Ação Aventura Policial Séries

SWAT – Comando Tático Especial (S.W.A.T. – 1975)

Emissora: ABC.
Emissora no Brasil: Rede Globo, TV Record e TCM.
Transmissão Original: de 17 de fevereiro de 1975 a 3 de abril de 1976.
Duração: 45 minutos.
Temporadas: 2 (37 episódios).
Cores.
Companhias Produtoras: Spelling-Goldberg Productions.

episodiosvideo elencotrilha

A Série.


Aaron Spelling tinha acabado de ficar a cargo da produção executiva de cinco episódios da série Os Novatos (The Rookies), junto com Leonard Goldberg, quando resolveram levar adiante a ideia apresentada no episódio “Reading, Writing and Angel Dust”, sobre um grupo altamente treinado da polícia que se envolvia em missões de alto risco, assim surgiu o seriado SWAT, homenageando a equipe estadunidense.

Logo a rede americana ABC abraçou a ideia e o seriado SWAT estreou nos Estados Unidos no dia 17 de fevereiro de 1975, alcançando rapidamente um sucesso espantoso em todo o mundo. Mas se a combinação de ação brutal com policiais altamente treinados agradou em cheio ao público, sofreu nas mãos dos críticos da época que consideravam o programa violento demais.

O programa geralmente mostrava os cinco personagens principais sendo chamados para resolver casos que a polícia comum não daria conta, assim as histórias eram recheadas de ação, cenas de luta e muito tiroteio. Mas em alguns episódios, SWAT também mostrava o perfil de cada um dos personagens, seus problemas pessoais e também no trabalho.

A música tema do seriado, gravada pelo grupo de estúdio Rhythm Heritage e composta por Barry De Vorzon, se tornou um hit de sucesso nos anos 70, até hoje lembrado por quem assistiu ao seriado.

SWAT ficou no ar até 1976, totalizando 37 episódios. Seu cancelamento se deu quando as críticas em cima da violência da série estavam cada vez mais prejudicando as histórias e baixando a audiência.

 

A História.


O seriado SWAT mostrava o trabalho de uma unidade de elite da polícia da Califórnia, a Special Weapons And Tatics (Equipe de Armas e Táticas Especiais), encarregada de lidar com situações de alto risco, como assaltos com reféns, criminosos fortemente armados em locais abrigados, desativação de artefatos explosivos, psicopatas, ladrões de joias, sequestros ou confrontos armados com gangues, por exemplo. Esse grupo seleto, altamente treinado e bem disciplinado, era formado por policiais voluntários, especialmente equipados e treinados para poderem reduzir o risco associado a uma situação de emergência.

Liderada pelo Tenente Dan Harrelson (mais conhecido como Hondo) e pelo sargento David Kay (o Deacon), a equipe ainda contava com outros policiais altamente treinados, incluindo: T.J. McCabe, o calmo atirador de elite do grupo; Dominic Luca, o namorador ídolo das adolescentes; e James Street, um símbolo de responsabilidade.

Os policiais da SWAT eram integrados à equipe com experiência militar no Vietnã e depois de uma rigorosa bateria de testes físicos, além de uma avaliação minuciosa da vida de cada policial, assim, a equipe era constituída de homens com bons antecedentes e bom caráter.

Toda vez que a SWAT era chamada, os cinco integrantes colocavam rapidamente seu uniforme, passando a usar uma vestimenta que incluía armas pesadas, bombas de gás, cordas e metralhadoras, depois seguiam numa espécie de um furgão azul até o local indicado.

 

O Filme.


S.W.A.T. – Comando Especial é um filme de ação inspirado na famosa série de televisão homônima que foi lançado em 2003.  A versão para o cinema tem direção de Clark Jonhson, indicado ao Emmy pela série policial The Shield, e é protagonizada por Samuel L. Jackson, Colin Farell, o popular cantor de hip-hop LL Cool J, Olivier Martinez  e Michelle Rodríguez.

A trama é ambientada na cidade de Los Angeles, e mostra Jim Street  e Brian Gamble sendo expulsos da unidade pelo capitão Thomas Fuller, depois de uma ação controvertida, executada durante um assalto a banco com reféns. Gamble se retira, insatisfeito com a decisão, enquanto Street decide permanecer no departamento na esperança de ser reintegrado ao esquadrão.

A oportunidade de Street surge quando o comandante Dan “Hondo” Harrelson é transferido de outra Divisão com a missão de organizar uma nova Equipe de Armas e Táticas Especiais. “Hondo” deve recrutar e treinar cinco policiais do mais alto nível. Seu trabalho começa ao incorporar dois reconhecidos oficiais, Michael Boxer  e T.J. McCabe. Logo depois, junta-se ao grupo Deacon “Deke” Kaye, um policial que detém o recorde de prisões. O quarto oficial é Street, a quem o comandante Harrelson decide oferecer uma nova oportunidade, pois também havia sido expulso pelo capitão Fuller.  Finalmente, ele recruta Chris Sanchez, uma oficial de primeiro escalão, mulher rude que se coloca à altura do sexo oposto durante as ações.

 

No Brasil.


No Brasil o seriado foi exibido pela Globo, recebendo o subtítulo de Comando Tático Especial. A estreia aconteceu dentro da Quarta Nobre no dia 10 de novembro de 1976, no tradicional horário de enlatados depois da novela. A série alcançou um grande sucesso na época em que foi exibida por aqui, levando o grupo Os Trapalhões a homenageá-la em SUAT – Os Trapalhões. Na emissora ficou até 1979, no último ano ocupando o horário das madrugadas.

Em 1980 o enlatado estreou na TV Record que o exibia às segundas-feiras no horário das 23h. Ficou na Record até 1983 e só retornou à programação brasileira em 1986 pela Rede Globo dentro da Sessão Aventura, onde permaneceu até 1989. Ainda foi visto em 1990 nas madrugadas da Globo.

Diz uma lenda que S.W.A.T. quase ganhou o nome de Esquadrão da Morte por aqui, algo muito pouco provável num Brasil pré-abertura política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *