Comédia Desenhos

A Formiga e o Tamanduá (The Ant And The Aardvark – 1969)

É um desenho animado dos anos 60 sobre um tamanduá azul que vive perseguindo uma esperta formiguinha mas sempre se dá mal.

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Tupi, TVS e Boomerang.
Transmissão Original: de 5 de Março de 1969 a 16 de maio de 1971.
Duração: 6 minutos.
Temporadas: 1 (17 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: DePatie-Freleng Enterprises.

episodios video elenco

O Desenho.


Uma produção da DePatie-Freleng em associação com Mirish Cinema Company, A Formiga e o Tamanduá rendeu 17 episódios hilários de pouco mais de 6 minutos que foram apresentados em syndicated, juntamente com outros personagens da DFE, como a Pantera Cor-de-Rosa e o O Inspetor, entre 1969 a 1971.

A série, que é oriunda dos cinemas, estreou no dia 5 de março de 1969 e terminou em 16 de maio de 1971. Foi reprisado em setembro de 1972 no Show da Pantera Cor-de-Rosa substituindo o desenho O Inspetor, após terem sido exibidos todos os seus 34 episódios. O desenho foi mostrado novamente em 1976, no The Pink Panther Laugh and a Half Hour and a Half Show.

Mais tarde, em 2007, a New World Pictures produziu um filme em “live-action” denominada The Ant and the Aardvark: The Movie, estrelado por Zach Galligan como A Formiga e Blair Underwood como O Tamanduá. A direção ficou a cargo de Michael Dinner.

A História.


A Formiga e o Tamanduá apresentava um tamanduá azul, completamente atrapalhado, que falava como Jackie Manson e vivia se dando mal nas suas tentativas a todo custo de capturar uma esperta formiga vermelha chamada Charlie. Acontece que o seu almoço não estava a fim de cooperar e a astuta formiguinha sempre com grande êxito escapava do tamanduá.

O desenho animado também contava com outros personagens secundários tais como Cousin Term the Termite, que era um primo da formiga; a Aunt Minerva, a tia da formiga Charlie; Tiny the Elephant, que era um pequenino elefante, irmão de Charlie e Tiger, um tigre cientista, que originalmente tinha a voz semelhante à de Boris Karloff (ator muito famoso pelo seus filmes de terror). A Formiga tinha a voz similar à de outro comediante: Dean Martin.

Havia também um cachorro atrapalhado, um urso e até mesmo um personagem de Tarzan, que representava também o outro irmão de Charlie.

Em alguns episódios o tamanduá lutava contra o seu rival, um outro tamanduá verde e em outras o tamanduá azul utilizava até um computador Phooey para ajudar em algumas de suas ideias de como capturar a famigerada formiga, criando uma situação muito semelhante ao conceito do Coyote e Papa-Léguas, um desenho animado famoso da Warner Bros.

No Brasil.


Embora o protagonista do desenho seja um porco-da-terra (ou Aardvark), na versão brasileira do desenho ele aparece como um tamanduá, talvez pelo fato deste mamífero ser mais conhecido no país. O aardvark é um mamífero africano cuja alimentação é basicamente composta por cupins e formigas.

O desenho A Formiga e o Tamanduá (The Ant and the Aardvark) foi exibido pela primeira vez no Brasil em 1974, na TV Tupi, dentro da Sessão Patota, de segunda à sexta-feira às 17h. Em 1976, ainda na Tupi, fazia parte do pacote desenhos exibidos pelo Capitão Aza.

Em 1984 passou a fazer parte da programação da TVS, exibido com outros desenhos do estúdio às 16h35. Sua última exibição por aqui foi no canal por assinatura Cartoon Network, ao lado de outros clássicos, em 2000.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *