Comédia Desenhos

Faísca e Fumaça (Heckle and Jeckle – 1946)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: TVS, Rede Globo e TV Record.
Transmissão Original: de 1946 a 1966.
Duração: 30 minutos.
Temporadas: 2 (85 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Terrytoons animation e Filmation Studio.

video

O Desenho.


Os corvos mais malucos dos desenhos animados foram criados por Paul Terry em cima de uma ideia até então pouco explorada no mundo dos cartoons: gêmeos idênticos. Produzida pela Terrytons para a Warner em 1946 e transmitidos pela CBS, a série animada Faísca e Fumaça não teve cores até 1960.

A estreia na televisão aconteceu em 1956, no programa Cartoon Theatre, produzido pela CBS, onde o apresentador Dick Van Dyke fingiu bater um papo com os corvos. Ao todo foram 53 episódios, entre curtas e série para a TV, exibidos entre os anos de 1946 e 1966.

Após uma pausa de aproximadamente treze anos sem criação, a licença dos personagens foi adquirida pela Filmation Studio, que produziu 32 novas histórias especialmente para o show As Novas Aventuras de Super Mouse e Faísca e Fumaça.

Faísca e Fumaça (no original: Heckle and Jeckle) tiveram seus nomes originais inspirados no famoso livro O Médico e o Monstro (The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde), do escocês Robert Louis Stevenson.

Uma aparição dos dois personagens foi feita em Os Simpsons, no episódio The Wizard of Evergreen Terrace (1998), durante a visão que Homer teve de seu próprio funeral.

A História.


Faísca e Fumaça era irmãos idênticos em praticamente tudo, nos movimentos quase o tempo todo sincronizados, e até na voz, já que o diretor da série, Mannie Davis, fez questão que um único ator dublasse os dois personagens na versão original. Na verdade a única diferença está no nome dos personagens, mas a dessemelhança na versão original também é bem pequena, um se chama Heckle e o outro Jeckle, ou seja, apenas a primeira letra de cada nome.

Os dois vivem tentando atacar uma plantação de milho, o que acaba sempre os colocando em apuros, que eles contornam muito bem usando pra isso a velha e boa malandragem e esperteza. Por aprontarem várias, Faísca e Fumaça são sempre perseguidos. Em alguns desenhos os dois aparecem até como presidiários, só para evidenciar o caráter nada agradável desses dois corvos malucos.

No Brasil.


Aqui no Brasil o desenho estreou no SBT às 10h30 onde ficou até o ano seguinte. Os episódios exibidos foram os produzidos pela Filmation. No final da década de 1980 passaram a ser exibidos nos finais de tarde da Globo.

Em 1994 Faísca e Fumaça começaram a ser apresentados na TV Record às 16h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *