Ação Aventura Policial Séries

As Panteras (Charlie’s Angels – 1976)

É um seriado sobre três belas detetives que sob as ordens do misterioso Charlie, usavam toda sua eficiência para desvendar os casos.

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, Rede Gazeta, FOX, Rede 21 e TCM.
Transmissão Original: de 22 de setembro de 1976 a 24 de junho de 1981.
Duração: 50 minutos.
Temporadas: 5 (115 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Spelling-Goldberg Productions.

textoepisodios videoelenco

A Série.


As Panteras estreou na TV ABC em 1976 e logo tornou-se um sucesso dos fins de noite, conseguindo uma boa audiência. Da noite para o dia, as três belas detetives conquistaram os Estados Unidos e, logo em seguida, o resto do mundo. De repente podia-se ver As Panteras estampadas em figurinhas de chiclete, pôsteres, lancheiras, revistas (inclusive capa da Time), bonecas e uma infinidade de produtos. O seriado chegou a ocupar a quarta posição entre os mais vistos nos Estados Unidos.

O espetáculo foi criado por Ivan Goff e Be Roberts e através dos produtores executivos Aaron Speling e Leonard Goldberg, tomou a forma divertida e ágil que se tornou marca registrada do programa. Também contou com inúmeras participações de celebridades tais como Gene Barry, Kim Basinger, Sonny Bono, Jamie Lee Curtis, Timothy Dalton, Sammy Davis, Jr e Robert Urich, entre muitos outros.

As Panteras foi apresentado originalmente nos Estados Unidos no dia 22 de setembro rendendo um total de 116 episódios, de aproximadamente 50 minutos, em cinco temporadas. O espetáculo foi introduzido por um episódio piloto apresentado em 21 de março de 1976, com duração de 90 minutos. Foi cancelado no dia 24 de junho de 1981.

Depois de vários testes com dezenas de atrizes, as escolhidas pelos executivos da ABC foram Kate Jackson, como Sabrina, Jaclyn Smith no papel de Kelly, e Farrah Fawcett como Jill. Farah foi a última atriz a ser escalada, pois os produtores queriam uma loira na série e tiveram que se esforçar para encontrar a atriz com a sensualidade ideal na opinião dos produtores.

A princípio, o seriado seria mais centrado na atriz Kate Jackson, que já tinha uma carreira “sólida” na televisão americana, e por isso ganhava um salário de US$ 10.000 por semana, enquanto as demais recebiam US$ 5.000. Só que a louraça Farrah, com penteados que marcaram época, logo roubou a cena com sua sensualidade e foi a primeira pantera a ganhar a mídia, capas de revistas e toda uma parafernália de merchandising.

A carreira de Farrah Fawcett (na época usando Majors em seu sobrenome, por estar casada com o ator Lee Majors) foi instantaneamente alavancada, graças também ao lançamento de seu famoso “pôster do maiô”, que vendeu milhões de cópias. Seu pôster aparecia em todos os lugares, até mesmo no filme Os Embalos de Sábado À Noite (Saturday Night Fever). Mas Farrah não estava contente com a direção que sua personagem estava tomando e, após receber inúmeras propostas, decidiu deixar a série no final da primeira temporada. Sua saída chocou o público e os produtores, Aaron Spelling e Leonard Goldberg, que a processaram por quebrar o contrato de cinco anos que ela havia assinado com eles. Fawcett foi substituída por Cheryl Ladd, que fez a irmã de Jill, a personagem Kris Munroe.

Em junho de 1979, foi a vez de Kate Jackson também sair da série, sendo substituída por Shelley Hack, interpretado a personagem Tiffany Welles. Mas Shelley ficou pouquíssimo tempo no programa e foi substituída por Tanya Roberts (vivendo Julie Rogers). Na série, Jill deixou a agência de Charlie para ir para a Europa e se tornar uma campeã das corridas de carro. Mas ela voltou para ver sua irmã e suas ex-colegas de trabalho no final da temporada 1978-79, que representa o auge da série por apresentar as quatro Charlie’s Angels juntas! E assim elas formaram o melhor time de detetives já visto na TV.

A História.


Saídas da Academia de Polícia, três belas mulheres formam um grupo que trabalha para a Agência de Detetives Towsend. O trabalho das meninas é desvendar crimes em lugares exóticos e glamourosos. As três chamam atenção na eficiência ao manejar  armas e na astúcia para desvendar os casos.

Sabrina Duncan é a mais esperta do grupo e tem maior habilidade para se disfarçar e mudar de voz. Kelly Garrett é a mais calma e calculista e Jill Munroe é a que usa da sensualidade para ajudá-la nas investigações. Elas são coordenadas por John Bosley, o sempre amigo e confiável chefe das detetives, que comanda a agência de Charlie Townsend, um sujeito muito misterioso que nunca aparece e só explica as missões através de um aparelho. Em diversas ocasiões elas bem que tentavam conhecer seu chefe, mas acabavam sempre não alcançando resultado. Somente no último episódio da série, tanto o público como as Panteras puderam finalmente conhecê-lo.

A agência ficava sob o comando do homem de confiança de Charlie chamando John Bosley, interpretado pelo ator David Doyle, que além de servir de intermediário entre Charlie e suas “Panteras”, muitas vezes participava ativamente nas operações.

A missão das Panteras era combater e desvendar crimes em diversos lugares, de preferência locais exóticos e glamurosos, mas o destaque ficava mesmo por conta da beleza das jovens, dos seus lindos cabelos e pelo jeito especial feminino para resolver os mistérios.

 

Outras Versões.


Aaron Spelling, tentou reviver a série no final da década de 80 com um elenco totalmente novo. O piloto de Angels’ 88, entretanto não chegou a ser exibido.

Em 2000, As Panteras foram parar no cinema, com as atrizes  Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu interpretando as garotas do Charlie. Com o sucesso desse filme a Columbia Pictures produziu ainda uma sequência em 2003, As Panteras – Detonando.

Em 2011 uma nova versão do seriado foi exibido na rede ABC, nos Estados Unidos, com Rachael Taylor, Annie Ilonzeh e Minka Kelly nos papeis principais. A emissora americana decidiu retirar de sua grade de programação, depois de somente quatro episódios no ar, alegando que foi por falta de audiência.

No Brasil.


O seriado chegou ao Brasil em 1977, sendo apresentado pela Rede Globo na faixa chamada Quarta Nobre, depois passou a ser reprisado na Sessão Aventura, no horário da tarde, onde ficou até 1983.

Em 1991 foi exibida pela TV Gazeta, sendo levada ao ar diariamente às 18h30. Depois de mais de dez anos fora da TV aberta brasileira, a série  As Panteras voltou em 2004 através da Rede 21. Nesse meio tempo, durante os anos 1990 a série foi apresentada no Brasil pelo canal por assinatura Fox. Também foi mostrada no canal por assinatura TCM em 2008.

A dublagem do seriado realizada pela Herbert Richers consagrou várias vozes como Sumara Louise, Viviane Farias e e Maralisi Tartarine. As primeiras temporadas foram redubladas pelo estúdio Áudio News para a exibição no Canal 21 e Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *