Ação Policial Séries

Baretta (Baretta – 1975)

É uma série lançada na década de 1970 sobre Tony Baretta, um policial da Califórnia que sempre arranjava problemas para os seus superiores.

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TVS, TV Manchete, Multishow, USA e Rede  Brasil.
Transmissão Original: de 17 de janeiro de 1975 a 18 de maio de 1978.
Duração: 42 minutos.
Temporadas: 4 (82 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Roy Huggins-Public Arts Productions e Universal Television.

textoepisodios videoelencotrilha

A Série.


O personagem Baretta fez um grande sucesso na década de 1970, mas o que pouca gente sabe é que ele surgiu por acidente. Em 1974, uma série chamada Toma foi produzida pela Universal e fez sucesso em sua primeira temporada. Baseado na vida real de David Toma, um detetive do Departamento de Policia da cidade de Newark (EUA) que tinha um grande número de apreensões surpreendentes em sua época como policial. Na série o policial fazia um aparecimento disfarçado nos episódios, como um personagem secundário, como um garçom ou vendedor. O chefe dele era o Inspetor Spooner. Mesmo com qualidade o programa teve um final prematuro.

A razão é que seu ator principal, Tony Musante, negou-se a continuar no papel. A Universal resolveu, então, contratar Robert Blake (ex-ator infantil) para substituí-lo em 1975. Para evitar comparações, os produtores acharam melhor criar uma nova série no mesmo estilo. O resultado saiu melhor que a encomenda e o programa durou quatro temporadas, tornando-se bem popular no gênero policial (ao lado de Kojak e Columbo).

A série Barreta estreou nos Estados Unidos no dia 17 de janeiro de 1975 produzida pelas Roy Huggins-Public Arts Productions e Universal TV. Durando 80 episódios de 60 minutos, o programa teve seu último episódio levado ao ar no dia 1 de junho de 1978.

Outro destaque de Baretta era o tema de abertura “Keep Your Eye on the Sparrow,” de Sammy Davis Jr., que chegou a tocar nas rádios nos Estados Unidos.

Anos mais tarde o ator Robert Blake, foi acusado de atirar duas vezes em sua esposa, Bonny Lee Bakley, no dia 4 de maio de 2001, no estacionamento de um restaurante italiano, em Studio City, na Califórnia. Em 2005, aos 71 anos, o ator foi inocentado da acusação pela justiça americana.

A História.


Tony Baretta era um policial da Califórnia, que vivia num hotel de segunda, gerenciado pelo ex-policial Billy Truman, chamado King Edward, no apartamento 2-C, com seu cacatua (espécie de papagaio originário da Oceania) chamado Fred. Filho de pobres imigrantes italianos, ele era um profissional pouco convencional, levando um estilo de vida um tanto excêntrico. Filho órfão de pobres imigrantes italianos, Baretta sempre se recusava trabalhar com parceiros, mas resolvia seus casos através de informantes de rua, como Galo (Michael D. Roberts), responsável por grande parte do humor da série. Baretta era ainda um grande mestre em disfarces, que ele usava para se infiltrar nas gangues da cidade e desvendar os mais diversos crimes.

Bem-humorado e despreocupado, Baretta vivia arranjando problemas com seus superiores. Na primeira temporada ele recebia ordens do severo Inspetor Shiller (Dana Elcar, o Peter Thornton da série Profissão Perigo), substituído na segunda temporada pelo Tenente Hal Brubaker (Edward Grover). Em alguns episódios a verdadeira esposa do ator Robert Blake, Sondra Blake, aparecia na série como atriz convidada.

O seriado se destacava pelas cenas de ação, pelos casos de investigação muito bem escritos e pelo bom humor dos seus personagens. Na época o programa foi muito criticado pela inúmeras cenas de violência, e alguns segmentos protestaram, apesar de tudo a série continuou e com muito sucesso.

No Brasil.


Tony Baretta chegou ao Brasil pela Rede Globo em 1977, figurando nas noites de terça-feira e depois de domingo. Ficou na programação até 1978.

Em 1980 Barreta retornou à TV Globo, na ocasião ocupando o horário da madrugada. No ano seguinte foi a vez de ser apresentado pela TVS nos domingos às 22h e em 1983 passou a ser mostrado aos sábados às 00h. Na TV de Sílvio Santos ficou no ar até 1984.

O seriado só retornou à televisão brasileira entre os anos de 1989 e 1990 quando começou a ser mostrado às quintas-feiras na TV Manchete no horário das 00h30.

Em 1998 a série foi apresentada no canal por assinatura Multishow, com legendas, diariamente às 23h30. Em 2003 esteve na programação do canal fechado USA sendo levado ao ar às 18h.

Depois de muitos anos fora da programação no Brasil, Baretta voltou em  2014 quando passou a ser apresentado pela Rede Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *