Ação Aventura Desenhos

Homem Elástico (Plastic Man – 1979)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Manchete.
Transmissão Original: de 27 de setembro de 1979 a 28 de fevereiro de 1981.
Duração: 21 minutos.
Temporadas: 2 (27 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Ruby-Spears Productions.

textoepisodiosvideo elenco

O Personagem.


Homem Borracha (Plastic Man) é um personagem de história em quadrinhos, criado por Jack Cole e publicado originalmente pela Quality Comics durante a Era de Ouro dos Quadrinhos.

Sua origem tem início quando ao tentar assaltar uma indústria química, uma quadrilha é surpreendida pela equipe de segurança. Um dos integrantes da quadrilha, Eel O’Brien, é baleado e cai num container com produtos desconhecidos. O produto químico afetou profundamente a vida do ex-criminoso: ele agora tinha poderes elásticos, podendo alongar seu corpo e moldar-se na forma de qualquer objeto; outro efeito colateral foi que Eel via sua vida como um desenho animado: as pessoas e coisas pareciam desenhadas.

Ele decidiu mudar de vida quando voltou para casa e seus amigos o confundiram com um monstro. Quando não tinha mais ninguém, pensou em suicídio, mas conheceu o desmiolado Woozy Winks. Ambos sozinhos, viram um no outro o final de seus problemas com a solidão, e fundaram uma agência para combater o crime profissionalmente.

O Desenho.


A primeira aparição de Homem Borracha na telinha foi na primeira temporada de Super Amigos, no episódio “Professor Goodfellow’s G.E.E.C.”. Depois o herói ganhou seu próprio programa produzido pela Ruby-Spears Productions e escrito por Mark Evanier.

O desenho animado do Homem Borracha estreou no dia 22 de setembro de 1979, trazendo Eel O’Brien numa adaptação do famoso herói dos quadrinhos. No Brasil o herói recebeu o nome no desenho de Homem Elástico, o que fez com que os dois personagens fossem confundidos até hoje.

Era exibido na ABC logo após Super Amigos num horário reservado a apresentação de vários heróis da DC Comics. Depois o espetáculo foi remontado em 130 episódios de meia hora, e lançado em syndication.

Muito mais do que a ação, o grande destaque do programa era o humor. Homem-Elástico (Plastic Man) misturava um incomum bom-humor, bobo até, e um certo surrealismo. Homem Elástico é obviamente uma paródia dos quadrinhos de super-heróis que fez muito sucesso, mas infelizmente só durou 19 episódios, acabando em 1981.

A voz do herói originalmente era feita pelo ator Michael Bell, um famoso dublador norte-americano.

Na segunda temporada aparece o Bebê-Elástico, filho deles, com os mesmos poderes. Daí se intercalavam desenhos da Família Elástico, combatendo o crime e só do Bebê, em seu dia a dia.

A História.


No desenho, Homem Elástico viaja o mundo junto com sua namorada Penny e seu amigo Hula-Hula a bordo do avião ou do…próprio Homem Elástico, que hora pode ser um avião, hora um carro, e outros veículos especiais.

O grupo trabalha para uma Agência de Segurança, com a missão de combater os malfeitores onde quer que eles apareçam, afim de assaltar, colocar em risco a vida de outros ou ainda dominar o mundo. As atribuições são passadas pela “Chefe” através de um monitor ou do comunicador no pulso do herói.

Homem Elástico tem controle completo sobre toda a sua estrutura molecular, podendo esticar seus membros e seu corpo em vários comprimentos e tamanhos e contorcer seu corpo em várias posições e dimensões, assim podendo assumir a forma que quiser. Não é difícil vê-lo como uma bola, prato, carro, polvo e outros criaturas e objetos que possam ajudá-lo em suas missões.

Para ajudar na manutenção das histórias, a série ganhou um novo integrante em 1980, o herói elástico havia se casado com Penny e ela teve um filho com as mesmas habilidades do pai.

 

No Brasil.


No Brasil o desenho do Homem Elástico passou a ser exibido na programação infantil da Rede Globo em 1981 e ficou na emissora por dois anos.

Em 1987 o herói retornou a telinha brasileira, agora pela Rede Manchete, onde fez parte de praticamente todos os programas infantis da emissora na ocasião.

Por aqui o herói ficou marcado pela adaptação errônea do seu nome, uma vez que nos quadrinhos brasileiros é conhecido como Homem Borracha, mas recebeu a tradução de Homem Elástico no desenho.

A dublagem realizada pela Herbert Richers é lembrada até hoje pelo excelente trabalho do Darcy Pedrosa emprestando sua voz ao herói.