Policial Séries

Shaft (Shaft – 1973)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TV Tupi e Rede Globo.
Transmissão Original: de 9 de outubro de 1973 a 19 de fevereiro de 1974.
Duração: 90 minutos.
Temporadas: 1 (7 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: MGM Television.

textoepisodiosvideo elenco

A Série.


Shaft inaugurou a chamada blaxploitation, explosão de filmes com personagens negros nos Estados Unidos. Inspirando-se numa história do escritor Ernest Tidyman, o diretor Gordon Parks introduziu um dos ícones do cinema na década de  1970. John Shaft combateu o crime em três filmes (Shaft -1971, O Grande Golpe de Shaft – 1972 e Shaft na África – 1973) e depois de uma boa carreira nos cinemas ganhou sua versão para a TV.

O primeiro filme com o personagem tinha no elenco nomes como os de Richard Roundtree como John Shaft, Moses Gunn como Bumpy Jonas, Charles Cioffi como Vic Androzzi entre outros.

O álbum da trilha sonora do filme, gravado por Isaac Hayes, também foi um grande sucesso, tendo a música Theme from Shaft ganhado o Oscar de melhor trilha sonora original de 1972.

Produzida pela MGM Television estreou em 1973 na CBS a série Shaft, numa tentativa de pegar carona no sucesso dos filmes do herói. O ator Richard Roundtree repetiu seu papel como o detetive particular John Shaft em aventuras semanais de 90 minutos pelas ruas de Nova York. Shaft era exibida juntamente com Hawkins durante a temporada televisiva de 1973-74 no The New CBS Tuesday Night Movies.

Talvez por ser bem menos violento que a versão para cinema, o programa não conseguiu repetir o sucesso da tela grande. Outro fator para o seriado não ter emplacado pode ter sido pelo fato de o personagem principal, ter sofrido algumas modificações em relação ao seu enredo original do filme, pois agora em vez de trabalhar contra a polícia, ele passava a trabalhar com eles. Muitos fãs começaram a achar que Shaft havia se vendido e por causa disto o programa durou apenas uma temporada com 7 episódios.

Shaft foi apresentado originalmente nos Estados Unidos pela rede CBS, entre 9 de outubro de 1973 a 19 de fevereiro de 1974, e tinha a maravilhosa música tema do herói presente na abertura do seriado.

 

A História.


De seu escritório particular para as ruas o detetive John Shaft combatia sequestradores, super gangsters do tráfico e escravagistas, quase sempre no submundo do Harlem, bairro nova-iorquino de população predominantemente de origem africana.

Shaft era um policial linha dura, machão e extremamente violento, que tinha um senso de justiça que o destacava dos demais companheiros de policia. De cabelo esculpido no melhor estilo black power, com correntes no pescoço, usando gola rolê e jaqueta de couro, Shaft também era um sedutor, irresistível para as mulheres, sendo um verdadeiro James Bond negro. Seu vocabulário, porém, estava longe do utilizado pelo agente do serviço secreto de Sua Majestade, já que fazia uso do palavreado dos guetos negros.

Na série, Shaft recebia ordens do Sargento Al Rossi (Eddie Barth), um sujeito pouco paciente com o jeito sem escrúpulos de trabalhar de seu policial.

 

O Retorno.


O herói teve uma continuação para os cinemas em 2000, dessa vez com o ator Samuel L. Jack no papel principal. Com a direção de John Singleton, Shaft precisa lutar contra o racismo e o tráfico de drogas em uma comunidade local. Quando um conhecido líder da comunidade negra assassinado por um racista filho de um rico e poderoso empresário, Shaft começa a investigar o caso e busca de todas as maneiras conseguir provas que o incriminem e o condenem perante a Justiça.

No filme aparece o ator Richard Roundtree como o tio do atual Shaft, L. Jackson.

No Brasil.


O seriado foi exibido ao longo da década de 1970 na TV Tupi e Rede Globo como filmes da semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *