Aventura Nacional Séries

Flora Encantada (1999)

Emissora: Rede Globo.
Transmissão Original: de de 11 de outubro de 1999 a março de 2000.
Duração: 20 minutos.
Temporadas: 1 (55 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Rede Globo.

episodios elenco

A Série.


No dia 11 de outubro de 1999 estreou na Rede Globo a série infantil Flora Encantada, que inaugurou uma nova aposta da Rede Globo em sua programação infantil, como uma série ecológica, estrelada por Angélica, transmitindo noções de cidadania, preservação da natureza, qualidade de vida, cidadania e solidariedade.

O programa fazia parte de um projeto da emissora para criar produtos nacionais, de meia hora de duração, que buscassem o equilíbrio entre divertimento e educação. A implantação e supervisão estavam a cargo da Diretoria de Desenvolvimento de Projetos, sob o comando de Roberto de Oliveira.

O programa contava com oito bonecos confeccionados e manipulados pela equipe de Quiá Rodrigues e Renato Spinelli. Divertidos e coloridos, os bonecos encantaram não apenas pela aparência (foram bem confeccionados pelos autores dos bonecos do extinto TV Colosso) mas também por suas manias e peculiaridades.

Os cenários, criados por Fumi Hashimoto, apresentavam três ambientes diferentes: a floresta, a sede da reserva e a casa de Gana Ganância. Tudo fazia referencia aos desenhos animados e aos elementos de pop art, o que deu um visual diferenciado ao programa.

Quando estreou, Flora Encantada apresentava duas a três histórias curtas e independentes por dia, seguindo o formato dos desenhos animados. A partir de 21 de fevereiro de 2000, no entanto, as histórias passaram a ser semanais, acelerando o ritmo do programa. Apesar disso no mês seguinte o programa deixou de ser exibido em março de 2000.

 

A História.


A trama de Flora Encantada centrava na personagem Flora, vivida por Angélica, uma menina que herda do avô uma reserva ecológica localizada no meio de uma grande cidade.

Para defender sua reserva dos impulsos destrutivos da bruxa Gana Ganância (Fernanda Lobo) e seus aliados, Flora conta com a ajuda de seus amigos que eram o adolescente Gafa (Leonardo Miggiorin) e o índio Mirim (Cambiro), que tinha um apelo especialíssimo: era um indiozinho de verdade, de 9 anos de idade, vindo de uma reserva guarani no Espírito Santo. Eles unem forças a fim de preservar sua floresta.

Além desses, o programa contava com os bonecos Tanachata, uma tanajura estressada; Toupeira, que usa um chapéu de escavador de mina; Joaninja, uma joaninha mensageira; Flores Cantoras, três flores que cantam provérbios; e Traça & Papa, uma dupla de traças, auxiliares de Gana Ganância. Com o tempo, outros bonecos entraram na trama como o macaco Bananico e o Morcegão.

O infantil reservava ainda um espaço para a  participação de convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *