Ação Aventura Ficção Científica Séries

Gemini Man (Gemini Man – 1976)

Emissora: NBC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Record e TV Manchete.
Transmissão Original: de 23 de setembro de 1976 a 28 de outubro de 1976.
Duração: 60 minutos.
Temporadas: 1 (13 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Universal TV.

episodios videoelenco

A Série.


Gemini Man, estreou em maio de 1976 nos Estados Unidos e foi mais uma daquelas séries de curta duração, que colecionou um público fiel em todo mundo e apresentou um herói com poderes quase iguais aos dos personagens em quadrinhos.

Logo após o fracasso da série O Homem Invisível que foi cancelada depois de poucos episódios no início de 1976, a NBC resolveu lançar outro programa no gênero. Leslie Stevens, Harve Bennett e Steven Bochco, tomaram como base o romance de H.G. Wells e criaram uma versão do Homem Invisível, mas inserindo uma importante modificação: ao invés da invisibilidade permanente do Dr. Daniel Westin, o personagem Ben Casey podia ficar invisível por apenas 15 minutos por dia.

O seriado foi introduzido por um episódio piloto, de mesmo nome, com duas horas de duração, que foi apresentado no dia 10 de maio de 1976. O seriado semanal passou a ser exibido pela rede NBC, nos Estados Unidos, entre 23 de setembro a 28 de outubro de 1976, onde foram mostrados apenas cinco episódios e logo após a série foi retirada da programação da emissora.

Mais seis episódios haviam sido produzidos e somente apresentados em outros países. Dois episódios da série, uma denominada de “Smithereens” e “Buffalo Bill Rides Again”, foram posteriormente re-editada como um telefilme de noventa minutos, intitulada “Riding with Death”, em 1976. Posteriormente em 1997, esse mesmo telefilme foi apresentado com um episódio dentro do programa de televisão “Mistery Science Theater 3000”.

A História.


A história do seriado começa quando Sam Casey, um mergulhador que trabalha para o governo encarregado de resgates submarinos, é enviado numa operação para recuperar uma perigosa cápsula que contém uma arma secreta. No grupo de resgate enviado junto com Casey está um sabotador cuja missão é explodir a cápsula. Assim, no exato momento do acidente, apenas Sam é vítima da radiação provocada, pois tem a infelicidade de ser o único integrante a estar próximo da cápsula no momento da sabotagem.

Sam Casey é gravemente ferido e tem que ser levado as pressas ao hospital, onde descobre que está invisível, pois sua estrutura molecular foi seriamente afetada, fazendo com que suas moléculas não interajam da forma esperada com os fótons. Sam teria certamente morrido se não fosse a invenção do Dra. Abby Lawrence, que cria um estabilizador de DNS, uma espécie de relógio digital que pode reverter a situação de Casey. Porém, basta o herói apertar um botão do relógio para ele voltar a ser invisível. Mesmo assim, Casey só pode ficar 15 minutos invisível por dia, pois mais que isso e sua invisibilidade será permanente. Casey passa a trabalhar para a Intersect, uma organização governamental dirigida por Leonard Driscoll.

Uma curiosidade é que o seriado possui um episódio muito parecido com um produzido para a série Mulher Biônica. O episódio “Sam Casey, Sam Casey”, escrito por James D. Parriot foi uma adaptação do próprio roteirista do episódio “Imagem no Espelho” de Mulher Biônica. Até os diálogos em determinados momentos são iguais.

 

No Brasil.


O seriado estreou no Brasil no dia 3 de janeiro de 1977, sendo levado ao ar às 21h na Rede  Globo nas segundas-feiras. Ficou na programação da emissora até 1978.

Durante o ano de 1979 foi apresentado nas tardes da TV Record e só retornou à televisão brasileira pela TV Manchete, quando foi mostrado em 1989 às segundas-feiras no horário das 18h45.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *