Ação Aventura Desenhos Ficção Científica

Homem Pássaro (Birdman – 1967)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Bandeirantes, SBT, Cartoon Network, Boomerang e Tooncast.
Transmissão Original: de 9 de setembro de 1967 a 6 de setembro de 1969.
Duração: 7 minutos.
Temporadas: 2 (20 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Hanna-Barbera Productions.

episodiosvideo elenco

O Desenho.


O Homem Pássaro foi uma série de animação que fez bastante sucesso também no Brasil. As aventuras do herói alado são uma prova de que a produtora Hanna-Barbera vivia sua época de ouro na década de 1960. Com roteiros bem elaborados e uma animação ágil, o seriado – que tinha episódios curtos com aproximadamente 8 minutos cada – agradava crianças e adultos. Cada programa trazia, além de dois episódios do Homem-Pássaro, um com o também famoso Galaxy Trio. Os dois desenhos foram criados pela Hanna-Barbera em 1967 e eram distribuídos em conjunto para serem exibidos.

O desenho foi bastante popular e teve muito fôlego – que foi renovado após a primeira temporada com o surgimento do Menino-Pássaro (Bird Boy), que aqui no Brasil nem chegou a ser muito conhecido.

A História.


A identidade secreta do Homem-Pássaro era Ray Randall, um humano comum que ganhou poderes de luz solar do deus do sol Rá. Ele possuía asas em suas costas que lhes davam a capacidade de voar, além disso, ele recebia energia do Sol e conseguia gerar raios com seus braceletes, e campos de força, mas deveria recarregar seus poderes periodicamente através de exposição a luz solar. Em sua base secreta, a “pássaro-caverna”, dentro de um vulcão extinto, no meio de uma cadeia de montanhas rochosas, vivia o herói alado, ao lado do inseparável pássaro Vingador e também do Menino-Pássaro.

O herói fazia alguns trabalhos para o governo americano – seu contato, o misterioso chefe da organização, atendia pelo código Falcão 7. O agente, que usava um tapa olho, buscava a ajuda do herói pelo painel de controle da base de operações do Homem Pássaro. Bastava um chamado do Falcão 7, indicando que uma nova ameaça surgiu e que mais uma vez estávamos numa situação de emergência, que o Homem Pássaro saia voando e bradando sua marca registrada: “Hoooooomem Pássaro!”.

Combatendo fantásticas naves, seres espaciais, monstros aquáticos, destruidoras armas foguetes, robôs, raios laser ou aranhas gigantes o herói nunca desistia na sua luta contra o mal. Porém o nosso grande guerreiro possuía, como todos os heróis, um ponto fraco: Sua fonte de força se encontrava nos raios solares e em toda aventura ele precisava se carregar, voando em direção ao astro rei. O problema é que seus inimigos sempre davam um jeito de prendê-lo longe do sol, esgotando os poderes do herói. Na “hora H”, o herói escapava, reabastecia suas energias e dava conta do recado

No Brasil.


A excelente dublagem do desenho no Brasil foi realizada pela Herbert Richers. Nela, os efeitos vocais do personagem Vingador foram mantidos os originais feitos pelo ator Mike Road.

O destaque ficava por conta da voz de Márcio Seixas fazendo o herói. Conhecido também pela sua dublagem do James Bond, ele imortalizou por aqui o famoso grito: “Homem Páaaasaro!!!”. Márcio Seixas contou a Revista Wizard brasileira que originalmente não queria fazer a dublagem do personagem Homem-Pássaro de jeito nenhum, mas que seu chefe na época o obrigou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *