Ação Aventura Comédia Desenhos Musical

Super Mouse (The Migthy Mouse)

Emissora: CBS.
Emissora no Brasil: Rede Globo e TV Bandeirantes.
Transmissão Original: de 16 de outubro de 1942 a 31 de dezembro de 1961.
Duração: 5 minutos.
Temporadas: 1 (80 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Viacom Productions Inc. e Bakshi Animation.

textoepisodios video

O Desenho.


O que seria do mundo dos camundongos cercado de terríveis e gigantescos felinos se não fosse um forte e destemido combatente do crime, o ratinho Super Mouse? Com certeza a resposta seria trágica para os pequenos se Izzy Klein não tivesse criado o personagem, inicialmente como uma super-mosca chamada Super Fly, fazendo uma paródia ao Superman. A ideia foi transformada num personagem de um rato e apareceu pela primeira vez num curta-metragem chamada The Mouse of Tomorrow produzido pela Terrytoons e lançada em 16 de outubro de 1942, nos Estados Unidos.

Na primeira aparição do Super Mouse, ele tinha um uniforme azul e uma capa vermelha, à semelhança do Superman.Mas depois isso foi mudado, adotando-se o tradicional uniforme amarelo com a capa vermelha.

Outros curtas foram produzidos entre os anos de 1942 a 1943, num total de sete filmes. No oitavo filme o nome do personagem principal foi mudado para Might Mouse em The Wreck of the Hesperus que estreou em 11 de fevereiro de 1944, onde o herói salva um velho capitão e sua filha que são capturados no mar em um furacão. O filme foi dirigido por Mannie Davis, inspirado no poema de Henry Wadsworth Longfellow, através da Terrytoon, em Technicolor e som mono.

Entre os anos de 1955 a 1967 os curtas-metragens foram apresentados na televisão no programa chamado Mighty Mouse Playhouse exibido pela emissora americana CBS, quando Paul Terry resolveu vender a Terrytoon para a CBS em 1955, que apresentou os curtas de Super Mouse por 12 anos transformando-o num grande ícone popular. Ainda sob a propriedade da CBS, a Terrytoons produziu outros curtas entre o período de 1959 a 1961.

Em dois desenhos de 1949 e 1950, Super Mouse enfrentou um vilão gato super-forte chamado Julius Pinhead “Schlabotka”. Em outro exemplar da série, The Green Line (1944), os gatos moravam em um lado da avenida principal da cidade e os camundongos no outro; uma linha verde dividia a cidade ao meio. Uma entidade na forma de um gato satânico apareceu e fez com que os gatos e camundongos lutassem. Super Mouse aparece e a entidade materializa um tridente para atacá-lo.

No episódio Krakatoa (1945), no qual Super Mouse salva os habitantes de uma ilha ameaçados pelo grande vulcão que dá nome à história, aparece uma memorável personagem como interesse romântico do herói chamada Katie.

O desenho animado de Super Mouse se destacava por seu estilo de ópera, com os diálogos cantados.

O herói foi relançado em 1979 pela Filmation numa série chamada The New Adventures of Super Mouse.

 

A História.


O Super Mouse (Mighty Mouse) é uma paródia do Super-Homem. Suas habilidades, que incluíam superforça, supersentidos e poder de voo, que eram empregadas no combate contra os vilões malignos. Com seu uniforme tradicional amarelo com capa e sunga vermelhas, o destemido herói lutava contra o crime e enfrenta grandes perigos.

No esquema original dos desenhos, havia sempre uma grande crise que era resolvida com a aparição do Super Mouse, que sempre “salvava o dia”. Super Mouse enfrentava seus antagonistas, geralmente gatos, lutando com os punhos. O lar do Super Mouse era chamado de Mouseville, habitado por camundongos antropomórficos.

Em alguns desenhos a base do Super Mouse era mostrada como sendo a Lua, numa alusão à brincadeira da época na qual se contava que o satélite era feito de queijo devido ao formato esférico e a aparência de “esburacada” dada pelas crateras da superfície.

 

No Brasil.


No Brasil a coleção de curtas da Terry Toons só chegou em 1968 sendo transmitido pelas tardes da Rede Globo. A dublagem na ocasião foi realizada pela Riosom que adaptou inclusive as canções.  O desenho saiu no ano seguinte do canal mas já em 1970 estreou na TV Bandeirantes, onde permaneceu cerca de um ano no ar.

Na década de 1980 o herói chegou às telinhas brasileiras através da série realizada pela Filmation. Os curtas só retornaram à nossa programação nos anos 90 pela Rede Globo incluindo uma redublagem da VTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *