Aventura Comédia Desenhos

Gasparzinho e Seus Amigos (Casper The Friendly Ghost – 1945)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: TV Rio, TV Record, Rede Globo e TV Gazeta.
Transmissão Original: de 1945 a 1969.
Duração: 7 minutos.
Temporadas: 1 (26 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Paramout Pictures.

video elenco

 

O Personagem.


O personagem camarada foi criado por Seymour Reit e Joe Oriolo para um livro ilustrado que foi lançado em 1939 pela St. John Publishing. Na sua versão original quase não tinha a forma de seus pés, mais parecia apenas um lençol branco com rosto.

Só em 1955 Gasparzinho ganhou as formas que conhecemos, com cabeça e pernas mais definidas. Seus livros continuaram sendo publicados, agora pela Harvey Comics que comprara todos os seus direitos.

Com a ida para a televisão o fantasminha alcançou tanto sucesso que acabou se tornando uma estrela e foi parar na Lua, no dia 16 de abril de 1972, já que os astronautas da Apollo 16 escolheram seu nome para batizar o Módulo de comando. Nessa época Gasparzinho foi assistido em 250 redes de televisão em torno do mundo, sendo visto por cerca de 20 milhões de pessoas por semana, fazendo do personagem o fantasma mais conhecido do planeta.

O personagem também foi escolhido como o grande Embaixador da UNICEF das Nações Unidas em 1982.

O Desenho.


Em 1945 o personagem estreava o seu primeiro desenho animado, um curta para o cinema chamado de The Friendly Ghost, que foi produzido pela Famous Studios.

Em 1959, a Harvey comprou os direitos de Gasparzinho e o transformou num programa televisivo patrocinado pela Mattel intutulado Matty´s Funday Funnies para a rede ABC. O espetáculo que incluía os curtas-metragens de 1950, durou até 1962 e tinha como roteiristas Jerry Livingston e Mack David.

Em 1965 Gasparzinho voltou a ter um desenho animado exibido pela ABC, intitulado New Casper Cartoon Show, esse sim mais conhecido no Brasil. O Fantasminha agora trazia novos personagens, com a estreia do Trio Fantasma, o Tio Catinga com um bafo assombroso, e o cavalo de Gasparzinho chamado Pesadelo. O desenho rapidamente transformou-se em outro sucesso protagonizado pelo Fantasminha Camarada.

Em 1979 o fantasminha ganhou mais uma versão animada, o desenho Gasparzinho e Os Anjos do Espaço, onde o personagem patrulhava as galáxias ao lado dos rapazes Lerdo e Fungo e das jovens Max e Mini, além de um fantasma superengraçado e molenga chamado Assombroso.

A História.


Gasparzinho é um fantasminha camarada, que ao contrário dos seus tios não gosta de assustar as pessoas, ele está sempre pronto a ajudar aqueles que precisam. Tem como objetivo principal fazer amigos, mas isso acaba se tornando uma tarefa bem complicada, porque mesmo sem oferecer mal algum, as pessoas saem correndo ao vê-lo. Difícil esquecer a pergunta meiga e incompreendida do personagem: “Olá alguém quer ser meu amigo?”.

Com muito empenho, Gasparzinho em várias situações acaba salvando a vida de muitos e com isso passa ser reconhecido como herói.

No Brasil.


No Brasil, Gasparzinho apareceu pela primeira vez em 1964 na TV Rio, sendo exibido às terças-feiras no horário das 17h50. Na emissora durou apenas um ano.

O grande sucesso de Gasparzinho foi na TV Record, onde foi exibido inicialmente em 1967 às 17h. Ocupou outros horários nas tardes da emissora quando foi cancelado em 1977, já dentro do programa Setinho.

No início da década de 1980 o desenho Gasparzinho foi para a Globo que o exibia nas madrugadas de sábado para domingo. Na época o desenho foi redublado.

Só voltou à programação da Record em 1981 ficando no ar por quase 10 anos. Na época, foi muitas vezes um trunfo para a programação vespertina e chegou a ocupar o horário nobre da emissora em alguns momentos. Foi o destaque do infantil Pintando o Sete.

Depois migrou para a TV Gazeta onde foi exibido pela última vez em 1989.

Teve uma série de revistas em quadrinhos publicadas pela Editora O Cruzeiro na década de 1960 e outra pela Editora Vecchi, na década de 1970. em 2010, a Devir Livraria lançou uma versão encadernada de luxo, em agosto de 2012, volta a ter uma revista mensal pela Pixel Media, linha de histórias da Ediouro Publicações.

Nos anos 90 foi apresentado pelo canal por assinatura Tooncast onde foi redublado pela Centauro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *