Entrevistas Matérias

Entrevista – Mariane, apresentadora infantil.

Mariane, apresentadora infantil.

Entrevista realizada por Izaías Correia

Mariane, ex-apresentadora infantil do SBT.

Mariane desde pequena já gostava de cantar, ela mostrava seu talento na igreja ou nas festinhas da escola. Aos 15 anos gravou seu primeiro disco, uma produção independente que lhe rendeu algumas apresentações em programas de TV como Safenados e Safadinhos e Brincando na Paulista.

Mariane fez a abertura de alguns shows da Xuxa, antes de chegar ao SBT em 1989 para substituir Simony no comando do programa Do Ré Mi Fá Sol Lá Simony, que passou a levar seu nome no título. Ainda no SBT, a apresentadora ganhou um programa com sua “cara”, o Mariane, mas que ficou apenas 1 ano no ar. Depois de sair da emissora de Sílvio Santos a apresentadora esteve a frente dos programas Tudo Por Brinquedo e Tarde Criança com Mariane.

À partir de 2000 Mariane iniciou uma nova fase em sua carreira quando começou a apresentar programas voltados para o mundo country, entre eles o Country News Brasil e o Fazenda Brasil. Desde 2002, a apresentadora está fora da televisão, mas deixou muita saudade, principalmente naqueles que cresceram ouvindo a loirinha cantar “ciranda, pé-de-moleque leque leque” ou entreter seus bambinos e bambinas com aquela contagiante alegria.

Pra matar saudades da nossa infância, a nossa convidada desse mês é ela: Mariane Dombrova.


“Fechei o ano com 253 shows em circos
que pra mim foi uma grande escola..”

Mariane

md
Mariane em visita ao SBT.

INFANTV – Mariane, você começou cantando em igrejas, como foi essa fase?
MARIANE DOMBROVA – Nasci na Igreja católica, participava das missas, encontros e festas da comunidade, e guardo como um dos mais lindos momentos da minha vida..

ITV – Depois veio o seu primeiro disco, que era independente…
MD – Isso! O meu primeiro LP foi um presente de 15 anos que meu pai me deu, pois meu pai foi a primeira pessoa que acreditou em meu potencial.

ITV – Antes de se tornar apresentadora infantil você fez a abertura de alguns shows da Xuxa, o que isso significava pra você? Já passava pela sua cabeça ser uma apresentadora infantil?
MD – Mais uma vez meu pai conseguiu com que eu fizesse abertura de alguns shows da Xuxa, e na época só pensava em minha carreira de cantora, e a possibilidade de me tornar uma apresentadora nunca me passou pela cabeça.

ITV – Então, seu pai teve uma participação importante em sua carreira. É verdade que você chegou ao SBT através de um quadro que ele pintou?
MD – Meu pai é artista plástico, e por meio de seu trabalho conheceu a família da esposa do Silvio Santos, e com essa oportunidade o meu material foi parar nas mãos de Silvio Santos.

ITV – Quem criou e de onde surgiu a expressão “bambinos e bambinas”?
MD – Sempre tive o sotaque bem paulistano, e também falo com as mãos, com isso me chamavam de ” italianinha”. Uma vez brinquei dizendo ” Meu Bambino, Minha Bambina”, e ficou…

ITV – Na época do Do Ré Mi Fá Sol Lá Si com  Mariane você sentia falta de um programa que tivesse a sua cara, já que este foi criado para apresentadora Simony?
MD – Gostava muito de apresentar o Do Ré Mi Fá Sol Lá Si com  Mariane, principalmente pela bandeira que o programa levantava, que era a preservação da natureza e os direitos da criança. Mas, chegou um momento que eu queria um programa feito pra mim, que é muito natural.

ITV – O programa Mariane continuou com essa “bandeira” de preservação do meio ambiente e o cumprimento dos direitos das crianças. Você sentia que as crianças absorviam esses ensinamentos?
MD – Sem dúvida nenhuma, não só as crianças, o público em geral compreendia e apoiava a mensagem do programa. Foi uma fase marcante.

ITV – Na época do programa Mariane como era essa agito das meninas loucas para serem uma bambina?
MD – Nossa! Era incrível. Eu tinha minha turma fixa, mas queria dar a oportunidade para outras crianças também, então inventei a bambina e bambino do dia, e era uma loucura, todos queriam!

md2
Durante a apresentação do seu programa no SBT.

ITV – Você chegou a bater o Xou da Xuxa no ibope. Era uma marca a ser atingida ou você foi pega de surpresa?
MD – Foi uma surpresa. Na época os jornalistas vieram me perguntar o que eu achava de tudo isso, eu simplesmente dizia “Legal”, e hoje respondo a mesma coisa, “Foi legal”.

ITV – Seu último programa no SBT foi a comemoração do seu aniversário, você já estava preparada para a notícia do cancelamento?
MD – Na última gravação eu não sabia de nada, foi tudo normal. No dia do meu aniversário recebi um telegrama com o comunicado da minha demissão.

ITV – Por que você saiu do SBT?
MD – Fui ingênua…Disse coisas que não deveria, cortei o cabelo, e foi isso…

ITV – Quando você saiu do SBT continuou fazendo shows?
MD – Depois que saí do SBT, fechei um ano com 253 shows em circos, que pra mim foi uma grande escola.

ITV – Em 1994 quando você foi contratada pela CNT para comandar Tudo Por Brinquedo você viajava toda semana para gravar em Curitiba e continuava fazendo shows para divulgar seu Cd. Como a Mariane apresentadora encontrava tempo para a Mariane Dombrova?
MD – Primeiro vou te contar uma coisa que eu descobri faz um tempo…a Mariane Apresentadora é a mesma Mariane Dombrova, entende? (risos). Ok! Foi uma fase corrida, louca, não tinha tempo pra nada, mas foi uma delícia o Tudo Por Brinquedo foi o melhor programa que apresentei.

ITV – Quando você foi chamada para apresentar o seu primeiro programa country, era um estilo que já fazia parte da sua vida, ou veio em consequência do programa?
MD – Como tenho facilidade em interpretar vários estilos musicais, pois meu gosto sempre foi eclético, me apaixonei pelo country, mesmo antes de saber que era country; a música country americana ou canadense chega no Brasil como pop, rock ou romântico. Sempre gostei, mas só agora conheci a nomenclatura para poder assumir essa nova fase.

ITV – Você costuma assistir os atuais programas infantis da nossa televisão? O que acha deles?
MD – Não assisto nada, estou sem tempo.

ITV – Nesses anos de televisão, ficou alguma mágoa do “meio televisivo”?
MD – Não, de jeito nenhum.

ITV – Você voltaria ao comando de um programa infantil caso houvesse um convite?
MD – SIM! Seria maravilhoso!

ITV – Quais as suas atividades atualmente?
MD – Estou no último ano de Letras, correndo muito com estágio e entrega do TCC, ensaio com minha banda, faço alguns trabalhos de publicidade como locutora, e estou me preparando para novos vôos.

md3ITV – Mariane, depois de alguns anos ausente da mídia, você voltou da maneira que menos gostaríamos que tivesse sido, após o infortúnio que foi o assassinato do seu irmão.  Você acredita que a imprensa teve um papel importante para o desfecho do julgamento?
MD – Claro que sim. A imprensa foi muito carinhosa e atenciosa comigo e com a minha família. Muitas questões foram levantadas, e de alguma forma alertaram outras pessoas. Agradeço mais uma vez a todos da imprensa que me ajudaram e me respeitaram em uma hora tão triste e difícil da minha vida.

ITV – Muito obrigado pela entrevista, você é campeã de pedidos no InfanTv. Eu gostaria que você deixasse uma mensagem para todos aqueles que não esqueceram de você.
MD – Sou feliz, porque realizei alguns trabalhos que deixaram saudade. Jamais esquecerei! E sei que muitas pessoas também não esquecerão. Vocês podem visitar o site que fala sobre a minha careira, o www.sitemariane.com. Amo vocês! Beijos carinhosos de Mariane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *