Dublagem marcante em Vale dos Dinossauros.
Izaías Correia
O Desenho
O Vale dos Dinossauros estreou na emissora americana CBS no dia 7 de setembro de 1974, exatamente no mesmo dia em que o seriado Elo Perdido, produzido pelos irmãos Sid & Marty Krofft, também fazia sua estreia na NBC. Com enredos bem parecidos, Vale dos Dinossauros e Elo Perdido ainda tinham coincidentemente no final dos créditos de abertura um dinossauro rugindo e olhando para a câmera.
Chegou ao Brasil pela Rede Globo em 1975, dentro da faixa de programação intitulada Show das 5, ficando na emissora até 1977 quando já era mostrado dentro do Globo Cor Especial. Voltou à telinha brasileira em 1980 pela TV Bandeirantes ocupando o horário das 11h45, permanecendo no canal até 1982.
A Dublagem
A dublagem de O Vale dos Dinossauros foi realizada por volta de 1975 pela Herbert Richers, quando a animação foi a distribuída por aqui pela Viacom Enterprises para a faixa de programação Show das 5 na Rede Globo.
A dublagem ainda hoje é lembrada com carinho pelos fãs do desenho, graças à qualidade técnica e de interpretação. Nomes como os globais Diana Morel e Waldemar Rocha recheavam o elenco, mas não atuaram em muitos personagens ao longo dos anos dentro do mercado de dublagem. Outras consagradas vozes completavam o grupo brasileiro, casos de Marlene Costa, Rodney Gomes, Miguel Rosemberg, Elza Martins, Juraciara Diácovo e Alfredo Martins.
Alguns nomes de personagens foram modificados na versão brasileira. Enquanto na versão original o homem pré-histórico é chamado de Gorok, no Brasil recebeu o nome de Gorak. Gara por sua vez foi chamada no Brasil de Gera.
Confira abaixo os elencos de vozes no Brasil: