Ação Aventura Comédia Desenhos

Darkwing Duck (Darkwing Duck – 1991)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo e SBT.
Transmissão Original: de 6 de setembro de 1991 a 5 de dezembro de 1992.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 3 (91 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Walt Disney Television Animation.

textoepisodios video elenco

O Desenho.


Darkwing Duck estreou nos Estados Unidos pela emissora ABC, no dia 8 de setembro de 1991, quando o produtor decidiu criar um personagem que misturasse todos aqueles heróis atrapalhados já mostrados nos quadrinhos pela Disney como o Morcego Vermelho e o Super Pateta, mas inserindo muitas outras referências a outros heróis da Marvel e DC. Comics.

A grande referência, no entanto, é o herói mascarado Batman, além do próprio Darkwing, os personagens Patoringa (Coringa) e Tuskernini (Pinguim) satirizam vilões inimigos do Homem Morcego. Há também uma menção aos filmes de James Bond, com a inclusão de uma agência secreta e o personagem Bico de Aço, que usa smoking como o 007.

Além da competente animação – marca registrada do estúdio – a série destaca-se pelo humor e pelos bons roteiros.

Em 1991 foi lançada nos Estados Unidos a Revista de Darkwing Duck. Algumas das histórias já foram publicadas no Brasil. Veja as capas das edições de revistas em quadrinhos americanas de Darkwing Duck.

A História.


No desenho, o pato Drake Mallard de dia é um cidadão pacato que leva sua vida de forma comum, mas à noite ele transforma-se no grande super-herói Darkwing Duck, um combatente mascarado do crime, que patrulha a cidade de St. Canard enfrentado vários supervilões para manter a paz e a justiça. Direto de seu quartel-general hi-tech, Darkwing vigia a cidade dos perigos e de terríveis vilões como: o terrorista Bico de Aço, Megavolt, Tauro Buba e seu assistente Cabeça de Martelo, além de Mega Duck, o seu pior inimigo, um sósia do herói com uma conduta perversa. Drake tem ainda que despistar seus vizinhos enxeridos Tank e Binkie Muddlefoot que estão sempre a ponto de descobrir a sua verdadeira identidade. Em um episódio o herói teve ainda que enfrentar os vilões Maga Patalógika, Pão-Duro Mac Money e o Metralha Tampinha, que apareceram juntos em uma reunião de bandidos.

“O terror que voa à noite”, “o perseguidor que limpa as manchas do crime”, “o chiclete colado em sua bota”, “a unha encravada no pé dos criminosos” são apenas algumas das frases que o próprio herói usa para se rotular, mas na verdade ele é muito atrapalhado, porém determinado, assim consegue sempre derrotar seus inimigos com seu traje equipado com armamentos diversos como uma arma de gás. O herói conta ainda com alguns veículos para auxiliá-lo em sua luta, como o avião Thunderquack e a motocicleta Ratcatcher.

Ele tem sempre a ajuda de sua sobrinha adotiva Gosalyn, de apenas 9 anos de idade. A menina, muito inteligente, dedica parte do seu tempo a praticar esportes e brincar com seu vizinho, o garoto Honker.

Entre os aliados do herói está o Capitão Boeing, um pato-piloto desastrado que é fã de carteirinha de Darkwing Duck e que surgiu originalmente no desenho Duck Tales – Os Caçadores de Aventura, de onde também veio outro personagem o Gizmo Pato (Fenton Crackshell) um robô rival de Darkwing Duck.

Darkwing mesmo com todo empenho na luta contra o crime, ainda arranja um tempinho para um romance com a feiticeira Morgana.

Além de seu trabalho tradicional, ele também recebe missões como agente freelance da agência secreta SHUSH, referência a outra agência conhecida dos quadrinhos, a SHIELD.

No Brasil.


O desenho teve uma boa repercussão quando foi exibido na década de 1990 pela Rede Globo. Estreou em 1991 no Xou da Xuxa, mas também foi exibido na Sessão Aventura, TV Colosso (1993), e Xuxa Park (1994). Mais tarde fez parte da programação do SBT dentro do Disney Club.

Na dublagem brasileira destaque para  ator Nelson Machado que fez brilhantemente o pato mascarado e imortalizou alguns bordões aqui no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *