Drama Séries

Doutor Kildare (Doctor Kildare – 1961)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: TV Excelsior e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 27 de setembro de 1961 a 5 de abril de 1966.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 5 (191 episódios).
Preto e branco e cores.
Companhias Produtoras: Arena Productions e MGM Television.

textoepisodiosvideo elencotrilha

A Série.


O Dr. Kildare foi criado originalmente por Frederick Schiller Faust para os filmes teatrais da década de 30 e 40. No seriado para o cinema o jovem médico interno Dr. Kildare tinha como mentor um médico mais velho e experiente chamado Dr. Leonard Gillespie. Depois dos dez primeiros filmes, o personagem do Dr. Kildare foi eliminado e a história passou a ser focado no Dr. Gillespie.

No dia 1 de fevereiro de 1950 o personagem chegou à rádio WMGM no programa chamado A História do Dr. Kildare. Na trama, os atores Lew Ayres e Lionel Barrymore voltavam a interpretar seus personagens do cinema. O programa, muito bem escrito por nomes como Les Crutchfield e Jean Holloway, ficou no ar até o dia 3 de agosto de 1951 e depois foi exibido em syndicated em outras estações.

Na mesma época do lançamento de Dr. Kildare outro drama médico também começou a ser apresentado pela rede ABC, chamado Ben Casey e os dois disputam a audiência dos espectadores. As duas séries são consideradas pioneiras nesse tipo de espetáculo médico e abriu caminho para outras séries do gênero. As duas série tratavam os assuntos de forma bem parecida e se tornaram bastante populares.

Richard Chamberlain (Dr. Kildare) recebia três vezes mais cartas das fãs, principalmente da jovens mocinhas da época, devido a sua idade e porte físico, mais apropriado ao público jovem, do que Vince Edwards (Ben Casey), que tinha uma fisionomia mais série e lidava com temas mais adultos.

As primeiras temporadas foram produzidas em preto e branco e na última Dr. Kildare teve seus episódios gravados em cores. A exibição do programa passou a acontecer duas vezes por semana com os episódios tendo 30 minutos de duração.

No dia 5 de abril de 1966, Dr. Kildare foi cancelado, totalizando 191 episódios, sendo 58 com 25 minutos de duração, e o restante com 50 minutos,

O programa acabou também gerando historinhas em quadrinhos baseadas no personagem e publicadas pela editora Dell Comics, mas este teve vida curta. Durou apenas nove edições, de 1962 a 1965.

 

A História.


O seriado contava a história do Dr. James Kildare, interpretado por Richard Chamberlain, que chega em Nova Iorque para trabalhar como estagiário de medicina no grande hospital metropolitano Blair General, onde ele atrai a atenção de um médico mais velho respeitado e diagnosticador habilidoso, Dr. Leonard Gillespie.

Kildare tinha sido inicialmente instruído pelo seu supervisor, o Dr. Leonard Gillespie, a não se envolver na vida dos pacientes apenas cuidar para que elas se mantivessem vivas, mas muitas vezes ele não dava ouvidos a esses conselhos e acabava se envolvendo com os conflitos dos enfermos. Depois de se tornar um médico, Kildare enfrenta uma série de desafios profissionais e pessoais no exercício da sua profissão.

Enquanto trabalhava para aprimorar seus conhecimentos médicos, Kildare tinha que constantemente reavaliar sua conduta para conseguir conquistar o respeito do seu supervisor.

Na primeira temporada Dr. Kildare compartilhava a amizade dentro do hospital com o Dr. Agurski (Eddie Ryder) e o Dr. Gerson (Jud Taylor). Na terceira temporada o Dr. Kildare foi promovido a residente e as histórias começaram a ficar mais centradas nos pacientes e suas famílias.

No Brasil.


No Brasil o seriado Dr. Kildare foi apresentado pela primeira vez na extinta TV Excelsior, em 1964, que também adquiriu Ben Casey exibindo-as em dias diferentes da semana.

Depois foi reapresentada na TV Bandeirantes do início dos anos 70 até 1976, exibindo-a de segunda-feira à domingo.

No Brasil o protagonista teve duas vozes, a primeira emprestada pelo dublador Ézio Ramos e a segunda dublada por Newton da Matta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *