É uma novela mexicana que narra a história de Isabel, cuja a mãe sobreviveu a um acidente, mas perdeu a memória. Ela é adotada por Alexandre, ganhando aliados mas também rivais.

Emissora: Televisa.
Emissora no Brasil: SBT.
Transmissão Original: de 15 de novembro de 1982 e 19 de agosto de 1983.
Duração: 22 minutos.
Temporadas: 1 (200 capítulos).
Cores.
Companhias Produtoras:
Televisa.

A Novela.


Produzida por Valentín Pimstein, Chispita é uma telenovela mexicana infantil, adaptada da telenovela argentina Andrea Celeste, obra original de Abel Santa Cruz e produzida em 1979. Foi exibida no  Canal de las Estrellas entre 15 de novembro de 1982 e 19 de agosto de 1983.

Protagonizada por Lucero, a novela levou a menina ao estrelato, com o rosto da atriz sendo estampado nas maiores revistas do mundo. Sua atuação lhe rendeu o Prêmio TVyNovelas de melhor atriz em 1983.

.

Chispita foi  um estrondoso sucesso não só no México , mas em toda a América Latina, incluindo o Brasil , onde foi exibida pelo SBT por sete vezes. Também alcançou boa repercussão em países da Europa , como a Itália , onde ele foi visto com o título Marcellina.

Devido ao seu sucesso internacional, foi lançado um álbum especial do grupo Timbiriche que incluia o tema original de abertura. No entanto, Lucero não canta o tema sozinha, como na novela, mas sim há uma performance especial de Timbiriche e Lucero juntos.

 

A História.


Chispita, na verdade se chama  Isabel e é uma menina encantadora, cheia de vida e alegria. Após o acidente de carro dos pais, seu pai morreu e sua mãe perdeu a memória não lembrando que tinha uma filha. A menina então é levada para o orfanato do Padre Eugenio, onde todos a amam muito.

Já Alexandre é um viúvo muito rico, cuja família vive numa profunda tristeza desde a morte da matriarca. Seus filhos, João Carlos e Lili, possuem personalidades completamente distintas. João Carlos, o mais velho, é um rapaz estudioso que adora a família e sua irmã mais nova, é uma menina traumatizada e fechada em seu mundo de tristezas. Sua única companheira é a malvada Irene, sua babá. Irene não gosta da menina e todas as suas perspectivas estão voltadas aos planos mirabolantes de Olga, uma mulher frívola e ambiciosa que deseja casar-se com Alexandre somente por causa de seu dinheiro.  As duas se unirão para enriquecer às custas do ricaço,  fazendo a cabeça de Lili contra todos os que possam atrapalhá-las em seus objetivos.

.

É neste ambiente que Chispita, graças à vontade de Alexandre de fazer a filha voltar a sorrir ao lado de uma garota de sua idade, irá viver. Quando Isabel faz 10 anos, é adotada por Alexandre, a intenção do milionário é que a meiga órfã devolva a alegria da filha. Ele certamente não imaginava que havia pessoas que fariam questão de intervir bastante nas atitudes da menina. Mas Isabel também tinha amigos na casa de Alexandre, como Glória, a empregada, que se torna sua grande amiga, assim como João Carlos.

Chispita continua visitando o orfanato, já que gosta muito de todos por lá. Sua melhor amiga é a cozinheira, Lúcia, uma mulher jovem e bonita que sofre de amnésia. Suas únicas lembranças do passado são visões que tem em seus sonhos. Na verdade, ela sofreu um acidente de carro há 12 anos atrás e, desde então, foi dada como morta. Tudo o que tem certeza é de que teve uma filha, mas não sabe quem é.

Lúcia e Alexandre se conhecerão e se apaixonarão profundamente, porém terão de enfrentar o ódio e o rancor de Olga e a reprovação de Lili para poderem ficar juntos. João Carlos também se apaixonará por uma moça humilde. Os dois casais terão sérios problemas. Quando as coisas parecem ir de mal a pior, Lúcia recupera a memória e descobre que Chispita é sua filha perdida.

Com o passar do tempo, os obstáculos vão sendo superados e Chispita finalmente consegue fazer Lili sorrir de novo. As duas ficam juntas e muito felizes ao lado de Alexandre e Lúcia. A família, mais unida do que nunca, enfim será feliz para sempre.

 

No Brasil.


Com o sucesso da novela mexicana Os Ricos Também Choram, o SBT acreditou que novelas estrangeiras pudessem dar certo por aqui e trouxe a novela infantil Chispita que estreou na emissora no dia 12 de março de 1984 ficando no ar até 3 de novembro de 1984. Seus 172 capítulos foram dublados pelo estúdio MAGA e reprisados por sete vezes pelo Sistema Brasileiro de Televisão.

A trama no Brasil encantou o público e fez um grande sucesso. Era inevitável o lançamento de discos e brinquedos que inclusive criaram uma polêmica com os pais da atriz Lucero (a Chispita), já que eles não gostaram da boneca e brigaram por seus direitos autorais. O sucesso de Chispita foi ainda maior que o da antecessora mexicana, sendo exibida em dois horários, e mais tarde, viria a ser reprisada sete vezes. A últimas reprise foi em 1992 onde a novela acabou sendo redublada pela Herbert Richers. Durante a última exibição o SBT relançou a trilha sonora de 83 com capa nova.

Também chegou a ser mostrada pela rede brasileira CNT em 1997.

.



style=”display:inline-block;width:300px;height:250px”
data-ad-client=”ca-pub-7216971035978343″
data-ad-slot=”8029069552″>

WordPress Video Lightbox Plugin