Comédia Nacional Romance Séries Sitcom

Kika & Xuxu (1978)

Emissora: Rede Globo.
Transmissão Original: de 6 de março de 1978 a 17 de abril de 1978.
Duração: 15 minutos.
Temporadas: 1 (29 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Rede Globo.

episodiosvideo elenco

A Série.


No dia 6 de março de 1978 estreou na Rede Globo a série Kika & Xuxu, com texto de Luis Fernando Veríssimo, Wilson Aguiar Filho e Caulos.

O programa que foi uma criação de Marco Aurélio Bagno foi adaptado de um quadro do programa humorístico Planeta dos Homens, quadro este que fez tanto sucesso que acabou se transformando numa série própria. O programa voltava-se basicamente para um público infantil.

A série gravada no Teatro Fênix, no Rio de Janeiro, utilizava uma linguagem baseada em histórias em quadrinhos, o que era novidade para televisão brasileira na época. Para obter o efeito o diretor lançou mão de três câmeras fixas, ficando a movimentação por conta dos atores, que entravam e saiam do quadro das câmeras.

Os cenários cridos por Juarez Machado eram compostos por desenhos, feitos em madeira recortada. Apenas os objetos usados em cena eram reais. Além dos cenários, Juarez Machado também era responsável pelos figurinos e desenhos da abertura.

O elenco variava de acordo com os episódios da semana. Atuaram no programa, entre outros: Antônio Carlos, Ary Fontoura, Castro Gonzaga, Denise Dumont, Elza Gomes, Fábio Sabag, Fabíola Franccaroli, José Augusto Branco, Luiz Armando Queiroz, Marcelo Picchi, Marilu Bueno e Zezé Macedo.

Segundo Stênio Garcia, o nome Kika & Xuxu surgiu de uma ideia de Paulo Araújo, diretor do programa Planeta dos Homens, inspirado na forma como o ator e Clarisse Piovesan, que na época eram casados, se tratavam.

O programa mesmo primando pela criatividade, com uma linguagem inovadora e humor inteligente, não alcançou um bom resultado na audiência e durou apenas quatro meses, sendo cancelado em julho de 1978.

 

A História.


O tema central era a relação entre o casal Kika (Clarice Piovesan) & Xuxu (Stênio Garcia), contada em clima de aventura. A cada semana, as histórias eram ambientadas em épocas diferentes, como a era vitoriana, a idade das cavernas e a Lua no ano 2001.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *