou em 1979 e alcançou grande repercussão em vários países, inclusive no Brasil.
A animação japonesa, cujo título original é “Hana No Ko Runrun”, que literalmente significa “Filha da Flor Run Run”, também teve seu título em inglês como “The Flower Child Lunlun”. Foi criada originariamente como um mangá, de aproximadamente 39 volumes, que falava de uma menina mágica, focalizando sua história em temas ligadas às flores.
Algum tempo depois foi adaptada pela Toei Animation e se tornou um anime de grande sucesso no Japão e particularmente na Europa e na América Latina. Uma adaptação para o cinema foi também realizada em março de 1980 com o nome original de “Hana no Ko Runrun Konnichiwa Sakura”(The Flower Child Lun Lun: Hello Cherry Garden”.
A História
Há muitos anos a Terra também era habitada pelos Seres Florais, uma raça pacifica que cansada do comportamento orgulhoso dos humanos acabou construindo seu próprio planeta, chamado Estrela Floral, localizado atrás de uma nuvem multicolor. Mas alguns seres florais permaneceram em nosso planeta dando origem a uma linhagem da qual pertencia Angel, uma adolescente que era a única descendente do povo Estrela Floral na Terra.
Angel, a dócil menina francesa, vivia com seus avós, pois era órfã de pai e de mãe. Eles moravam em uma tenda de flores localizada em um pequeno povoado, onde Angel brincava com seus amigos ou ajudava os avós a vender flores. Até que dois mensageiros enviados pelo rei da Estrela Floral, o cão Ubaldo e a gata Katy, apareceram no vilarejo e contaram à menina a verdade sobre sua descendência. Também revelaram que para seu povo sobreviver, Angel deveria encontrar a lendária e rara Flor das Sete Cores, um elemento vital para a salvação de sua raça que só havia florescido uma vez e possuía em cada pétala sete cores distintas. A flor era o único elemento capaz de sustentar a Estrela Floral e além de ser muito bela possuía poderes mágicos, sendo capaz de emitir raios cintilantes.
Angel partiu então em viagem pelo mundo com seus animais falantes e carregando um broche mágico, conhecido como a “Chave Floral”, um objeto capaz de conceder extraordinários poderes à menina, bastando que ela o apontasse para uma flor e dissesse “Ajude-me poderes da Estrela Floral”.
Mas a gananciosa Malícia e seu capanga guaxinim Ivan, também vindos da Estrela Floral, estavam atrás da valiosa flor e tentavam atrapalhar Angel. A perversa pretendia herdar o posto monárquico do Planeta das Flores e seu capacho almejava ser o seu primeiro ministro, por isso precisavam da flor para serem coroados. Ivan, ao chegar na Terra virou uma espécie de detetive sempre em companhia do seu guarda chuva mágico. Toda vez que Malícia via uma foto da Flor das Sete Cores apareciam rugas em seu rosto lhe deixando muito aborrecida.
Mas Angel era protegida pelo andarilho Felipe, um enviado da Estrela Floral que costumava aparecer quando ela estava em perigo e distribuía sementes de flores para os amigos que Angel fazia durante sua viagem. Angel e seus amigos viajavam por toda a Europa atrás de um Campo de Flores, uma vez que a Flor das Sete Cores podia estar em lugares floridos e arborizados. No final de cada capítulo Felipe distribuía sementes para os amigos que Angel fazia nas suas viagens, e estes amigos por sua vez enviavam as mesmas sementes para a França onde Angel morava. Assim a Flor das Sete Cores resultou ser a união de todas as espécies de flores, simbolizando o amor e a amizade, tão escasso na humanidade.
No Brasil
O desenho foi transmitido no Brasil no início dos anos 80 pela TV Record que não o apresentou até o final. Depois Angel a Menina das Flores começou a ser apresentado pelo o SBT também sem mostrar o encerramento.
Quando passou a ser apresentado pela TV Corcovado com o nome de Angélica, finalmente foi mostrado por completo.
Recebeu a dublagem da MAGA, estúdio do dublador Marcelo Gastaldi, onde a protagonista foi feita pela atriz Telma Lúcia. No SBT ganhou um tema de abertura em português composto por Mário Lúcio de Freitas.