Ação Anime Aventura Desenhos

Super Homem do Espaço (Yusei Kamen – 1966)

Emissora: TV Fuji.
Emissora no Brasil: TV Tupi e TV Record.
Transmissão Original: de 3 de junho de 1966 de 1964 a 21 de fevereiro de 1967.
Duração: 23 minutos.
Temporadas: 1 (39 episódios).
Preto e branco.
Companhias Produtoras: TCJ Eiken.

episodios video elenco

O Desenho.


Produzido por TCJ Eiken no Japão em 1966, o anime Super Homem do Espaço foi um dos mais representativos trabalhos de Takaharu Kusunoki, que o criou para ser exibidos na emissora japonesa TV Fuji. O desenho, que recebeu o título original de Yusei Kamen, foi realizado entre os anos de 1966 e 1967, gerando  39 episódios em preto e branco.

A direção ficou a cargo de Yonehiko Watanabe e o roteiros sob responsabilidade de Nobuo Nita, que escreveu uma história futurista, repleta de elementos de ficção científica que todo fã do gênero certamente não dispensa.

A História.


Num futuro não muito distante, a Terra já sabia da existência de civilizações interplanetárias, como por exemplo, o planeta Pineron, com o qual estabelecia intercâmbio. A raça Pineron em muito se parecia com os terráqueos, possuindo apenas algumas características físicas para diferenciá-los, como: as orelhas pontiagudas e uma cicatriz em forma de estrela nas têmporas.

Num certo momento, a paz foi interrompida, pois os dois governos se acusavam mutuamente de planejar a guerra um contra o outro. Os Pinerons que viviam aqui começaram a ser perseguidos e presos pelos terráqueos. Foi neste contexto que surgiu Peter Johannsen, filho do cientista terráqueo Dr. Robert Johansen com a pesquisadora alienígena Maria (Pinerona). Seu pai negou-se a colaborar com o governo da Terra para desenvolver armas e como castigo foi encarregado de transportar uma ogiva nuclear até Pineron, junto com robô Atlanta, mas o Dr. Johansen não chegou a completar a missão, pois ao entrar no espaço aéreo de Pineron, ele foi morto em circunstâncias misteriosas. Maria, tida como espiã, foi levada para um campo de concentração e Peter nunca mais soube de seu paradeiro, mas vivia à procura dela.

Antes de morrer o Dr. Robert Johansen deixou uma maleta com o robô Atlanta para que fosse entregue ao seu filho. Peter passou a ser criado juntamente com sua irmã caçula Linda, pelo Professor Socraton, amigo de seu pai.

Uma guerra então se formou entre as duas civilizações, pois o líder de Pineron, Oriense, começou a atacar a Terra já que compreendeu que a explosão era um indício de guerra. Ajudado pelo Dr. Imoshi, Pineron passou a atacar e destruir as estações espaciais da Terra.

Consciente de que a guerra só existia por causa da ambição desmedida de governantes corruptos que alimentavam o medo, o jovem Peter adotou o nome de Super Homem do Espaço e, usando uma máscara para esconder sua origem, uma vez que a única coisa que o diferencia dos terráqueos era uma pequena marca de nascença na forma de estrela na testa, passou a combatê-los e libertar os prisioneiros Pinerons, à procura de sua mãe. No último capítulo, cansado do conflito, Super Homem do Espaço revelou sua identidade, pondo fim na absurda guerra.

No Brasil.


O público brasileiro só veio conhecer o anime Super Homem do Espaço quatro anos depois do seu cancelamento quando a TV Tupi o trouxe, em 1971, para sua programação. A série era exibida diariamente às 13h e ficou cerca de um ano no canal, saindo da telinha quando já era mostrado apenas às quartas-feiras.

Em 1973 o desenho apareceu na TV Record, sendo mostrado toda segunda-feira às 14h30. Ficou cerca de um ano na programação da emissora.

Super Homem do Espaço retornou ainda à TV Tupi em 1976 onde permaneceu até o ano seguinte, antes de desaparecer por completo da nossa televisão.

One Reply to “Super Homem do Espaço (Yusei Kamen – 1966)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *